quarta-feira, agosto 17, 2005

A CDU local, não compreende, nem nunca se interessou pelo concelho onde é poder !

A CDU, perpetua-se no poder desde o 25 de Abril, aqui no actual concelho da Moita, mas nunca entendeu realmente o que é viver nesta região, para dar um exemplo, as muralhas que protejem as antigas salinas na zona ribeirinha não mereceram uma única reparação desde que entraram no poder local, (Essas muralhas de pedras, serviam primeiramente para impedir a entrada das águas nessas salinas, com a desactivação destas, criaram por sua vez um ecossistema próprio que são os sapais mas em contrapartida, com a destruição dessas muralhas, pela força das marés, esses ecossistemas são destruídos, a flora e a fauna, especialmente no que diz respeito ás novas gerações, que encontram aí um berçario natural, são por isso atingidas.)
Claro que este problema de recolocar essas muralhas não se pôe a uma coligação que pura e simplesmente aterrou todas as salinas da Baixa da Banheira para fazer um mega-parque ribeirinho sem ter tido em conta a diversidade da flora local e optando por relvar uma extensão enorme de área, como se fosse um campo de Golf.
Esse desrespeito pela bio-diverside local do estuário, fez com que os arbustos colocados nesse parque, que deveriam ser das espécies arbusticías da nossa região, como as salgadeiras, fossem substituídos por espécies estranhas ao ambiente, o resultado desta elefante branco é uma enorme despesa em termos de manutenção deste mega parque, isto aliado a um esbanjamento enorme de água, para regar toda essa extensão de relva, que como sabemos é uma erva predadora que onde cresce destrói todas as outras espécies autóctones.
Porém o mais grave foi terem construído este parque sem antes existir uma estação de tratamento dos esgotos que correm a céu aberto para o rio mesmo no centro deste mega parque.
O preferivel era terem primeiro arranjado as muralhas dessas salinas da Baixa da Banheira, depois envidadar todos os esforços para que essa estação de tratamento de esgotos se fizesse, depois das águas estarem limpas, pensar-se-ia nesse espaço e ver-se-ia então o que fazer.
Só mais um exemplo, para não me acusarem também de prolixo...
A ideia de construir um dique, sitiando a caldeira da Moita mais acima no rio, foi outro erro colossal.
As lamas retiradas por uma draga, foram recolocadas no sapal em frente e destruiram toda essa zona ecológica.
As lamas em pouco tempo voltaram a subir porque as terras que vinham do rio da Moita e a destruição da porta de água que era o único método de desassoriar a caldeira, quando destruiram essa porta de água, destruiram também a única ligação pedestre à Fonte da Prata.
O dique pretendia que se criasse um espelho de água permanente, na zona da caldeira, mas isso era impossivel devido ás condicionantes do meio.
Também aqui o problema dos esgotos a correr directamente para o rio, foi menosprezado e partiram para esta outra mega construção sem atenderem primeiro ao tratamento dos esgotos.
Nada deveria ser feito sem primeiro se construir uma estação de esgotos, foi mais de um milhão de contos deitados ao rio...
No caís velho de Alhos Vedros, continua o mesmo problema dos esgotos a correrem a céu aberto para o rio e mesmo assim constróem o Parque das Salinas !
No caís novo de Alhos Vedros permitem por laxismo, inoperância, omissão, falta de oposição ou por puro interesse, escolham a que mais se adequar...
Enfim permitem sem nenhuma forma de antagonismo a instalação de um desmantelamento de barcos que continua a existir desde 1978 !
O pior de tudo é que na CDU existe um partido que se deveria opor a estas situações se realmente fosse um partido, pois nunca foi a votos sózinho e se realmente fosse ecologista como o seu nome levaria a supor.
Tudo isto, aliado a um total desprezo pelo património municipal, que se viu com a destruição da cadeia velha e pelo esquecimento a que é votado o palácio contíguo ao Moinho de Maré do caís velho.
Esta coligação já deu a todos os munícipes provas que não conhece nem se interessa pela nossa zona e por Alhos Vedros em particular, já é tempo de haver uma mudança.
Neste momento o BE é a única solução para o concelho e uma lista independente será no futuro a solução para Alhos Vedros !
Vamos desde já começar a tratar disso.

AV2

Sem comentários: