quinta-feira, dezembro 11, 2008

Forúm das Esquerdas

"Mais de 50 personalidades de esquerda, do PS, do Bloco de Esquerda e comunistas, subscrevem o apelo à participação no Fórum sobre Democracia e Serviços Públicos, domingo, em Lisboa. Na lista, hoje divulgada pela organização do fórum das esquerdas, estão deputados do PS como Manuel Alegre, Eugénia Alho, Júlia Caré e Teresa Portugal, mas também membros da Corrente Socialista, fundada por Alegre, como Elísio Estanque, Jorge Bateira, Nuno David e Jorge Martins."

Bom isto já me parece ser qualquer coisa, parece que o BE finalmente se posiciona para agrupar as esquerdas e reunir consenso para que se torne uma alternativa para governar.

É preciso que se organize uma viabilidade para Portugal, estas esquerdas parecem-me viáveis, visto que a esquerda representada pelo PCP é apenas retrógrada e assente em modelos sociais-fascistas.

E as direitas não farão nada de idêntico?

Penso que seria altura também de haver uma reunião de direitas sérias e que apresentassem uma renovação.

Os partidos actuais de direita já provaram que não servem, e como direita refiro-me ao PS, PSD, CDS-PP.

10 comentários:

Anónimo disse...

O BE anda a fazer o quê?

O futuro o dirá, como disse em Lisboa, mas na minha opinião anda a viabilizar o PS.

Anónimo disse...

Sem definição de políticas alternativas e (o que o BE+PS não têm) uma estrátégia para a transformação política, económica e social da sociedade a "alternativa para governar" não serve de nada. É, com nuances, a repetição de mais do mesmo e a evolução na continuidade com diferentes mas antigos personagens (BE=UDPs,PSRs+vira casacas e opurtunistas).

Com os respeitosos cumprimentos,
O vosso melhor amigo.

Anónimo disse...

Onde está "opurtunistas" devem ler oportunistas.

Com os respeitosos cumprimentos,
O vosso melhor amigo.

AV disse...

"Sem definição de políticas alternativas e (o que o BE+PS não têm)"

Mas quem tem apresentado maiores definições políticas alternativas é o BE, e o facto de Louçâ ser economista é uma mais valia e pode ser a solução intermédia para Portugal se ele for primeiro ministro.

Quanto ao PS estou totalmente de acordo e abranjo o que disse até ao PCP, que não as tem nunca as terá porque segue modelos falhados de economia de estado.

O binómio PS+BE não se pôe, isto foi o que disse Louçã ontem, acredito nele, dou-lhe o benefício da dúvida, se se coligasse com o PS isso seria antinatural e o BE deixaria de ter qualquer lógica como partido, aliás como todos os outros não a têm já.

As alternativas do PS para coligações à posteriori, são o PCP e o CDS, visto que o PSD abdicou de existir como partido autónomo e tornou-se o PS(b), melhor os "Verdes" da União Nacional-Socialista.

O Vosso mais Leal Inimigo
AVP

Anónimo disse...

Caro mais leal inimigo

Qual é o projecto do Bloco de Esquerda e que propostas para Portugal?

Escreva aqui o que sabe e estaremos todos elucidados.

O PSD e CDS têm um projecto bem definido, o PS também e o BE, o que tem?

Anónimo disse...

BE(com a sua heterogeneidade)=fragmentos, um partido desde quando? Bem ou mal, para ser um partido precisava, o que nâo tem, de uma definição de classe, ideológica, programática e estratégica.

Não confundir a defesa avulsa de causas, própria de movimemtos, com a necessidade de transformação radical e a 180 graus da sociedade capitalista. Uma coisa não conduz à outra.

A defesa, normal no BE=fragmentos, de causas (liberalização da canabis, proibição de trangénicos, mas sem destruição de propriedade...) positivas, algumas, mais não passam de paleativos nesta sociedade que há muito deixou de ser resposta para as necessidades do HOMEM.
É necessário não andar ao "sabor dos ventos" e ter uma direcção inequívoca para a substituição do actual modelo (irrecuperável) de organização política, económica e social, mas disso o BE=fragmentos não pode nem quer falar.

Se nos recordarmos dos senhores (alguns integram o auto-denominado fórum das esquerdas) que nos últimos 34 anos têm desgovernado, roubado e sacrificado o país e os portugueses, concluimos que não é por falta de senhores doutores economistas.
Por isso, quanto ao Louçã ser economista não é, por si só, um "cartão de visita" recomendável nem um factor de desenvolvimento, progresso, agrupamento do que quer que seja e muito menos ainda de fusão dos ideais de esperança e libertação da humanidade.

Com os respeitosos cumprimentos,
O vosso melhor amigo.

Dr. Jekyll e Mr. Hyde disse...

os cães andam todos raivosos por o bloco lhes estar a passar à frente nas sondagens...

qu estavam à espera?

AV disse...

Vou responder sem demagogia e sendo totalmente honesto, não estou aqui para enganar ninguém !

Primeiro ponto, não sou do BE, talvez quem melhor lhes possa responder quais são as suas estratégias para o País sejam eles, mas pelas muitas propostas apresentadas e com possibilidades de dar uma verdadeira resposta aos problemas, acredito que seja o grupo parlamentar que mais efectivamente tem apresentado uma viabilidade para Portugal.

Os outros partidos têm todo um passado que nos faz lembrar o presente destroçado em que vivemos.

AVP

Anónimo disse...

Revisitando a história verificamos que o BE é novo na data de constituição (criado a seguir a umas eleições por sugestão do PS num debate televisivo), mas velho na sua composição.

O BE é o conjunto dos CHAMADOS extremistas de esquerda mais visiveis (PSRs/UDPs...) ou seja, são senhores que andam por cá desde 1974 e apesar de se disfarçarem com uma nova roupagem continuam a ser as mesmas velhas pessoas, com a mesma velha personalidade.

Todos nos lembramos do que foi, com prejuízo para a democracia, a acção dos esquerdalhos até ao final do chamado "verão quente de 1975".
Desde invasões a embaixadas (a de Espanha); ocupações de habitações (em Alhos Vedros há memória disso); tentativa de expulsar das escolas jovens cidadãos só por serem comunistas (atitude "digna" de grande respeito pela democracia com que hoje tanto enchem a boca) e muitissimas outras tristes histórias protagnizadas pelo esquerdismo e o seu pseudo "radicalismo pequeno-burguês de fachada socialista" com o qual assustaram muita boa gente que, com medo, deixou-se aliciar e reforçou o apoio social da direita.

No passado histórico recente com todo o absurdo pseudo radicalismo... os esquerdistas só contribuiram seriamente (beneficiando a extrema direita) para o reacçionário golpe do 25 de Novembro.
Faço recordar a este propósito e entre outros episódios o comportamento fracturante destes senhores na famosa assembleia de militares em Tancos, novembro de 1975, que (ameaçando com as armas, mas depois escondendo-se cobardemente sem assumirem as consequências) foram decisivamente a espoleta que a extrema direita esperava para o eclodir do golpe encabeçado pelo reacçionário coronel Jaime Neves.

O golpe contra-revolucçionário do 25 de novembro (a lotaria da direita) veio fechar "As Portas que Abril Abriu". Lançou as bases para a recuperação dos previlégios retirados ao capital e conduziu à brutal ofensiva dos direitos, liberdades e garantias conquistados pelos trabalhadores e a população em geral de que hoje nenhum estrato social escapa e com tendência para piorar.

O BE é a face camuflada do esquerdismo que à "semelhança de um iceberg" de vez em quando mostra a extremidade. Assim aconteceu recentemente no Algarve com o irresponsável acto terrorista que consistiu no assalto e destruição (aplaudido por Louçã) de propriedade agricola privada com produção, legal, de bens genéticamente transformados.

O esquerdismo enganou e, por enquanto, ainda vai conseguindo enganar muito boa gente incauta.

Com os respeitosos cumprimentos,
O vosso melhor amigo.

Anónimo disse...

Oh Camaradas do Bloco o nome Sá Fernandes soa a alguma coisa?Pensem bem.....Estejam de bica calado sff.