sexta-feira, abril 30, 2010

Pornografia empresarial

Do I:

«Granadeiro: Se Zeinal foi "o pai", eu fui a "pílula do dia seguinte"»

Blearghhh....

PCP-Secção Porcos Ibéricos-Jerônimo Fumou e Inalou !

Da TSF:

"O secretário-geral do PCP considerou que a concretização do projecto do TGV merece uma reflexão, mas que não pode ser parado. Em Almada, Jerónimo de Sousa criticou os ataques do PSD a Espanha e defendeu o reforço da cooperação ibérica."



O Porco Ibérico, José Saramago mandou uns TGVs, já enrolados lá da terra dele, a Espanha e o Jerônimo Sousa fumou aquela merda e agora só diz disparates.

quinta-feira, abril 29, 2010

O Ministro António Mendonça, Só Pode Estar a Gozar com os Portugueses 2

Notícia Completa da TSF:

"Ministro admite reavaliação de auto-estrada do Centro


Hoje às 20:02-O ministro das Obras Públicas admitiu a reavaliação da auto-estrada do Centro. De resto, António Mendonça confirmou o avanço de todas as outras grandes obras públicas.
O ministro das Obras Públicas admitiu, esta quinta-feira, reavaliar alguns dos troços da auto-estrada do centro, apesar de ter garantido que se mantém a ligação Coimbra-Viseu.
Num dia em que o ministro das Finanças assegurou que apenas os projectos prioritários iriam avante, António Mendonça confirmou o avanço de todos os outros grandes projectos públicos, incluindo o TGV e o novo aeroporto.
Em conferência de imprensa, este ministro assegurou que se mantinham os projectos relativos às «concessões rodoviárias que já foram objecto de adjudicação e cujos processos decorrem normalmente».
«Gostaria de afirmar o compromisso relativamente à linha de alta velocidade entre Lisboa e Madrid *», confirmou o titular da pasta das Obras Públicas, que garantiu ainda que a terceira travessia do Tejo se mantém nas prioridades do Governo.
No que se refere à auto-estrada do Centro, que ainda não foi ajudicada e que ainda está a concurso, onde o Governo «pretende fazer uma reavaliação no seu objecto».
Perante a actual situação financeira, que o ministro admitiu ser complicada, António Mendonça chamou à atenção para a necessidade de «manter a cabeça fria».
«Não podemos redefinir decisões de natureza estratégica que têm a ver com objectivos fundamentais de desenvolvimento económico e que são projectos estruturantes para o país e para as empresas ao sabor da volatibilidade dos mercados financeiros», lembrou."

* Mas este ministro ainda acredita que Espanha, que está ainda pior que Portugal, vai fazer alguma linha de TGV no futuro mais próximo !
Acorde e enfrente a realidade ministro das obras públicas, pare de dizer disparates, vá-se embora, tenha vergonha !

O Ministro António Mendonça, Só Pode Estar a Gozar com os Portugueses ! !

Depois de o Governo com o apoio do PSD, roubarem dos Portugueses mais desesperados, os Desempregados, que este governo criou com as suas políticas desastrosas, e prepararem-se para aumentar o IVA, aumentar os impostos e com os Bancos a dizer que as Taxas de juro podem chegar aos 16% , e com o risco de Portugal cair na bancarrota !!!

O ministro das obras públicas, António Mendonça, tem ainda o descaramento de dizer isto:

"O ministro das Obras Públicas admitiu a reavaliação da auto-estrada do Centro. De resto, António Mendonça confirmou o avanço de todas as outras grandes obras públicas."

Só pode estar a gozar com os Portugueses, é muita sem vergonha na cara.
Ainda há alguém que ache que este governo pode continuar em funções ?

Demissão imediata deste ministro e de todo o governo !

Pela Pátria !
AV2

Portugal e Grécia-Olha o IV Reich com duas Bitolas !

Da TSF:
"O ministro alemão da economia fez saber que vem a Lisboa, no final da semana, para discutir a crise que atravessa a Europa com o Governo português.

O ministro alemão da economia disse, esta quarta-feira, que se irá encontrar com o Governo português em Lisboa no final da semana para discutir a situação da crise financeira que atravessa a Europa, noticiou o Dow Jones Newswires.
Falando aos jornalistas em São Paulo durante uma visita ao Brasil, Rainer Bruederle afirmou que fará uma paragem em Lisboa para conversações com o Governo português antes da sua viagem de regresso a Berlim.
O ministro alemão acrescentou, em relação aos desafios de Portugal, que a situação «não é comparável» com a da Grécia, onde o défice atinge os 13,6 por cento, sendo que o governo grego enfrenta um problema de dívida pública agudo."

O ministro da economia do IV Reich, esteve no Brasil e deve ter reparado que lá se fala em Português, que é uma economia forte e com um consumo interno comparável apenas aos EUA, dentro do Continente Americano. O IV Reich precisa de ter como parceiro o Brasil, para isso precisa de alguém que na Europa fale Português, (porque o Alemão é uma língua sem expressão no contexto Mundial) e, Novidade para os Hunos !
Esse País é Portugal !

Já está mais manso, e já vem discutir a situação da crise financeira* com o "desgoverno" português e não é por causa dos nossos belos olhos azuis arianos, mas sim porque fazemos falta como intermediário, para que a UE entre no mercado do Brasil.
Brevemente o ministro da economia do IV Reich da França, o outro País do Eixo, irá a Angola e depois descobre o mesmo e concerteza que também irá querer falar com Portugal, porque Angola também fala Português e somos o interlocutor priveligiado para o fazermos.
Depois o ministro da economia da Polônia, vai a Moçambique e descobre o mesmo, etc. etc.

O IV Reich é que precisa de nós, não somos nós que precisamos do IV Reich !

A Grécia nada conta para o IV Reich é descartável, não há ninguém que fale Grego no Mundo sem ser os gregos, a Grécia pode bem sair do clube Euro, pensam eles, lá na Europa dos ricos, no Eixo Franco-Alemão, no IV Reich que nos empresta o dinheiro com taxas de juro altíssimas e ainda por cima com maus modos.

*A solidariedade da "união europeia" e essa treta toda em que nos meteu o Mário Soares, sem nos perguntar nada e o Euro em que embarcamos, também sem sermos consultados e que é um dos principais motivos da nossa crise económica. (Temos de produzir ao preço do Escudo mas exportar ao preço do Euro, e desde que entramos no clube eurónico tudo subiu para o dobro, Porra...) nada significa para os Alemães no caso da Grécia, porque são Gregos = Irracionais, e só falam Grego, (foi um erro metê-los no Clube do IV, foi um impulso por causa da queda das ditaduras e dessa merda da democracia, pensam agora mais sóbriamente os Hunos e seus aliados...)

A Grécia foi a nível histórico, a base de toda a Cultura Ocidental, com a Antiguidade Clássica que começou no séc. XX A.C. e teve o seu apogeu no séc. VIII, deu-nos noções de base, primordiais ainda válidas e estruturais de todo o conceito de cultura Ocidental: A Democracia, A Filosofia, A Matemática etc. etc.
Tudo isto começou na Grécia e depois foi tudo copiado pelos Romanos, mal, porque eram loucos.

E o que faziam os Germanos nessas altura ?
Dedicavam-se ao canibalismo, tinham uma cultura de guerra, eram impiedosos com os seus inimigos e não enterravam os mortos... Essa cultura germânica prevaleceu durante milhares de anos até hoje, e foi essa cultura guerreira de predadores que nos deu as duas guerras mundiais do séc. XX, ditadores tão lindos como o Hitler, (que ainda conta com milhares de súbditos pelo Mundo fora), o genocídio e outras coisas de elevado teor cultural...
SÃO ESTES GAJOS QUE AGORAM QUEREM TIRAR A GRÉCIA DA UNIÃO EUROPEIA !!!

Agora que a economia da zona Euro está em baixa e a economia dos EUA está cada vez mais pujante, isto sem mencionar a China que com a escravatura dos seus cidadãos destrói todas as pequenas economias, pelo "dumping" a UE não sabe onde se esticar para predar mais, precisa de presas novas e de aumentar o seu frágil pseudo-império. Se se alargar para leste tem que integrar a Ucrânia e a BioloRússia, mas os Russos não vão deixar. Para Sudeste a Turquia, aliada da Império Austro Húngaro e da Alemanha na I Guerra Mundial, que aproveitou para tentar exterminar os Arménios nesses belos tempos, (foi o motivo de inspiração para Hiler, que copiou o Genocídio do Povo Armeno pelos Turcos, para fazer uma versão em Cinemascope, Alta definição e 3 Dimensões, desse velho filme a que depois deram o nome de; "Genocídio do Povo Judeu na Europa Central"... problemas com os óculos 3D faz com que ainda muitos afirmem que não distinguem as imagens e aquilo não pode ter acontecido.) apesar disso, se a Turquia entrar no clube, os Branquelas da UE têm uma reacção epidêrmica e os Movimentos Internacionalistas Nazis crescem ainda mais rápidamente.

