domingo, outubro 26, 2003

Colaboração - Manuel Pedro

Nem de propósito, aqui temos a primeira colaboração externa à redacção.
O nosso grande amigo Manuel Pedro inicia uma colaboração que se espera longa e proveitosa para todos nós. Ainda não domina completamente o conceito de "moiteiro", usando a antiga designação de "moitense", mas acreditamos que não por muito tempo.
No entanto, enriquece-nos com um conceito perfeitamente revolucionário - o de "amoitados".
Mas não nos demoremos e vamos lê-lo:

A Moita, os Amoitados e os Atrás da Moita (Crítica a um texto de José Silva Santos)

Finalmente surge uma ideia, do PSD local, para que se veja que o PSD da Moita também tem ideias.
Diz o opinioso José Silva Santos, vereador do PSD na Câmara Municipal da Moita na edição nº 169 do jornal da Moita, que desejaria que a ministra Ferreira Leite legislasse de modo a extinguirem-se as juntas de freguesia.
Nada mais razoável nesta época de contenção de despesas no orçamento geral do estado. Sempre se eliminavam uns bons milhões de Euros nesse "non sense" que é o poder local, o desemprego subiria um pouco, com os funcionários públicos todos no olho da rua, mas o que se poupava com a extinção dessa espécie despesista que são os presidentes de junta e todos os eleitos para esses orgãos inoperantes e duplamente chupistas do erário público !
No caso da Moita as freguesias de Alhos Vedros, Baixa da Banheira etc. seriam todas extintas e por seriamos finalmente todos Moitenses, só que quem vivesse por exemplo no Vale da Amoreira, seriam que Moitenses ?
Isso não seria claro, porque obviamente, os Moitenses da vila da Moita seriam sempre os Moitenses "A".
Concerteza que haveria discussões sobre quem seriam os Moitenses "B", se os de Alhos Vedros se os da Baixa da Banheira, e este problema continuaria a existir com os outros Moitenses, os "C","D" e "E", respectivamente os habitantes do Gaio-Rosário de Sarilhos Pequenos e do Vale da Amoreira, pois nenhum dos seus habitantes gostaria de ser ultrapassado na hiérarquia alfabética doravante existente.
E o Penteado que nem junta de freguesia tem ?
Que estatuto teria neste futuro opaco... Teria de se conservar na qualidade de Amoitado, mas aí também o problema persiste. Seria o Penteado o "Amoitado A" ou o "Amoitado B" ou o "Amoitado C" ? Dado os Brejos da Moita e a Quinta da Fonte da Prata quererem concerteza disputar esse estatuto. Mas os casos mais complicados prevejo eu que sejam os casos das Arroteias e da Barra Cheia, as próprias designações de Moitenses "A","B","C","D" e "E" ou de Amoitados "A","B" e "C"...etc, seriam para estes descendentes de povos laboriosos e orgulhosos da sua identidade, como são os Caramelos um motivo de afronta, e não existiriam motivos para que os adoptassem. Seriam sempre estes habitantes da Moita, os das Arroteias e os da Barra Cheia, vamos por isso passar a designar estes cidadãos por os "Atrás da Moita".
Existiriam assim os "Atrás da Moita das Arroteias", e os "Atrás da Moita da Barra Cheia".
Como podem constatar isto está-se a tornar complicado, e todos os habitantes da "Grande Moita" teriam motivos para andar revoltados...devido às particularidades dos habitantes das antigas Vilas e lugares da Moita serem bastante evidentes, e depois passarem por decreto a serem todos Moitenses em geral...tendo os da futura cidade da Moita um estatuto especial.
Seria mesmo um caso para se dizer, que se por exemplo a "Moita B" e a "Moita C", Alhos Vedros e a Baixa da Banheira ou vice versa, em conjunto com os "Amoitados A,B e C" do Penteado da Quinta da Fonte da Prata e dos Brejos da Moita ou vice versa, e os "Atrás da Moita da Barra Cheia e das Arroteias" se juntassem todos, poderiam cagar para a Moita ou se houvesse revoltas de cariz autonómico destas localidades, uns poderiam cagar atrás da Moita e outros cagar amoitados.
E assim se vê como a ideia que parecia excelente ao princípio de se criar a grande Moita se transformou como pudemos ver numa grande Merda !

Manuel Pedro
Sábado, 25 de Outubro de 2003

Sem comentários: