quarta-feira, junho 27, 2012

Tauromaquia - Património Cultural Imaterial da "Moita" !


No Arre Macho saiu esta triste notícia:

Tauromaquia - Património Cultural Imaterial do Concelho da Moita?


Posição do AVP:
Da Moita vila, poderá lá ser, mas nunca do actual concelho moiteiro em que Alhos Vedros infelizmente tem estado situado sem o desejar, e sendo obrigado a conviver com estes estranhos vizinhos "espanhóis" que são os Moiteiros ! 

Como se atreve o edil moiteiro a falar em tradição do município as touradas, esse acto de sacrifício ritual e bárbaro de que Alhos Vedros nada tem a ver ?

A tradição tauromáquica moiteira foi trazida pelo domínio espanhol Filipino aquando se estabeleceram em Portugal durante a triste época  de supressão da nossa independência !
Alhos Vedros então sede do concelho, tinha uma localidade, a Moita, em que este fenómeno grassou, mas Alhos Vedros nada tem a ver com isso. A tradição tauromáquica moiteira é problema de algumas pessoas da Moita, porque existem muitos Moitenses que não são aficionados e se envergonham dessa "tradição" sangrenta e que nada diz respeito a esses cidadãos !
Alhos Vedros não tem praça de touros nem nada dessas tretas da pseudo cultura tauromáquica. Alhos Vedros teve e tem as largadas de touros que deveriam ser imediatamente suprimidas em nome da decência e pela simples defesa do direito dos animais.
Quando as touradas forem ilegalizadas e os seus mentores julgados por crimes contra os direitos dos animais, Alhos Vedros terá de ser ilibado desse crime, porque pertence actualmente ao concelho da Moita por imposição e não por vontade dos seus cidadãos na época histórica que perdeu o seu concelho e agora.

Devido a esta generalização abrangente e nada pacífica sobre o que é tradição na Moita e tradição em Alhos Vedros, mais urgente se torna a secessão do actual concelho da Moita e a criação do concelho de Alhos Vedros, para que fiquem bem claro as diferenças do que é o conceito sobre tradição e cultura em ambas as vilas !

Se a Moita desejar fazer parte dessas associações tauromáquicas de vilas e cidades e tertúlias e "culturas", que o seja, mas não meta Alhos Vedros no mesmo barco que naufragará. Alhos Vedros não tem tertúlias nem escolas de toureio nem matadores de touros nem cavaleiros e moços de forcado, bandarilheiros, recortadores, praça de touros, empresários tauromáquicos nem gente dos curros nem toureiros cómicos nem músicos nem bailadores nem escritores tauromáquicos nem clubes taurinos ! Pode ter aficionados práticos e amantes da festa brava, mas isso pode acontecer em qualquer outra localidade do mundo.


Notas:
Nota 1-Não há margem para dúvidas, a tauromaquia na Moita é do tipo, uma nova forma de religião em que o touro de lide tem o papel principal nessa iconografia ! Onde já li isto ? Ah, foi na Bíblia quando adoptaram um boi de ouro e renegaram Deus...
Nota 2-O desenvolvimento turístico do actual município da Moita nota-se especialmente nas enchentes que sofrem os Hotéis e Pousadas que nestas épocas de festa brava enchem e transbordam de aficionados de todo o mundo e arredores !
Nota 3-A venda de bandarilhas só perde para os cornos adquiridos durante as festas tauromáquicas moiteiras.
Nota 4-Em cada esquina da Moita nota-se no ecossistema o equilíbrio entre os encornados e a natureza, uns a cavalo, outros a pé, todos contribuem para um desenvolvimento ambiental sustentável.
Nota 5-Ao contrário do resto do País, na Moita o desemprego está muito abaixo dos 2%. Tudo isto é devido ao impulso económico que a tauromaquia local proporciona.

2 comentários:

Anónimo disse...

E agora largadas na Baixa da Banheira. Sempre a evoluir!

Anónimo disse...

Gosto de morar na Moita, mas as touradas e esse "espírito" tauromático são uma autêntica tortura para mim...