O IV Reich está pois numa encruzilhada, por isso a UE precisa de novos mercados. O Brasil e Angola são esses novos mercados que estão na mira do Eixo Franco-Alemão.
Portugal será poupado, por causa disso, a Grécia não !

PORTUGAL FORA DA U.E. !
U.E. FORA DE PORTUGAL !

A Bem das Nações Lusófonas,
AV2
V Império

quarta-feira, abril 28, 2010

AVP-Matemática Pura

O que disseram depois da reunião os líderes do PS e do PS(B), traduzido:

-Mais desemprego e menos dinheiro para os desempregados.

-Menos Saúde e mais doentes.
-Menos assistência social e mais idosos.
-Reformas mais baixas para os que ganham menos.
-Falência do que restava das empresas nacionais e fuga das multinacionais para o estrangeiro.
-Redução das reformas dos trabalhadores, até ao limite de o FMI dizer que já não haverá possibilidade de haver num futuro a dez anos mais reformas algumas.

Para os ricos tudo continua igual, se forem empresários fecham umas firmas deslocam outras para a China ou vivem dos rendimentos.

O que não disseram por omissão e que vão continuar a fazer:
-As obras megalómanos despesistas e sem sentido, TGV, Novo Aeroporto, Nova Ponte, Novas Barragens  continuam nos projectos desta futura União Nacional de Interesses.

O resultado será mesmo a bancarrota que irá acontecer, é simples matemática...

-1 + -1 = -2

A Grande União Nacional...

...Que anunciávamos desde sempre, dos partidos PS e PS(B), vai ter hoje um grande desenvolvimento.
Passos Coelho, conseguirá ainda antes do que pretendia, aliar-se com o PS e tornar-se assim oficialmente a bengala deste governo destruidor da Pátria, em nome da necessidade dum largo consenso para salvar a economia nacional, dizem eles e os comentadores econômicos.
Os Media do regime aplaudem e apelam para esta União.

As agências de rating são os dirigentes agora nos partidos do bloco central, os seus líderes meros autómatos programados para acabar com o que resta do estado social, seja lá isso o que tenha sido. Traduzindo será:

-Mais desemprego e menos dinheiro para os desempregados.
-Menos Saúde e mais doentes.
-Menos assistência social e mais idosos.
-Reformas mais baixas para os que ganham menos.
-Falência do que restava das empresas nacionais e fuga das multinacionais para o estrangeiro.
-Redução das reformas dos trabalhadores, até ao limite de o FMI dizer que já não haverá possibilidade de haver num futuro a dez anos mais reformas algumas.

Para os ricos tudo continua igual, se forem empresários fecham umas firmas deslocam outras para a China ou vivem dos rendimentos.

Todos estes esforços são direccionados para quem tem menos. As obras megalómanos despesistas e sem sentido, TGV, Novo Aeroporto, Nova Ponte, Novas Barragens se continuarem nos projectos desta futura União Nacional, então é mesmo a bancarrota que irá acontecer, se isso acontecer há CINCO culpados a nível de "governação" nacional pós 25 de Abril:

-Os Partidos Nacionais; PS, PSD e CDS !
-Os sucessivos presidentes da República !
-O poder Judicial, que compadriou com estes outros poderes !

A resposta da Alemanha será decisiva para acalmar as feras do capitalismo internacional, se emprestar os Biliões de Euros à Grécia, então Portugal poderá continuar a fazer de conta que está tudo no bom caminho e o desgoverno e "agentes" econômicos respirarão de alívio, mas o Povo sofrerá sempre mais e mais, para que se salve a moeda do IV Reich, o Euro.

Se a Alemanha não quiser mais no clube IV os despesistas arquistas de Espanha, portugal, Gécia e Irlanda, basta inviabilizar o empréstimo à Grécia e os PIGS, caem em conjunto como peças de dominó encostadas umas às outras para dentro do chiqueiro donde nunca deviam ter saído, (concerteza que isto passa pela cabeça do IV Reich)

O que o Eixo Franco-Alemão pretende é que o clube seja renovado e tem muita matéria prima a explorar com as novas economias centro europeias a quererem ser "pulgas com catarro", dos seus cães, como é o caso da república Checa, que adotou como hino nacional, o "Encosta-te a Mim", em Checo, dedicado ao seu amor pelo IV Reich e já critica abertamente Portugal e moraliza econômicamente a nossa Pátria de Mil anos em nome da estabilidade Eurónica.

Portugal já sobreviveu a 7 bancasrotas e há-de sobreviver a esta, não com mais empréstimos a pagar com juros astronómicos, para fazer de conta que é Europeu. Não !
SOMOS UM PAÍS AFRICANO, como dizia Salazar acossado em 1962, aquando dos ataques da UPA, porque também em abono da verdade só reparou nas Colónias quando eclodiram as Revoltas da UPA...

Agora a realidade é mesmo essa, Angola é o 4º principal importador de Portugal, superou os EUA e é para lá que vai quem quer trabalhar. isto é o exôdo da nacão, como o tinha sido o Brasil anteriormente.

Portugal tem de mudar de rumo e não o pode enquanto estes partidos actuais existirem.

Portugal precisa de ter como parceiros priveligiados, os Países Lusófonos.

Portugal precisa de sair da UE e retornar ao Escudo, para poder transacionar de forma mais barata com os Países que importam os NOSSOS produtos !

Portugal tem de criar estruturalmente sectores cruciais de desenvolvimento, PESCAS, AGRICULTURA, TURISMO, mas para os portugueses tirarem benefício disso não os europeus e muito menos os espanhóis.

SERÁ QUE O POVO VAI SER MANSO E DEIXAR-SE DE NOVO ENGANAR POR ESTA CORJA DE BANDIDOS QUE NOS METERAM NA MISÉRIA ?

ATÉ QUANTO MAIS TEMOS DE COMPARTILHAR "IRMAMENTE" COM OS PODRES DE RICOS O DESÍGNIO DE ACABAR COM A PÁTRIA EM NOME DO SANTO EURO ?

PORTUGAL PARA OS PORTUGUESES, GREVE GERAL ATÉ QUE CAIA O GOVERNO E NOS EXPULSEM DA ZONA EURO !

AV2

terça-feira, abril 27, 2010

AVP Turismo-Os Cavalos de Tróia (Turismo só Para Ricos Não é Solução)

Tróia está numa encruzilhada, estava assim com a Torralta e está pior com a Sonae, porquê ?

A Tróia é uma peninsula e a ligação mais rápida com Setúbal é por barco, o caminho terrestre é muito distante, quem vai para Tróia fica isolado do exterior e se for residente então é como viver numa cidade fantasma. A aposta no turismo de "qualidade", quer dizer turismo para os ricos, inviabilizou a Torralta e inviabilizará a Sonae.

A Tróia só teve sucesso aquando o pós 25 de Abril, entre 1975 a 1983, quando havia o parque de campismo e as praias estavam a abarrotar de turistas da margem sul e de Setúbal, aí como diz na reportagem do Diário de notícias de ontem, os restaurantes da Torralta estavam cheios e os hotéis também, porque era uma mistura de turistas ricos e pobres que agradava a ambos. Os turistas ricos gostam de ver o "povão" e não estar num casulo hermético e os turistas pobres tinham o Parque de Campismo e todos gozavam.

O grande erro da Torralta foi ter fechado o Parque de campismo e apostar a partir de princípios de 1980 no turismo para ricos, os ricos deixaram de aparecer porque a Tróia perdeu o elemento Povo.

Claro que houve um caos de construção ilegal, mas que podia ser condicionado ou extinto, salvaguardando-se porém estas duas vertentes turísticas, porque uma não vive sem a outra.

Agora com a Sonae a condicionar ainda mais a visita dos turistas pobres, aumentando os preços dos Ferrys exageradamente, as pessoas escolhem outras praias mais baratas e por sua vez com a baixa de preços e multiplicidade de escolhas por parte dos turistas ricos a Tróia não lhes é atractiva porque fica distante de tudo e não tem uma referência histórica recente, (gastrónómica, cultural, etnográfica etc.) se exceptuarmos as Ruínas Romanas.

