segunda-feira, fevereiro 01, 2010

*Adenda Técnica Sobre o TGV

O TGV tem como principal objectivo ser uma alternativa ao transporte aéreo, ou seja serve essencialmente para transporte de passageiros. No nosso caso servirá para transportar castelhanos para Portugal.

A velocidade de cruzeiro a perto de 300 Km só se atinge a partir de mais de 150 km de percurso, por isso os trajectos entre Lisboa-Porto e Porto-Vigo, são inviáveis só por este motivo, e claro pelos custos de manutenção e pela falta de passageiros, a ligação Lisboa-Madrid só se justificaria para transporte de mercadorias, mas mesmo assim as mercadorias ficariam retidas em Madrid porque a bitola das ferrovias ibéricas é diferente das bitolas europeias, ou seja temos sempre de ser os elementos passivos desta relação "ibérica", mas a principal vertente do TGV e a sua principal função e os motivos porque os Franceses criaram esta ideia foi e continua a ser o transporte de passageiros.

Acredito que para os espanhóis seja muito chato terem de travessar aquele imenso deserto entre a Extremadura espanhola e Madrid, mas isso é lá problema deles e nada temos a lucrar com isso, apenas lamentamos perder a união ibérica, que tanto ansiamos :~D

O próximo Post será sobre as alternativas nacionais, de transporte ferroviário de passageiros e mercadorias, ao TGV.

AV2

3 comentários:

  1. Grande Camarada AV2, assim é que é!
    Não desistas!

    Eu cá vou-me dedicar (MAIS E MAIS)a erotismo.

    Isto cá pelo concelho anda com falta de tusa vamos ver se arrebita.

    ResponderEliminar
  2. Ná, certos tipos só se excitam com um TGV entre as nádegas :C

    AV2

    ResponderEliminar