quarta-feira, junho 29, 2011

Alhos Vedros Vermelho !

O AVP é Verde, mas quando Alhos Vedrenses Vermelhos se portam tão bem, o AVP não fica Vermelho de Raiva, nem Verde de Inveja, apenas Feliz com o êxito dos Indefectíveis de Alhos Vedros !

domingo, junho 26, 2011

Estudo Entregue à Troika Propõe Fecho de 800 km de Linha Férrea

Do Público:

Razia idêntica à do fim dos anos de 1980


"Documento feito, à revelia da Refer, pelo anterior Governo do PS deixa a rede ferroviária circunscrita basicamente ao eixo Braga-Faro, Beira Alta e Beira Baixa. Restantes linhas seriam amputadas ou desapareceriam.

A concretizar-se, será uma razia idêntica à do fim dos anos de 1980, quando Portugal encerrou 800 quilómetros de linhas de caminho-de-ferro, sobretudo no Alentejo e em Trás-os-Montes. O Governo de José Sócrates propôs à troika o encerramento de 794 quilómetros de vias-férreas, também com particular incidência no Norte e no Alentejo, mas desta vez incluindo algumas linhas do litoral, como a própria Linha do Oeste, que seria encerrada entre Louriçal e Torres Vedras (127 quilómetros).


O impacto deste eventual encerramento deixa a rede ferroviária circunscrita basicamente ao eixo Braga-Faro, Beira Alta e Beira Baixa, desaparecendo as restantes linhas, sendo amputadas outras.


Técnicos da Refer contactados pelo PÚBLICO dizem que esta é uma proposta "cega" e que ignora a importância das redundâncias do sistema. Por exemplo, a Linha do Oeste serve de alternativa à Linha do Norte e a do Alentejo à do Sul. O encerramento conjunto do ramal de Cáceres e da Linha do Leste privaria Portugal de qualquer ligação ferroviária a Espanha a sul de Vilar Formoso, aumentando a distância dos portos de Sines, Setúbal e Lisboa a Madrid e à Estremadura espanhola.


Se a Refer ficar aliviada destes 800 quilómetros de linhas, os seus quadros ficarão anda mais sobredimensionados, pelo que, em vez dos 500 despedimentos previstos (PÚBLICO, 14/4/2011), este número poderá chegar aos 800. O Governo actual poderá "comprar" este documento e fechar as linhas sem grandes dificuldades, alegando as imposições da troika e com a vantagem acrescida de o trabalho de casa já ter sido feito pelo anterior Governo socialista. Ou poderá mandar estudar tudo de novo, ou ainda aceitar como bom o estudo em curso na Refer.


O actual conselho de administração desta empresa pública (nomeado pelo Governo de Sócrates) termina o mandato no fim do ano, pelo que dificilmente o novo Governo o substituirá - caso contrário, teria de pagar chorudas indemnizações a administradores, em época de crise."


Despeça-se esta canalha e nem se lhes dê um tostão de indemnizações a estes filhos da puta !
Ou será que este novo governo vai continuar esta loucura ?

Hugo Chávez está com Abcesso Pélvico, Agora é Que Já Não Compra os Navios...

Notícia da TSF:
Hugo Chávez, está a «batalhar pela sua saúde» em Cuba, onde foi operado de urgência a um «abcesso pélvico», motivando especulações sobre o seu estado.


abcesso pélvico é o acúmulo de pus na região da pélvis
 
Desejamos ao ditador da Venezuela e ao seu esposo, o ditador de Cuba, uma rápida e eficaz remoção desse abcesso pélvico, para que Chavez possa continuar o lindo trabalho que está a fazer na Venezuela e para que possa comprar as resmas de navios que prometeu comprar aos Estaleiros de Viana do Castelo, quando estava a namorar com o nosso ditadorzeco, Sócrates e a praticar infedelidade conjugal com o seu esposo, o Fidel Castro.

terça-feira, junho 21, 2011

Estaleiros de Viana: Trabalhadores revoltados mas em silêncio-21 Junho 2011

Viana do Castelo, 21 jun (Lusa) - Durante mais de vinte minutos os portões dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo assistem à saída ininterrupta de trabalhadores, feita em silêncio, com poucos a arriscarem um comentário à anunciada dispensa de 380 pessoas.
Viana do Castelo, 21 jun (Lusa) - Durante mais de vinte minutos os portões dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo assistem à saída ininterrupta de trabalhadores, feita em silêncio, com poucos a arriscarem um comentário à anunciada dispensa de 380 pessoas.


