terça-feira, setembro 28, 2010

O 25 de Abril de 1974 e o 5 de Outubro de 1910 e o 28 de Maio de 1926...

...Foram Fins de Ciclos e não Revoluções.

Os Regimes estavam caducos e podres por todos os defeitos inerentes a cada um.

O 25 de Abril de 1974 foi feito pelos capitães para acabar com a guerra no ultramar português porque as carreiras militares paravam nos capitães. Toda a hierarquia militar mais elevada estava acomodada e tirando excepções, como o General Spínola por exemplo, os oficiais de mais alta patente estavam sem vontade de continuar a guerra colonial, mas como não sentiam na pele essa guerra, apenas a deixavam prosseguir para garantir os seus tachos.
Quem morria nas colónias eram os oficiais de baixa patente e os soldados do continente europeu português, que eram obrigados a ir lutar para um ambiente hostil e desconhecido.
Os soldados portugueses naturais ou colonos de Angola, Moçambique e Guiné-Bissau deveriam ter sido os principais interventores contra os grupos "independentistas" apoiados pelos EUA e URSS e França, mas foram poucos, porque a colonização tardou a acontecer e a miscegenização só na década de 1960 se tornou um facto. tinha de ter acontecido muito antes essa autonomia gradual das colónias mas por muitas condicionantes tal não aconteceu. Quando Angola e Moçambique estavam nesse processo de autonomia e crescimento económico deu-se o 25 de Abril de 1974 e o regime Salazarista/Marcelista caíu de podre.
Não foi só o Salazar e o Marcelo Caetano os culpados, mas sim a República de 1910, que nada fez para colonizar as colónias Africanas, fazendo do anti-clericismo a sua bandeira e entrando estupidamente na I Guerra Mundial onde fez uma triste figura, sendo completamente aniquilados à primeira investida das tropas Alemãs.
A 1ª República caíu derivado a estar minada pelas ideias "revolucionárias" antigas que tinham acontecido em França e depois deram nas Invasões francesas napoleónicas...
Isso e também porque era uma repúblicazinha de burgueses armados em moralistas, que faziam procissões com a Santa Padroeira República, (cópia daquela padroeira francesa de seio desnudo com barrete), só que com o seio mais um pouco coberto, à portuguesa.
Os republicanos faziam esses cortejos com a nova "santinha" em andores com cortejo enquanto destruiam os mosteiros e faziam das Igrejas, garagens para bombeiros...
Foi por tudo isso e muito mais erros que a primeira república caíu de podre, quando Gomes da Costa impôs a ditadura militar, quase não houve resposta e os antigos republicanos foram-se integrando no aparelho de estado. Os Integralistas, os Monárquicos, os Democratas, Os republicanos, Os Sidonistas...
enfim quase tudo se tornou depois na União Nacional, com excepções para os alguns Nacionais-Sindicalistas, Anarquistas e Comunistas do neo-PCP, pós 1942, que honra lhes seja feita sempre lutaram contra o Salazarismo.
Casos como o Humberto Delgadismo, foram vingançazinhas de integralistas integrados que queriam ser vizir no lugar do vizir, (o Humberto Delgado criou a Mocidade Portuguesa, porra...!)

Por isso a Revolução Nacional nunca aconteceu em Portugal no séc. 20.

Tem de se fazer a Revolução Nacional, e agora é a altura !

AV2

2 comentários:

Anónimo disse...

Na próxima patuscada, não te autorizo a fazer a salada, calculo que sairia de certeza, uma ganda merda...

Anónimo disse...

Este homem é uma sumidade.
Diria mesmo. É o novo educador mor.
Respondendo ao anónimo acho mesmo que o home deve fazer a salada.
As saladas para resultarem devem ser mexidas por malucos.