terça-feira, dezembro 02, 2008

Anarquismo x "Comunismo"


Na minha opinião, Pedro Kropotkine é mais importante para o movimento libertário do que Bakunine, chegou a participar no primeiro governo saído da revolução russa, mas logo o abandonou por divergências insanáveis com os sociais-democratas bolcheviques, a que Lenine tinha mudado à pouco tempo o nome para partido comunista da Rússia.

A verdade é que o PCP, foi beber aos Maximalistas e aos Anarquistas portugueses que na época da I república, tinham a maior força entre os trabalhadores e intelectuais, editavam diáriamente um jornal libertário, "A Batalha" e dominavam a CGT, Confederação Geral do Trabalho, cujo lema era Pão e Liberdade.

O PCP veio por isso apanhar o que restava desse grande movimento anarquista português do princípio do séc. XX e destruir-lhe a ideia libertária, aniquilando-o no processo, devido a erros estratégicos dos anarquistas, por se terem unido aos "comunistas" em lutas em que nunca se deveriam ter unido.

Na Espanha depois, durante a guerra civil, os "comunistas" espanhóis fizeram o mesmo aos anarquistas, chegando a haver fuzilamentos de camaradas anarquistas por parte dos "comunistas".

A lição está aprendida, nunca os anarquistas se podem unir a pseudo-comunistas apologistas de ditaduras e colectivismos onde uma elite detem os poderes totais.

AV2

1 comentário:

Anónimo disse...

que podre essa porra!!!nao tem nada ve fdp!!