terça-feira, outubro 28, 2003

Esclarecimento

Após o aparecimento do nosso blog, alguns(mas) amigos(as) perguntaram-nos porque assinávamos os textos sob pseudónimo.
Nada de mais óbvio e elementar: assim o impõem questões de discrição e segurança.
Como nos tempos que precederam a Restauração, quando em Évora, os conspiradores usavam o nome do “Manelinho” (pobre infeliz e indigente que andava pelas ruas da cdade) para melhor comunicarem sem ser detectados pelas forças repressoras do poder usurpador, também hoja em Alhos Vedros é necessário fugir às perseguições.
O criador e animador deste blog redentor assina-se como Paulo, pois como os eruditos saberão, Paulo foi o seguidor de Cristo que no primeiro século da nossa era, convertido à nova fé e despido de anseios de poder, se veio a tornar o apóstolo mais activo da nova mensagem, divulgando a “palavra” através de viagens em torno do Mediterrâneo, conquistando a custo do seu suor e sacrifício todas as almas que conseguiu para a sua causa.
Como a sua, a nossa é uma obra com um espírito quase missionário, de evangelização dos pobres de espírito, através da difusão da verdade salvadora.
Os nossos colaboradores externos ou retomam pseudónimos já conhecidos (como o Manuel Pedro já conhecido pela colaboração ocasional em “O Rio” e cujo email já foi vandalizado por vírus nos últimos dias) ou adoptam novos como o nosso colaborador e comentador da “vida cultural” do concelho, José Silva. Outros se lhes seguirão, divulgando factos, ideias e opiniões que, em virtude de mecanismos censórios mais ou menos dissimulados, os impedem de se expressar em outros meios de comunicação.

Sem comentários: