terça-feira, abril 06, 2004

Titta Maurício strikes again

O nosso leitor (já lhe chamaríamos colaborador, se ele não se ofendesse) Titta Maurício alegra-nos com mais uma prosa.
Existe uma 2ª parte, que não publicamos ainda, para que todos possam saborear o presente texto. Está mais cordato e só vamos fazer comentar dois aspectos:
- Só lhe fica bem dar-se mal com o neanderthal do Marco de Canaveses (mesmo sendo do Senado do CDS/PP).
- Quando possível, lhe explicaremos a relevância d'O Nome da Rosa para o efeito.


Exmos. Senhores,
Uma vez mais agradecendo a manutenção deste diálogo (?!?), respondo por ordem de inserção dos vossos comentários:
1º O carácter "humorístico-político" deste blog parece ser uma via de um só sentido. Quando alguns escrevem «indivíduos como o Titta Maurício, só fazem é atrofiar-nos a inteligência e no fundo só querem é tacho, e um lugarzinho de vereador na Câmara da moita», ou «este personagem de ópera bufa», estamos perante inolvidáveis e impagáveis pérolas de humor de primeira água... Quando eu respondo... não percebo e sou mal-disposto!?! Julgava que encaixavam melhor... afinal parece que só se riem das suas atoardas!
2º Se as minhas respostas são para vós (comparativamente) um "gozo supremo"... mal vai a vossa vida! Para mim há coisas bem mais gozosas... é tudo uma questão de gosto!

3º A comparação com o José Castel-Branco com os pirilampos é da vossa autoria e responsabilidade... só não sei o que dirão os pobres dos pirilampos!

4º É evidente que o vosso colaborador "Roldão Preto" tem direito à opinião... nem eu lho quero retirar. Longe de mim! Mas essa não é desculpa! Como eu também tenho o mesmo direito (e volto a agradecer a vossa elevação por o continuarem a respeitar) e assim ficamos numa de "pescadinha-de-rabo-na-boca": ele exerce o dele, eu o meu... só não sei em que é que o vosso comentário/esclarecimento contribui para a resolução do assunto?!? É um típico "não-adianta-nem-atrasa"... mas que está a mais!

5º Um breve comentário: não sei se a comparação com o Avelino Ferreira Torres beneficia o "Roldão Preto"?!? Eu não gostaria... até porque sou um dos "copinhos de leite" escarnecidos e atacados por esse "copázio-de-tintol-a-martelo"! Mas vossemecês é que o conhecem... acertem entre vós essas contas!

6º Quanto ao "brilho"... é evidente que estamos no campo das figuras de estilo. Poderão até optar por me colar à hiperbole... porém jamais poderão esconder a evidência: 30 anos depois do 25 de Abril, quantos foram aqueles que no nosso concelho, publicamente e por escrito, assumiram as suas convicções de direita?!? E quantos deram à publicidade crítica as suas opiniões (que me parecem - independentemente de concordarem ou não - coerentes e suficientemente expostas)? Só tenho pena de estar sózinho neste combate pela Liberdade, pelo direito de apresentar outras soluções para os problemas que aqui enfrentamos e de por elas lutar...
E isso, mesmo que queiram ironizar, não o podem negar!

7º Quantos aos vossos comentários aos meus comentários... são comentários! Mas sempre direi que não me tive como "emporcalhado", antes tendo dito que «as ideias jamais poderão ser mortas deste modo. Emporcalhadas, talvez! Mas, isso lava-se e passa!» Não vale, por isso, torcer o texto para ver se conseguem fazer piadas... é batota!

8º Já percebi que gostam que vos chamem «personagens de ópera bufa» e adoram que digam que o vosso blog apenas serve para de «nos atrofiar a inteligência»... são gostos!!! Será que gostam mesmo ou só acham piada é disso qualificar os outros?
A ironia é um remédio que tudos usam mas poucos o gostam de provar! E nisso vocês não são diferentes... só têm é a mania que o conseguem.

9º Não vi relevância d'O nome da rosa para a questão dos crimes cometidos com medo do riso!?! Mas, com toda a certeza, em breve me esclarecerão... Aquilo que nele encontro é uma estória da luta pelo esclarecimento e pela verdade... que alguns procuram ocultar ou afirmam ser perigoso conhecer (não estou a falar de vós... e, como diria o outro, eles sabem quem são e do que eu estou a falar!).

10º Já li e reli a minha resposta e não encontro onde possa ter dito que deixava de ser leitor do vosso blog. Será antes um wishfull thinking vosso? Não deixarei de ler... quanto mais não seja porque, se falam de mim, jamais volto as costas ou sequer assobio para o lado.

11º Sobre o carácter "cobarde" ou não da vossa prosa: peço muita desculpa, mas eu assino com o meu nome, coloco (se fôr possível) a imagem da minha cara. Vocês não!
Eu digo o que penso e assumo sobre mim as responsabilidades. Vocês não!!
Todos podem, querendo, saber quem eu sou! Vocês não!!!

12º É sempre bonito recordar os ensinamentos de um velho professor. Porém, se o vosso cú aguenta ou não... é um problema vosso! O meu nunca foi testado nesse aspecto...


Com os Melhores Cumprimentos,
João Titta Maurício

Sem comentários: