domingo, fevereiro 06, 2011

Apelo-Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros

Quem passa perto do antigo Hospital da SCMAV, não deixa de reparar no grau de degradação do edifício que durante anos serviu como Hospital Concelhio.
Quem entra na Capela da Misericórdia, repara também na degradação do seu interior e na queda dos seus azulejos setecentistas que parece predestinada porque as paredes da Capela não sofrem nenhuma restauração há anos. A SCMAV não tem meios para restaurar esses edificíos, mas a Capela tem um valor histórico e patrimonial de interesse não só local mas nacional e mundial.
A Câmara Municipal da Moita nada fez nem apelou aos organismos nacionais para que fizessem, alguma obra de restauração da Capela e durante décadas a situação foi piorando.
Convém lembrar que a Capela do Esteiro Furado, foi totalmente saqueada dos seus azulejos setecentistas, as pedras tumulares roubadas e o seu interior esventrado sem que a Câmara da Moita se interessasse um pouco que fosse com isso.
Urge fazer qualquer coisa para salvar o património e não basta falar e fazer Encontros sobre História Local, tem de fazer, ou indicar pelo menos em que condições está o património histórico, para alguém com alguma sensibilidade o possa salvar... porque a sensibilidade do poder local para estas coisas da história é manifestamente nula, ou pior, omissamente condescente para com a sua destruição em alguns casos, como na destruição da Cadeia Velha (Antigos Paços do Concelho de Alhos Vedros) ou falsamente apoiante, como foi o caso da destruição das Antigas Estações de Comboios de Alhos Vedros e Moita, ou completamente inoperante como é o caso da Socorquex que era para ser o Museu da Cortiça, (Populista e demagógicamente apresentado como bandeira eleitoral e imediatamente esquecido após) e agora ameaça ser apenas um monte de escombros.

2 comentários:

AV disse...

Camarada, os pontapés na ortografia do título, são um acto de misericórdia?

AV1

AV disse...

Ups...Já está corrigido.
Bem Vindo a casa, camarada.

AV2