quinta-feira, outubro 23, 2003

Definição de moiteiro

Ocupámo-nos anteriormente dos meios ilegítimos da original elevação da Moita a vila e concelho, tendo tecido comentários menos abonatórios aos moiteiros, por oposição aos alhosvedrenses.
Convém, por isso, definirmos aquilo que entendemos pelo conceito de “moiteiro(s)”, pois a definição rigorosa dos conceitos é um princípio essencial de qualquer tese que se queira digna nas ciências sociais e não só.
Isto é tanto mais necessário quanto se pode erroneamente pensat que moiteiro é todo aquele que vive ou mora na terra da Moita e nada é mais errado.
Existem pessoas que nasceram, foram criadas e vivem na Moita e não merecem o opróbrio de moiteiro, bem como existem a que o não desmerecem e nasceram e vivem algures, inclusivamente na nobre Alhos Vedros. Como em outros regimes opressivos do passado, também a ditadura moiteira promoveu a transmigração de populações para enfraquecer as resistências locais e aliciou trânsfugas ambiciosos em busca de pedacinhos do poder dirigente.
Entendamo-nos, pois.
Moiteiro não é quem, por força das circunstâncias nasceu ou vive na Moita, mas não colabora activamente e até lhe desagrada pactuar passivamente com a opressão do poder central moiteiro. Temos exemplos vários deste tipo de resistentes que, outrora, mesmo nas piores condições se opuseram a poderes injustos no seu próprio terreno. Para quem lê pouco e pouco sabe disso pode-se sempre ver “A Lista de Schindler” com alguma vantagem.
Por sua vez, é moiteiro aquele que, mesmo filho de Alhos Vedros, se vendeu por alguns vinténs ao brilho do inimigo e, de forma mais ostensiva ou dissimulada, não passa de um colaboracionista. Aqui, podemos voltar ao mesmo período histórico e apontar o regime francês de Vichy durante a ocupação nazi como exemplo notório de traição aos princípios patrióticos.
Moiteiro é, em sentido restrito, todo aquele que colabora activamente no poder exercido ilegitimamente pela Moita sobre as localidades e populações circundantes, delas explorando os recursos e submetendo-as aos seus interesses particulares.
A partir desta definição que, mesmo restrita, não deixa de ser geral, podemos então passar para a análise mais detalhada de outros aspectos daquilo que é um moiteiro como objecto de estudo.

Sem comentários: