domingo, outubro 26, 2003

Informações úteis

Atendendo ao muito que deve ser dito e escrito sobre o seu tema, o nosso blog terá diversas rubricas e colaborações externas.
Entre as rubricas poderemos encontrar tanto “Injustiças históricas” (momentos particulares em que Alhos Vedros se viu humilhada pelo poder central usurpador através de actos antentatórios bem concretos), “Cenas do Quotidiano” (episódios da vida diária que bem revelam a situação de subalternidade em que vivem os alhosvedrenses num território que já foi seu), “Figuras” (heróicas ou desprezíveis as suas acções é que as poderão qualificar para os nossos leitores), “Modos de vida” (análise do comportamento das diferentes populações residentes no antigo concelho de Alhos Vedros) e “Curiosidades” (aspectos caricatos e quase inexplicáveis da nossa realidade).
As colaborações externas serão devidamente assinaladas, estando previstas boas surpresas.

A título de exemplo, podemos começar por uma curiosidade bem actual. Sendo nos limites da freguesia de Alhos Vedros que se encontram dois dos bairros mais populosos do concelho, um consolidado e outro em instalação, ou seja, as duas (!!!) nóveis Quintas da Fonte da Prata, que vantagens em termos de infraestruturas ganhou Alhos Vedros ?
A rutilante e novíssima via de 4 faixas de rodagem estanca a 500 metros da localidade, só servindo verdadeiramente o acesso à sede do concelho embora, por exemplo, as crianças do bairro já existente se desloquem para a respectiva Escola até ao 9º ano. A zona ribeirinha está eternamente por recuperar, enquanto o novo parque foi feito em cima de velhas salinas e de frente para ruínas fabris. A estação dos Correios é uma sala mal acanhada em que as pessoas são obrigadas a formar fila na rua e quanto ao pomposo “Posto Municipal”, a simpatia do pessoal lá colocado é inversamente proporcional à sua aversão a Alhos Vedros e à sua população.

Sem comentários: