sexta-feira, março 20, 2009

Os outros 34 anos de gestão PCP/CDU

Dos artigos mais bem definidores da política PCP/CDU dos últimos anos.
Republicamos aqui o texto do António Chora e desejamos que seja ele o cabeça de lista do BE para as autárquicas neste lamentável e actual Concelho da Moita, com Alhos Vedros ainda subjugado e vergado ao poder moiteiro.

"O PCP/CDU realizou há pouco tempo algumas iniciativas relacionadas com a sua gestão autárquica e não se cansou de auto elogios em que é pródigo.

Para esta força politica que nos desgoverna à 34 anos, tudo o que está feito no concelho é obra sua, e o que não está feito é culpa dos governos centrais que, tal como eles, nos tem desgovernado ao longo dos anos.

Foram feitos alguns parques, arranjos nas vias de comunicação, uma ou outra biblioteca, o Fórum José Manuel Figueiredo, os esgotos foram retirados das ruas e encaminhados para o rio Tejo, as ruas betonadas verdade, mas são 34 anos de governação. Mas se verificarmos quem subsidiou com a maior verba, constatamos que foi dinheiro oriundo da União Europeia que tanto criticam, e onde não se cansam de dizer não deveríamos ter entrado e o restante vindo directamente do Orçamento Geral do Estado.

Trabalho feito pela PCP/CDU e com meios financeiros próprios, foi a criação de um PDM (Plano Director Municipal) que se limitou a criar mais e mais urbanizações, sem garantir as infra-estruturas necessárias, o que tem conduzido a esgotos a correr a céu aberto no caso de Alhos Vedros, ao rebentamento das condutas de esgotos à mais pequena chuva, inundando as ruas das vilas de dejectos, à falta de espaços no interior das vilas para instalar equipamentos públicos no âmbito da saúde, do desporto e da educação, equipamentos que quando existem ficam à margem dos centros urbanos com todas as consequências dai resultantes para as populações.O projecto PCP/CDU de desenvolvimento nos últimos 30 anos, em nada difere do projecto existente na câmara na década de 60, habitação, habitação, habitação.

O interior das vilas (Alhos Vedros, Baixa da Banheira e Moita é um complexo habitacional com prédios degradados, pátios a abarrotar de pessoas que em muitos casos usam WC colectivas, autênticos guetos a viverem paredes meias com prédios e andares de valores incalculáveis.No campo desportivo, somos o concelho PCP/CDU com mais carência para a prática de qualquer actividade, não há equipamentos municipais para a prática do atletismo, da natação, neste campo temos um tanque em Alhos Vedros e promessa de uma piscina ou novo tanque na Moita.
Na Baixa da Banheira, a freguesia mais populosa do concelho, nem piscina nem tanque que possa ser utilizado para a pratica desportiva, clínica ou de lazer.

No campo do lazer o concelho tem mais de 20 Km de orla marítima, completamente destruída, subaproveitada e onde poderia existir uma indústria de aquacultura, geradora de empregos, pequenas praias fluviais, museu do sal, condições para a prática da vela ou outros desportos marítimos, não fosse o rio ser um esgoto colectivo deste concelho, por opção das politicas do PCP/CDU.

Não podemos esquecer o actual processo de revisão do PDM, o envolvimento da Polícia Judiciária no mesmo cujas conclusões se esperam, as inspecções de IGAT e o impedimento da consulta do relatório aos autarcas da oposição. Tal não impede que mesmo sem o PDM aprovado, se continue a votar alterações do uso do solo do publico para o privado, como foi a ultima aprovação pela CDU e PSD, que retirou do uso publico um terreno previsto para uma escola e o quer entregar para uso privado de um Fórum da Saúde.

O BE nada tem contra o sector privado na saúde, desde que o sector publico garanta os serviços necessários, urgentes e gratuitos como consta na Constituição, agora não podemos ficar indiferentes a mais uma irregularidade que é uma alteração de uso de solo à revelia do PDM ainda em vigor.No aspecto financeiro, confirma-se aquilo que o BE já referiu anteriormente: uma gestão financeira desastrosa conduziu o Município da Moita a uma situação que não é ainda de ruptura financeira (que é a situação mais grave, implicando a retenção pelo Ministério das verbas anualmente atribuídas pelo OE) mas que é uma situação desprestigiante para uma terra como a Moita.

O total da divida é de 27,6 milhões de euros (5,4 milhões de contos) e as receitas 34 milhões de euros, ou seja a divida atingiu o valor astronómico de 80,74% da receita.

O Município ultrapassou assim o limite de endividamento a médio e longo prazo, e assim a Moita passa a fazer parte da lista dos municípios altamente endividados. Uma vergonha. E o que é mais grave, é que este sobre-endividamento (endividamento excessivo) não resulta de investimentos para melhorar o bem-estar da população.

Não, este sobre endividamento resulta antes duma gestão descuidada, sem rigor e sem preocupação com as populações carenciadas. Com a gestão da CDU o futuro da Moita, do ponto de vista financeiro, está hipotecado.Segundo o Relatório da Câmara nem durante os próximos cinco anos haverá condições de alcançar uma situação financeira minimamente confortável. É uma situação gravíssima, já que devido ao peso e aos encargos da dívida, não poderão ser efectuados nos próximos anos os investimentos necessários para que os habitantes do concelho da Moita melhorem a sua qualidade de vida.

O Executivo da PCP/CDU nestes 34 anos de desgovernação não mostrou nem Trabalho nem Competência. E o povo do concelho da Moita é que ficou a perder com uma gestão financeira que arrastou o concelho para um aperto financeiro brutal nos próximos anos.Em vez de fazer progredir a Moita, a desastrada gestão financeira do Executivo condenou a Moita à estagnação e ao atraso. Nunca o concelho da Moita foi colocado, como acontece nos dias de hoje, na lista dos Municípios mais endividados do país.