"Quem sabe se o Paulo Portas não nos ajuda outra vez, como há uns anos?", desabafa um dos trabalhadores, que rapidamente retoma o caminho de regresso a casa sem nada mais dizer. É que por estes dias, e perante o anúncio de saída de mais de metade dos 720 trabalhadores, poucos querem dar a cara.

"Foi uma sacanagem que nos fizeram. Estão a vingar-se pelo resultado das eleições", atira outro trabalhador, sem esconder a revolta que reina no maior construtor naval português, totalmente público.

São 16:40, já lá vão dez minutos desde que acabou o dia de trabalho, e João Chavarria, há mais de trinta anos na empresa, para sem receio de desabafar.

"Lá dentro está um ambiente de cortar à faca. Muito mau mesmo", começa por dizer.

Ao fim de um ano praticamente sem trabalho, conta que a anunciada saída de 380 trabalhadores apanhou toda a empresa de surpresa.

"Agora que vamos começar a construção de navios novos mandam embora o pessoal? Não há respeito nenhum pelo nosso trabalho", considera.

Do interior dos estaleiros chegam apenas alguns relatos por parte dos trabalhadores:

"Caras de enterro", "desilusão" e muitos já a apresentarem "distúrbios emocionais", lá vão contando, à porta da empresa.

Para já a Comissão de Trabalhadores não conhece casos de maior gravidade, mas teme o pior. "Estamos a falar de famílias inteiras que chegam a estar aqui a trabalhar, por isso só podemos pensar no que ainda está para vir", garante António Barbosa, porta-voz.

Com 200 milhões de euros de passivo acumulado, a reestruturação dos recursos humanos da empresa foi aprovada a 14 de junho e vai custar 13 milhões de euros, sendo apontado pela administração como forma de "salvar" os estaleiros.

A administração admite que a prioridade na dispensa destes trabalhadores será dada à negociação amigável, rescisões por mutuo acordo ou através de reformas antecipadas.

No entanto, caso o processo não esteja concluído até final, a "última medida" será o despedimento coletivo

António Barbosa garante que apenas "uma pequena parte" dos trabalhadores estará disponível para esta negociação amigável.

PYJ.
Lusa/Fim

Hugo Chávez e José Sócrates visitam Estaleiros de Viana do Castelo-22 de Outubro de 2010

22 de Outubro de 2010 

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, visita domingo os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), empresa que há dias assinou um contrato para a construção de dois navios asfalteiros, no 128 milhões de euros, para aquele país sul-americano.

Fonte oficial da administração dos Estaleiros adiantou hoje à Lusa que Hugo Chavez, acompanhado pelo primeiro ministro português, José Sócrates, inteirar-se-á do projeto daqueles navios e visitará também o navio Atlântida, que poderá igualmente ser vendido à Venezuela, num negócio que, a concretizar-se, rondará os 35 milhões de euros.

O Atlântida foi encomendado pelo Governo dos Açores, está pronto e deveria significar um encaixe de 46,4 milhões de euros para os ENVC, mas em abril de 2009 o cliente anunciou que desistia do contrato, por o navio apenas atingir 16,5 nós de velocidade, quando deveria atingir pelo menos 18.

O navio, considerado de luxo, está desde então atracado na doca dos ENVC, à espera de um eventual comprador.

Uma delegação da empresa estatal Petróleos da Venezuela esteve no início deste mês nos ENVC para uma “reunião exploratória” de negociações que poderão terminar na venda do navio Atlântida àquele país, como adiantou na ocasião à Lusa fonte da administração.

A delegação efetuou “uma visita rápida” ao navio, seguindo-se agora visitas de índole técnica, “para conferir as características operacionais e técnicas do navio com os requisitos específicos da utilização na Venezuela”, como referiu a mesma fonte.

Esta visita foi efetuada ao abrigo da Ata de Compromisso assinada a 29 de maio 2010, entre a Petróleos de Venezuela e os ENVC, no decorrer de uma deslocação de José Sócrates a Caracas.

Na ocasião, Chávez admitiu que o Atlântida, com capacidade para transportar 750 passageiros e 150 viaturas, “pode ser de muita utilidade” nas ligações entre o Porto de La Guaira e a Ilha Marguerita.

Também este mês, os ENVC assinaram a entrada em vigor de um contrato, superior a 128 milhões de euros, para a construção de dois navios asfalteiros para a empresa venezuelana PDVSA Naval, filial da Petróleos da Venezuela SA.

Com 27 mil toneladas cada um, o primeiro asfalteiro será entregue dentro de 36 meses e o segundo nove meses depois.

O contrato garante 1,2 milhões de horas de trabalho aos ENVC.

O presidente do Conselho de Administração da empresa, Veiga Anjos, lembrou que este contrato resulta de um “namoro” que durou cerca de uma década.

quarta-feira, junho 15, 2011

Tudo o Que Queria Saber Sobre o AVP...

Está agora disponível na barra lateral uma caixa de pesquisa para tudo o que foi publicado desde 2003, ano de começo do Alhos Vedros ao Poder !
Quando tiverem alguma dúvida sobre qualquer coisa, local, nacional ou cósmica, basta confirmar nesse motor de pesquisa e quando digo QUALQUER COISA, É MESMO TUDO !

quarta-feira, junho 08, 2011

A História de Alhos Vedros no Estudo Geral, confirma a nossa Luta !

A Revista/Blogue online "Estudo Geral", tem um post sobre Alhos Vedros que confirma o nosso desejo, agora não só de independência do Concelho de Alhos Vedros, mas também a anexação pelo nosso futuro Concelho de Alhos Vedros dos actuais concelhos da Moita e do Barreiro e também a renomeação da actual Base Aérea do Montijo que passará a ser a Base Aérea Militar de Alhos Vedros, pois claro ! porque aí se situava Sabóia, a segunda sede do antigo concelho do Ribatejo. Temos a certeza que a Força Aérea Portuguesa compreenderá e apoiará esta renomeação que corresponde a uma correcta interpretação da nossa História e confirmará a importância de Alhos Vedros no contexto histórico nacional.

Eis um extractodo texto de Margarida Castro que pode ser lido na íntegra aqui.

"...Segundo os registros históricos, Dom Manuel I fez desaparecer o antigo Concelho de Riba Tejo, concelho tardo medieval que era composto por varias freguesias e duas Vilas sede de Concelho, em simultâneo. Estas eram São Lourenço de Alhos Vedros e Sabonha/Saboya. Alhos Vedros foi desmembrada e viu freguesias suas florescer e dividir os seu patrimônio, Barreiro, Coina, Lavradio, Moita, e Sabonha deu lugar a Montijo (Aldeia Galega do Ribatejo), Canha, Atalaia, Alcochete, Samouco."

AVP ReCultural-ABRIU A EXPOSIÇÃO DA V BIENAL DE PINTURA...

...NO MOINHO DE MARÉ DE ALHOS VEDROS

Decorreu no dia 4 de Junho, no Moinho de Maré de Alhos Vedros, a abertura da Exposição dos trabalhos premiados e seleccionados que concorreram à V Bienal de Pintura de Pequeno Formato.

Num ambiente de muita expectativa, viveu-se naquele dia um grande momento cultural e de animação em Alhos Vedros.

A anteceder a abertura da Exposição decorreu uma reconstituição histórica, onde centenas de pessoas assistiram ao "desembarque no cais", de uma nobre delegação que naquele dia chegou a Alhos Vedros, para trazer notícias de além mar, dos ecos da epopeia dos descobrimentos. Em terra, foram recebidos em festa, pelo cortejo que se deslocou da Feira Medieval até ao Cais.

Seguiu-se a entrada da comitiva no Moinho de Maré, dando-se lugar à cerimónia de abertura da exposição e a entrega dos prémios ao som da gaita de foles.

Nas intervenções de abertura, intervieram Joaquim Raminhos em representação da CACAV, Fernanda Gaspar da parte da Junta de Freguesia de Alhos Vedros e Rui Garcia em representação da Câmara Municipal da Moita, que no seu conjunto faziam parte da organização desta Bienal de Pintura, de âmbito nacional, dedicada a Joaquim Afonso Madeira.

A família de Joaquim Madeira, que se deslocou do Algarve para participar neste momento, agradeceu a realização desta iniciativa que perpetua o nome de Joaquim Madeira, figura que se destacou pela sua actividade de animação cultural, em Alhos Vedros e no Concelho da Moita.

De seguida foi lida a acta elaborada pelo júri, que foi constituido por Fátima Romão, Carlos Jorge e Pedro Penilo, tendo sido feita uma referência ao momento da selecção dos trabalhos apresentados  a concurso, por mais de uma centena de concorrentes.

Para exposição foram seleccionados cerca de 70 obras, tendo sido atribuído o Prémio Joaquim Madeira, a Mara Costa e o Prémio Revelação a Helder Coelho Dias.

A encerrar foi servido um moscatel de honra, às dezenas de participantes na abertura da exposição.

Esta Exposição da V Bienal de Pintura, irá estar baerta ao público, até 19 de Junho, funcionando todos os dias úteis das 15 h. às 17,30 h. e das 21 h. às 23 h.;  Sábados das 15 h. às 18 h. e das 21 h. às 23 horas. Aos Domingos está aberta das 16 h. às 20 h.

