quarta-feira, setembro 07, 2005

Detalhes

Na série televisiva Ally McBeal, um dos protagonistas principais, um advogado cheio de manias (John Cage interpretado por Peter MacNicol), tinha várias frases típicas, umas das quais era that troubles me, enquanto batia com um dos dedos na testa enrugada.
Ora bem, existem problemas para além das fronteiras do concelho moiteiro que me preocupam e deixam semi-perplexo, numa atitude próxima da personagem em causa.
Fiquemos, por agora, apenas pelo nosso distrito.

1) Após um impasse durante os anos de governo PSD/CDS, o amigo Belmiro e a Sonae lá vão avançar com o novo projecto turístico da Tróia, iniciado e negociado em tempos guterristas. Implantado em terrenos de autarquia com poucos meios (Grândola), o investimento é acolhido de braços abertos e até a Quercus parece não levantar muitas das reservas que há uns anos suscitava (terão participado em alguma das equipas que fez os estudos de impacto ambiental e etc ?). A mim, contudo, continuam a preocupar-me muitos aspectos do projecto a começar pelo acesso à orla costeira e pela construção em área protegida da rede Natura 2000 (mesmo que lhe chamem Ecoresort), não esquecendo o novo cais dos barcos em plena zona de trânsito dos golfinhos que ainda resistem no Sado.

2) Neste caso com denúncia pela Quercus, a Câmara de Palmela avança com nova urbanização que implica o abate de sobreiros na zona de Algeruz, sem que nenhuma das instituições públicas envolvidas no processo (Direcção Geral de Florestas e afins) levante problemas ou faça cumprir a legislação de defesa do Sobreiro e Montado. Como em Benavente, como no Seixal, como na Moita (Cabeço Verde), parece que na CDU a sensibilidade ecologista se apaga perante o interesse dos negócios privados que interessam aos cofres das autarquias. É pena, porque sempre quis acreditar que as câmaras CDU, pelo menos neste particular (e esquecendo o exemplo caseiro), fossem menos permeáveis aos interesses do vil capitalismo.

AV1

Sem comentários: