sábado, janeiro 10, 2009

Parabéns TinTim !



Tintim faz 80 anos!

Do Sapo Notícias:

"Tintim, o repórter aventureiro criado por Hergé (pseudónimo de Georges Remi), celebra 80 anos a 10 de Janeiro de 2009.
Foi no suplemento juvenil Le Petit Vingtième que Tintim surgiu pela primeira vez. No ano seguinte (1930), foi publicado o primeiro álbum - Tintim no País dos Sovietes.
Seguiram-se mais 23, incluindo os célebres O Lótus Azul, O Segredo do Licorne e Tintim no Tibete (de 1960, o favorito do autor).
É a partir de O Lótus Azul que surge de forma recorrente toda a família de personagens que acompanham as aventuras de Tintim: o inseparável cão Milu, o capitão Haddock, com os seus insultos criativos (os especialistas contam mais de duas centenas de insultos e exclamações diferentes, incluindo "com mil milhões de macacos", "súcia de tolos", "ciclocitrão" e "cordeirinho mascavado") ou as figuras quase, quase idênticas de Dupont e Dupond, entre vários outros.
O último álbum foi publicado em 1976. Hergé manifestou o desejo de que não houvesse seguimento da série após a sua morte, em 1983. O desenho rigoroso, de traço simples, e a forma como a cor é utilizada tornaram Tintim o exemplo clássico da chamada "linha clara" da banda desenhada, que inspirou muitos outros desenhadores.Venderam-se, até hoje, mais de 200 milhões de álbuns de Tintim em mais de 60 línguas. Em 1999, os leitores do jornal francês "Le Monde" incluíram O Lótus Azul na 18ª posição entre os 100 livros que marcaram o século. Tintim foi adaptado ao cinema várias vezes, e prevê-se para 2010 a estreia de uma nova adaptação, com realização de Steven Spielberg. Tintim chegou a Portugal em 1936, com Aventuras de Tim-Tim na América do Norte, publicado ao longo de vários meses na revista "O Papagaio", com edição e tradução de Adolfo Simões Müller.
Nos anos 60, as histórias de Tintim passaram a ser publicadas numa revista com o mesmo nome. A edição em álbum começou apenas nos anos 80, já que até aí os direitos em língua portuguesa eram de uma editora brasileira."

Saber mais:Site oficialGaleria de personagens Vídeo: As Aventuras de Tintim Vídeo: Hergé a desenhar Tintim e Milu Vídeo: excerto do filme Tintin et la Toison d'Or, de 1961 Blog Tintinófilo - Tintim em Portugal

Sem comentários: