terça-feira, abril 27, 2004

Top 10 - Finalmente, o epílogo

Após longo interregno, aqui ficam os 3 locais “must” para fazer as chamadas “necessidades” na Moita:

3º lugar – A nova rotunda moiteira junto ao Modelo
Este local fez uma entrada directa para o topo nas últimas semanas, quando se verificou o arranque das obras para a construção do que se supõe ser uma escultura na rotunda que fica junto ao Modelo da Moita, no sentido de quem vai para o Carvalhinho ou para os acessos à Ponte Vasco da Gama.
Perto dela já existe uma outra coisa, a que por comodidade podemos chamar rotunda, mas que não passa de uma forma difícil de definir com umas oliveiras no meio.
Agora esta rotunda tem direito a arte – arte moiteira – e por isso mesmo merece que nos detenhamos no local e lá deixemos a nossa marca. De dia, é complicado, tanto por causa do movimento dos automóveis como pela concentração de pseudo-trabalhadores no local. Como qualquer obra nacional, cujas virtudes são potenciadas na Moita, encontramos nela uma dúzia de basbaques, dos quais 8 mandam trabalhar, 3 só estão de visita e 1 (africano ou de uma qualquer nação de Leste) é que trabalha a sério.
A última vez que lá passámos em horas mais calmas, verificámos o bom arejamento do local e a boa área para evacuar que existe naquilo que parece ser o pedestal da obra. Recomendamos, portanto, esta nova rotunda de que ainda não sabemos o nome como um local a explorar com maior profundidade quando a “obra” estiver acabada.

2º lugar – Edifício da Câmara Municipal da Moita
Como todos deviam calcular, este é um local que não podia faltar nesta lista. As explicações são praticamente desnecessárias, pelo que apenas vamos recomendar que, a fazer qualquer coisa, se faça no interior e não no exterior, pois é um ambiente muito mais calmo e repousado que qualquer outro no concelho, em particular no horário do expediente. Entre as 9 e as 17 horas, é um sossego absoluto, pois até as moscas se movem ao ritmo de funcionário municipal autárquico moiteiro, ou seja, pura e simplesmente não se movem a não ser que seja para o sacramental cafezinho das 10 (das11, das 12, do pós-almoço, das 15 e das 16) no café em frente (Fragata, Caravela, ou o raio lá que se chama) ou então para receber um incentivozinho de munícipe com necessidade de acelerar (!!!) qualquer processo pendente.

1º lugar – PRAÇA DE TOIROS DA MOITA
Pois claro, o local mais apropriado para depositar qualquer tipo de dejecto humano em todo o concelho da Moita é a sua praça de touros, símbolo por excelência das “tradições” tauromáquicas moiteiras. Longe vão os tempos em que as arcadas eram local abrigado dos olhares indiscretos, antes daquele redondel de blocos de apartamentos de gosto e qualidade mais que duvidosos, mas só o significado de uma pessoa defecar ou mictar ali faz esquecer os mirones curiosos das donas de casa e criancinhas ranhosas que se acumulam em redor.
É que fazê-lo aqui é toda uma atitude de desafio ao rançoso orgulho moiteiro e à sua expressão mais acabada: a pseudo-coragem dos moiteiros em juntarem-se em turba para enfrentarem touros com pouco mais para se defenderem do que um par de cornos, coisa que na Moita existe na ordem dos milhares e bem mais afiados dos que os bovinos lidados nas touradas estivais do Estio (bonita tirada esta, einh?).