sexta-feira, junho 04, 2010

Islândia-O Melhor Partido e o Maior de Reykjavik (a capital do país) !


Da SIC Notícias.

Para as eleições municipais de domingo passado, as promessas eleitorais eram: um urso polar para o jardim zoológico de Reykjavik (a capital do país), toalhas gratuitas em todas as piscinas, uma Disneylândia e um parlamento sem drogas até 2020.


Poucos poderiam acreditar neste partido, iniciado há seis meses por um grupo de actores e músicos, e com a campanha, em grande parte, desenvolvida no YouTube.


Mas, em Reykjavik, acabou por ser o maior partido.

Boas notícias para o líder, Jon Gnarr, um comediante bem conhecido no país.

Mas, as razões para esta vitória poderão não ser uma comédia. Com esta plataforma eleitoral, poderia ser considerado como uma piada política. Mas, pode ser uma piada amarga para os Sarkozys, Merkels, Sócrates, Zapateros, Obamas ou Camerons deste mundo.

O eleitorado virou-se para Jon Gnarr e as suas propostas para demonstrar o seu desagrado com os partidos tradicionais islandeses, especialmente na resposta à crise financeira.

A mensagem do Besti Flokkurinn foi de que era preciso mudar tudo e tornear o sistema estabelecido. Resultado: o Partido da Independência, tradicionalmente à frente nas eleições, ficou-se por um segundo lugar.

Pode-se dizer que é um pequeno país (320 mil habitantes) e que um tal fenómeno não aconteceria em França, na Alemanha, ou em Portugal. Mas, com o peso das novas tecnologias da comunicação e a velocidade com que se desenvolvem as modas... nunca se sabe.

Aos dirigentes tradicionais, num mundo que, cada vez mais, se interroga quanto à forma como estão a responder à crise - ou a outros desafios - pode abrir-se um novo concorrente, o do descontentamento eleitoral levado a consequências mais drásticas.

Afinal, toalhas gratuitas em todas as piscinas portuguesas até poderia ser uma boa proposta eleitoral...

Sem comentários: