Numa troca de comentários com o Alhosvedrense, surgiu a questão do que é estar "desalinhado" ou do "lado certo".
Ora quanto a isto, a minha posição é clara como uma salina abandonada a caminho do Cais Novo.
Todos nós, na nossa mais ou menos humilde opinião, estamos sempre do lado certo, que é o dos que consideramos os "nossos". E os outros lados, dos "outros", estão necessariamente errados.
Pois, caso contrário, não teria lógica estarmos do lado que achamos estar errado, e então mudaríamos para aquele que passávamos a achar o lado certo.
E assim sucessivamente.
Só compreendo que alguém se mantenha do lado que, conscientemente, considere errado, se disso depender a sua sobrevivência física ou o seu bem-estar material, e os dramas daí decorrentes foram compensados pelas vantagens ou, no mínimo, pela ausência de maiores desvantagens.
Confuso ?
Nem por isso, pois é o dilema clássico do soldado obrigado a combater numa guerra que considere injusta mas em que, para se salvar, é obrigado a lutar.
Mas voltemos ao lado certo.
Na vida política, tanto nacional como local, todos acham(os) que estão do lado certo.
E, como vivemos em democracia, existem imensos lados que se acham certos.
Mas, apesar de todas as teorias da relatividade que se arranjem e dos pós-modernismos morais, bem todos os lados podem estar certos, mesmo que nenhum possa necessariamente ser o único certo.
A nível local, eu acho que o lado da CMM (e aqui até posso abstrair-me de ser CDU ou não) não é o certo em várias questões, quer do ponto de vista do tratamento historicamente dispensado à freguesia de Alhos Vedros quer no que diz respeito ao que o PDM em discussão propõe para a nossa freguesia.
O Alhosvedrense acha, por sua vez, que a CDU é a força partidária que apresenta a melhor equipa para gerir os destinos do concelho e, por isso, estar ao seu lado, mesmo que criticamente, é estar do lado certo.
Outros opinadores dividem-se, por sua vez, quanto à correcção ou não de estar do lado do PS:
Eu acho que, nesta matéria, estar do lado do PS também não é estar do lado certo.
Por enquanto, eu estou do meu lado.
Como céptico que sou, continuo à procuro do lado certo, já que optar apenas pelo menos errado não me chega.
Neste caso, nem sequer estou do lado dos que (caso do AV2) defendem, para já, a opção por uma lista independente para Alhos Vedros.
E em breve explicarei porquê.
AV1
Adenda: É importante ler o comentário do Alhosvedrense a este post na respectiva caixa do Haloscan, mesmo se não concordo com algumas passagens.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário