quarta-feira, setembro 26, 2012

Lançamento do Livro de Carlos Vardasca, "Do Tejo ao Rovuma"


Carlos Vardasca é o autor do Blogue, "Do Tejo ao Rovuma" que conta algumas histórias na primeira pessoa de quem passou pela guerra colonial. O Carlos fez uma compilação de textos seleccionados e publicou-os em livro que será lançado no dia 28 de Setembro (Sexta-feira) pelas 21,00 horas na Biblioteca Municipal Núcleo Cultural José Afonso, em Alhos Vedros.

Para todos os que se interessem pela nossa história mais recente e em particular da guerra colonial portuguesa, aqui fica o convite:

"Do Tejo ao Rovuma" conta a história (em fotos e outros documentos) de cerca de cento e trinta homens pertencentes à Companhia de Caçadores 3309, que partiram da cidade de Chaves rumo ao norte de Moçambique, aquartelados nas margens do rio Rovuma na fronteira com a Tanzânia, onde conviveram com a brutalidade da guerra para onde foram enviados "sem jeito nem prosa". Onde viram os seus afectos violentados por verem tombar em combate companheiros seus com quem partilharam as saudades da distância, mas também pela revolta contida por terem sido arrancados do aconchego familiar e obrigados a participar num conflito "que não sentiam como seu".
É de facto (na sua devida dimensão) um documento histórico a preservar, pois nele está gravada "Uma breve pausa num tempo daquelas vidas".

1 comentário:

Caio brutts disse...

bom,queria falar que me recomendaram esse blog é bom demais,ja li esse post varias vezes e outros,é sempre bom ver recomendações,ouvir falar que tem um site bom ai de rastreamento um tal de http://rastreamento.org alguem ja ouviu falar?sabe me falar se é bom?