 É de realçar que no decorrer da Exposição terão lugar alguns momentos de animação cultural:

 Dia 9 de Junho - 5ª Feira, pelas 21,30 h. - Projecção do Filme Picasso - Seguida de Debate.

Dia 14 de Junho - 3ª Feira, pelas 21,30 h. Projecção do filme Moulin Rouge, seguida de debatae.

Dia 17 de Junho - 6ª Feira, pelas 21,30 horas - Actuação do Grupo Coral Alius Vetus.

Dia 19 de Junho - Domingo, pelas 18 horas - Sons de Guitarra.

A Direcção da
CACAV. Círculo de Animação Cultural de Alhos Vedros

AVP Cultural-OUT.RA Coisa Barreirense !

O actual Concelho do Barreiro, que em conjunto com o actual Concelho da Moita serão extintos quando Alhos Vedros retomar o seu Concelho como o era antigamente e nunca deveria ter deixado de o ser, tem estas boas iniciativas. Dizem os nossos futuros cidadãos Alhos Vedrenses do Barreiro:

Olá a todos
Fim de semana especial na Galeria Municipal do Barreiro, esta 5ª e 6ª feiras. Oportunidade para testemunhar uma fatia extremamente importante do que de mais promissor se vai fazendo por terras lusas: desde o delicado e fantástico trabalho em guitarra acústica do FILHO DA MÃE, até à revisitação dos 90’s sónicos pelas lisboetas PEGA MONSTRO, passando pela apresentação em primeira mão de temas do próximo discos a solo do blues-man FAST EDDIE NELSON.
Também há cinema, dj’s e uma exposição de FELIPE FELIZARDO, artista plástico actualmente em residência na RED BULL ART HOUSE.

Tudo boas razões para não faltar, dias 9 e 10 Junho.

Mas muito mais notícias na página oficial da OUT.RA
Olá a todos
Fim de semana especial na Galeria Municipal do Barreiro, esta 5ª e 6ª feiras. Oportunidade para testemunhar uma fatia extremamente importante do que de mais promissor se vai fazendo por terras lusas: desde o delicado e fantástico trabalho em guitarra acústica do FILHO DA MÃE, até à revisitação dos 90’s sónicos pelas lisboetas PEGA MONSTRO, passando pela apresentação em primeira mão de temas do próximo discos a solo do blues-man FAST EDDIE NELSON.
Também há cinema, dj’s e uma exposição de FELIPE FELIZARDO, artista plástico actualmente em residência na RED BULL ART HOUSE.
Tudo boas razões para não faltar, dias 9 e 10 Junho.

Rádio Alhos Vedros na Barra Lateral do AVP

Logo ali ao pé da Punk FM, foi adicionada a Rádio Alhos Vedros, para ouvir em directo e também as gravações.

Sucesso para esta nova Rádio Alhos Vedrense que ao que nos disseram, era para se chamar Rádio Opção Tejo :D

AVP Divulgação-Rádio Alhos Vedros

Caros Amigos,
Uma nova Rádio foi criada em Alhos Vedros, que pretende ser uma associação de rádios e ou radialistas, quem desejar participar, expresse esse desejo e apresente uma programação ou ideias para uma programação. Depois de analisadas as propostas ser-lhe-á fornecida a password para que entre nas emissões ao vivo.

A seleção com as emissões gravadas pode ser acessada nesta página: http://radioalhosvedros.weebly.com/
Se desejarem colocar o logotipo com este link, nos vossos Blogues ou Páginas, agradeço.
O mail de contacto da RAV é: radioalhosvedros@gmail.com

Viagra blogosférico


Mais de 7 anos nisto e chega-nos a glória quando deixamos de falar na moiteirama. É bem verdade que só servem mesmo para estragar o cenário. Estes últimos dias foram épicos. Postar quase nada e ter audiências do camandro. Isto é o triunfo da contra-contra-cultura.

domingo, junho 05, 2011

Resultados eleitorais em Alhos Vedros (2009-2011)

Miséria distrital

Então, o PS ganha?

A Barata Foi Esmagada por 16 Toneladas ! Viva Portugal !

2005/2011 o Terror Impera em Portugal...

2005 o Começo do Terror...

Será hoje que lhe cai em cima um peso de 16 toneladas ?

Esperemos que sim...

AVP no TOP !

8554 visitaram o AVP ontem e anteontem 5559, hoje a esta hora da madrugada, já tivemos 1387 visitantes !

Obrigado a todos.

Eis alguns dos nossos leitores que preferem o AVP a outras drogas:


Os editores do Alhos Vedros ao Poder ! agradecem a preferência.