Chega de má gestão!

Antonio ChoraDeputado Municipal do Bloco de Esquerda "

Publicado no RIO
Política : Opinião: Os outros 34 anos de gestão PCP/CDU em 2009/3/18 20:10:00

14 comentários:

Anónimo disse...

Sempre gostei de ouvir este homem força a todos para correrem com estes gajos do galho.Ass.zecadiabo

Anónimo disse...

Concordo com a grande (saliento grande) maioria das coisas, mas infelizmente para a nossa terra ainda há pessoas que dizem que está tudo bem e que o nosso concelho está melhor que todos, tenho muita pena da Nossssssa Moita. Porque será que algumas pessoas não entendem ver o que já está cá mais .... chega! Ao fim de 34 anos acho que está no limite tanta banha da cobra. A politica do colectivo assenta sempre no bota abaixo, sempre a mesma coisa "o central" será que outra giria não desenjoava ? Nunca têm responsabilidade em nada do que ou fazem mal ou simplesmente não fazem. O Vosso amigo

Anónimo disse...

Este gajo ou é parvo ou é estúpido.

















Ou então as duas coisas juntas...

Anónimo disse...

Quem Chora, não mama. O Chora, quer é mama.

Anónimo disse...

o Chora deve ser do tipo "O Zé faz falta" faz falta é para mamar. ouvi dizer que este Chora e mama, mas é lá para os lados da Alemanha. sera?

Anónimo disse...

relativamente à pross abstenho me de fazer comentários. AGORA SOBRE AS MENTIRAS QUE SÃO DITAS FAÇO UMJ COMENTARIO. POR VEZES QUANDO TENHO TEMPO ASSISTO ÀS SESSÕES PUBLICAS DE CAMARA, E NUMA DELAS ASSISTI A UM VEREADOR (psd) A FALAR SOBRE O RELATORIO DA igat SINAL QUE CONSULTOU. MAIS TARDE VIM A SABER QUE O VEREADOR DO be O SR. RAMINHOS TAMBÉM CONSULTOU. UM DIA TUDO SE SABERÁ QUAL O DIA DO M~ES HORA E TUDO. PORTANTO SR. CHORA DEIXE DE SER MENTIROSO. FALE VERDADE

Anónimo disse...

O Chora (ala social democrata do BE), cujas lágrimas têm sido secas com o lenço perfumado do patrão alemão, falta à verdade.
É mentiroso e encaixa às mil maravilhas na espécie de organização onde é sócio ou agitador.
Na verdade, o relatório do IGAT, não sendo público, está disponível e já foi consultado por todos, mas mesmo TODOS, os elementos da chamada oposição.
Por esta e por outras (a seu tempo) percebe-se a "transparência e a lisura" desta gente supostamente séria.

Com os respeitosos cumprimentos,
O vosso melhor amigo.

Anónimo disse...

Caberá na definição de "bom pai de família" aquele que se endivida em benefício próprio e empurra a dívida para os filhos e netos?

Anónimo disse...

Permita-me uma "pequena" correcção, não se trata de benefício próprio pois não estamos em Felgueiras, Braga, Valpaços, Cernache do Bonjardim, Ponta do Sol na ilha da Madeira, Marco de Canaveses, Nazaré... onde, aí sim houve benefício próprio, os autarcas foram condenados e presos. Todos eles, coincindência, militantes do PS, PSD e CDS, mas nenhum do PCP.
Aqui, o endividamento foi para o benefício da comunidade pois o concelho em 1976 não tinha nada. Das estradas, às infra-estruturas, a equipamentos de trabalho, ao abastecimento de água, às escolas primárias, etc, etc, tudo faltava.
As receitas disponíveis resultavam das taxas de cães e de caça, mal davam para pagar os poucos funcionários que o município tinha. Quanto mais para fazer obra e transformar como foi transformado positiva e radicalmente o nosso concelho.

Com os respeitosos cumprimentos,
O vosso melhor amigo,

Anónimo disse...

TEm graça essa do Concelho não ter nada...

Na Moita havia uma piscina, ques destruiram.
Havia um parque que era um orgulho e hoje está vedado e sem beleza nenhuma.
Foi construído um pavilhão gimnodesportivo, que é o único que existe.

Havia uma banda musical na capricho...

Importa-se de repetir essa de não haver nada na Moita.

Por este caminho qualquer dia não há mesmo nada. Mas o POVO é soberano e assim quer.


O BANDA DA CAPRICHO

Anónimo disse...

O Dr. Fantasia, ontem, disse na CISB que a quinta das Fontainhas foi adquirida, p+elo grupo Pluripar, para a construção de um Centro Comercial.

Confirma-se ?

Anónimo disse...

Nós já tínhamos negociado para um centro comercial. Estava tudo negociado, parou tudo, porque o PDM foi suspenso e não se pode ali fazer nada. Saiu-nos furado o negócio”, disse Fernando Fantasia.

O empresário garante que não sabe nada sobre as irregularidades no banco, que durante anos manteve os terrenos fora das contas, e negou ser um testa-de-ferro de Oliveira e Costa.


As audições ao “caso BPN” continuam esta quarta-feira no Parlamento.

CC/Sandra Afonso

http://www.rr.pt/InformacaoDetalhe.aspx?AreaId=11&SubAreaId=39&ContentId=281361


!link c/ficheiro audio!

Anónimo disse...

Tinham negociado um centro comercial? Com quem? Com o João Lobo que hoje se tornou no candidato oficial?

Mas o homem também andou metido naqueles negócios?

Anónimo disse...

foi em troca da casa da Costa da Caparica e agora ele tá lixado com o gajo que lhe pagou a casa