sábado, novembro 26, 2005

Lusofonias: Resposta !

A Lusofonia apenas existe porque existe o Brasil, é esse País que pode ou não definir a nossa existência como Língua Mundial das mais faladas no Mundo, somos apenas um entre muitos Países que falam o Português, a Pátria é a língua em que falamos, Portugal pode deixar de existir como Pátria...se assim os Portugueses o deixarem, mas a minha Nação Lusitana, continuará a existir, em qualquer parte do Mundo.
Falta-te camarada perceber que as limitações da Pátria não nos são impostas pelos limites fisicos e Europeus da minha Pátria, posso perfeitamente ser mais Português, onde melhor me sinta com as minhas convições.
Este entendimendo da Lusofonia e do Porvir é uma questão de sobrevivência das minhas convicções e da minha Luta por estes valores, se me retiras essa possibilidade, peço-te que me indiques quais são os outros caminhos alternativos...será a Europa, será os anglófonos, os francófonos não são certamente e castela... será que tem de ser assim !

AV2

9 comentários:

  1. Estás a confundir a sobrevivência da língua portuguesa no mundo com a sobrevivência desta ou aquela nação.
    Uma coisa é Portugal, outra a Lingua Portuguesa, outra a Lusofonia.
    Estás a confundir coisas muito diversas no mesmo saco.
    A Lusofonia subentende não só uma comunidade de "falantes" da mesma língua, mas uma comunidade cultural, mesmo que vaga e com base na língua, que interaja e se desenvolva beneficiando da sua diversidade.
    Ora o que agora acontece é, salvo excepções, uma política de colaborações pontuais num oceano de isolamentos.
    O futuro não é falarmos inglês ou castelhano, porque sempre existirá o português.
    E o problema do futuro não é existir ou deixar de existir Portugal.
    Para mim o problema é os países da Lusofonia estarem centrados em si mesmos e não dialogarem de forma fértil e produtiva.
    Não quer dizer, ainda, que não existem indíduos que o não façam, mas como colectivos isso não acontece.
    Em Angola, a presença de Portugal (para além das mercearis) faz-se pelo quase só futebol, e no Brasil faz-se porque exportámos um par de galãs de novela.

    AV1

    ResponderEliminar
  2. Ia-me esquecendo:

    "A Lusofonia apenas existe porque existe o Brasil, é esse País que pode ou não definir a nossa existência como Língua Mundial"

    O problema é exactamente esse. Enquanto a Lusofonia depender de um só país que, para mais, está mais virado para si e para os EUA do que para nós, a Lusofonia é uma palavra entre outras, mais nada.

    AV1

    ResponderEliminar
  3. Tu pondera bem, no que aconteceu, até a rainha D.Maria e a família real terem basado para o Brasil...
    Portugal não permitia o desenvolvimento de qualquer actividade industrial ou cultural no território Brasileiro, a impressão de LIVROS era-lhes vedada !
    O Salazar só descobriu ANGOLA, depois de eclodirem os primeiros ataques em 1962 e nunca a visitou.
    Fico espantado e agradeço a Deus ter-nos permitido que se fale em Português nesses Países e também ao facto dos Portugueses serem grandes cobridores !

    AV2

    ResponderEliminar
  4. Mmmmm,
    Não me parece que esses exemplos tenham a ver com a Lusofonia.
    Estás a falar de razões para a independência desses países, mais nada.
    Os EUA também se desligaram da Inglaterra, assim como a Índia e não é por isso que deixa de existir uma cooperação permanente entre americanos e ingleses, mesmo com governos de sinais diferentes. Ou que qualquer elemento da Família Real inglesa seja recebido com pompa e circunstância nas antigas "colónias".
    A Lusofonia, mesmo a que tu defendes, não pode ficar agarrada a traumas com 50, 100 ou 200 anos.
    Ou é vivida agora ou não é.
    Já agora, vê o comentário que um amigo brasileiro deixou lá mais em baixo, bem mais pessimista que o meu.

    AV1

    ResponderEliminar
  5. Tás muita pragmático !
    Cobrir (Foder) é sinónimo de Independência...isso é verdade mas o que é a independência, no fundo os Países da Lusofonia estiveram-se a revoltar contra Portugal no sentido antropofágico, tudo a revoltar-se contra o seu próprio criador, actualmente os filhos já estão na idade adulta e Portugal está a ser entregue a Castela...
    Imagina o Brasil a falar castelhano.
    O que dizem é correcto a nível da política externa dos países, mas a realidade é que a comunidade Portuguesa no Brasil foi completamente integrada e aqui ainda nos falta dar-mos o retorno, integrando bem os imigrantes Lusófonos, essa integração não tem expressão na Praxis dos governantes, mas na população já se começam a ver os efeitos da miscegenação especialmente entre os filhos dos retornados e os continentais, com os Brasileiros tem sido ainda mais fácil...
    O Poder está a anos luz da realidade Lusófona !

    ResponderEliminar
  6. "Cobrir (Foder) é sinónimo de Independência..."

    E.... ?
    Esta não percebi, confesso, colega co-editor.

    AV1

    ResponderEliminar
  7. 1º Se cobres, já és Independente ou seja ganhaste essa Independência pelo acto; Independência=Idade Adulta.
    2º Os Portugueses são considerados grandes descobridores, eu acho que somos é grandes cobridores, porque cobrimos com todo o espectro de raças, daí sermos Independentes de Espanha !

    AV2

    ResponderEliminar
  8. Mmmmmm...
    Tu não estás bem...

    AV1

    ResponderEliminar
  9. Isso também é verdade...
    AV2

    ResponderEliminar