Estes projectos de turismo para ricos tem consequências gerais e nas zonas de influência local, por exemplo Setúbal perde muitos turistas devido ao encasulamento de Tróia, como a região ao pé do Alqueva perderá se apostar únicamente neste tipo de turismo. Imaginem o que será ir para um hotel junto ao Alqueva e ter de percorrer dezenas de Kms. para ir a uma tasca Alentejana, tendo de rodear 4 campos de golfe 7 hotéis e 666 condomínios fechados !

Se não houver um turismo inter-classista, acaba o turismo em Portugal, será possível que os experts em turismo, não saibam disto, é muita mediocridade que está a gerir empresas privadas e públicas e todos os sectores da nossa economia, por isso estamos no caos económico que estamos.

Soluções imediatas para a Tróia-Sonae se aguentar:

1-Ferrys gratuitos ou a preço simbólico.
2-Abertura de um mercado de restauração econômico para os turistas pobres.
3-Reabertura de um Parque de Campismo normal e outro para Nudistas, mais caro.
4-Abertura de zona de nudistas concessionada nas praias e zona de nudistas na zona hoteleira, para os nudistas ricos, fazerem da Tróia um ponto de referência do turismo nudista internacional.
5-As zonas nudistas não podem ser vedadas mas sim assinaladas para haver o inter-classismo.

AV2
Candidatando-me a um lugar na direcção de Turismo da Sonae-Tróia.

segunda-feira, abril 26, 2010

PDM da Moita-Em que é que ficamos ?

O camarada, Luís Nascimento, diz que o PDM é piada do 1º de Abril e o Jornal da Moita, reitera o que escreveu e a manchete, "PDM da Moita recebeu luz verde".
Cá para mim este PDM está mas é Amarelo intermitente !

domingo, abril 25, 2010

Ironias do 25 de Abril de 2010...

Na noite de 25 de Abril, a RTP Memória, serviço público, passa o filme:
E Tudo o Vento Levou...
O mais irónico é que é verdade.

sábado, abril 24, 2010

Resumo dos 36 Anos do 25 de Abril

Retomada a Normalidade-Relação Absolve Domingos Névoa

Uff, estava a ver que não... corruptores vinde a mim, sou mmmmmmmmmmuito corrumpível.

Se um gajo é honesto ainda lhe cai um processo por difamação e tem de pagar ao corruptor mais dinheiro do que recebiria do corruptor.

Bolas, Bolas.

Notícia do JN:

Bragaparques: Relação absolve Domingos Névoa

2010-04-22


O Tribunal da Relação de Lisboa absolveu hoje, quinta-feira, o empresário Domingos Névoa do crime de tentativa de corrupção do vereador da Câmara de Lisboa José Sá Fernandes.
Segundo os juízes da Relação, "os actos que o arguido (Névoa) queria que o assistente (Sá Fernandes) praticasse, oferecendo 200 mil euros, não integravam a esfera de competências legais nem poderes de facto do cargo do assistente".
Assim, a decisão da Relação indica que "não se preenche a factualidade típica do crime de corrupção activa de titular de cargo político", disse aos jornalistas o presidente do Tribunal da Relação, Vaz das Neves.
O recurso do Ministério Público interposto após a condenação de Névoa a pagar uma multa de cinco mil euros foi julgado improcedente.
A fundamentação estabelece que é preciso que as funções do funcionário visado pelo suborno possibilitem que sejam praticados os actos pretendidos pelo corruptor.
A alegada tentativa de corrupção foi denunciada em 2006 pelo irmão do vereador, o advogado Ricardo Sá Fernandes.
Domingos Névoa estava acusado do crime por alegadamente ter tentado subornar o vereador, ao querer que Sá Fernandes desistisse da acção popular de contestação do negócio de permuta - entre a Câmara e a empresa Bragaparques - dos terrenos do Parque Mayer pelos da Feira Popular.

O Ramalho Eanes é Honesto...Que Vergonha !

Num País onde paira sobre as nossas cabeças, uma Névoa maior que a que lançou o vulcão Islandês, aparece este homem a ser HONESTO !

Que Vergonha.

Habemos Papa Tolerantia Puntus-Grazia Tanta-Primus Dictator Socrates

Solidariedade com a Madeira, ou com a PT ?

Atenção Amantes do Nudismo !

O AVP, é um Blogue que é visto por crianças dos 7 aos 77 anos, tal como o era o TinTin !

Queixaram-se frequentadores do AVP, que o facto de aparecerem diáriamente, mulheres nuas, Nudistas, coisa que me pareceu terapêuitica e moral, impedia que nas escolas o AVP fosse aberto normalmente com as mensagens Anarco-Nacionalistas que o AVP indica como medidas de bom senso e tentavivas de salvar a Pátria.

O AVP por vai continuar a publicar diáriamente as mulheres Nuas, Nudistas, apenas para evitar que o nosso Blogue seja censurado por essa corja de pseudo-moralistas, a publicação será agora no: http://avvisual.blogspot.com/

sexta-feira, abril 23, 2010

Uma questão de prioridades

«Taliban fighters lay down their guns to harvest opium poppies

Senior soldier says number of attacks on British troops have fallen but he expects them to rise again in summer.»

Enganaram-se nas bolas

Do Soccer Portal:

Zahia Dehar just celebrated her 18th birthday (Feb. 28) and has been a prostitute since March 2008 (according to Lemonde.fr). She earned nearly 20,000 euros per month for sleeping with wide range of rich clients, including Sidney Govou, Franck Ribéry and Karim Benzema.

Bom Dia Nudista !

quinta-feira, abril 22, 2010

Cavaco Silva e o TGV-A Explicação.

Vem desde a adolescência o fascínio de Cavaco para com os TGVs.
Aqui o vemos ainda p"i"queno a brincar com um TGV junto com outras crianças... de menor idade, física, do que ele.

Cavaco Silva Tinha Poderes para Travar TGV até Madrid...

ELE PODIA TER TRAVADO...MAS NÃO TRAVOU !

O desvario e a deriva despesista é tão grande que ATÉ o presidente de todos os portugueses*, ficou fascinado com o barulho das luzes, assim Cavaco arranjou um caminho rápido para sairmos daqui rápidamente e em força, para qualquer país que aceite mão de obra, servil e barata !

*menos de mim e de todos os que acham o TGV é mais um caminho para que a Pátria caía no abismo.

Bom Dia Nudista !

quarta-feira, abril 21, 2010

Corrupção: Crime sem Castigo

O Título não é nosso, é do programa Grande Reportagem da SIC:

Governo Chumbou Propostas Centrais do PDM da Moita-Negócios Estragados

O título não é nosso vem no jornal Público:

"Transformação de grandes áreas de solo rural em solo urbano foi inviabilizada pelo Conselho de Ministros no termo da revisão do Plano Director Municipal

Governo impediu urbanização da Quinta das Fontainhas, do vale do Trabuco e da Quinta da Migalha, em 163 hectares da reserva ecológica. A câmara tinha acordo com donos. O Conselho de Ministros obrigou a Câmara da Moita a expurgar o novo Plano Director Municipal (PDM) do concelho, aprovado pelos órgãos autárquicos em 2008, de alguns dos seus aspectos mais contestados.


No fim de Março, o presidente da câmara, João Lobo (PCP), fez uma declaração pública sobre a resolução governamental datada da véspera, salientando que "a proposta aprovada pelos órgãos municipais entra em vigor após a sua publicação".

O autarca omitiu, contudo, que o Governo não ratificou os artigos do novo plano que abriam as portas à urbanização da Quinta das Fontainhas, do vale do Trabuco e da Quinta da Migalha. O Conselho de Ministros considerou que esses espaços integram "áreas vitais da Rede Ecológia Metropolitana", sendo por isso incompatíveis com o Plano Regional de Ordenamento do Território - razão pela qual chumbou a sua urbanização. Em comunicado, o Movimento Cívico da Várzea da Moita, que liderou a contestação do novo plano, afirmou há dias que as populações "que poderiam ter ganho um PDM decente ficam com um PDM amputado de alguns podres", mas "desequilibrado e portador de injustiças, de vícios e erros urbanísticos de palmatória".

A transformação daqueles espaços rurais - com cerca de 163 hectares - em solos urbanizáveis, destinados essencialmente à habitação, constituía um dos grandes objectivos do novo PDM e esteve no centro da polémica que envolveu a fase final da revisão do plano em 2007 e 2008. Para contrabalançar a redução dos espaços da Reserva Ecológica Nacional (REN) que resultaria destas e outras operações semelhantes, algumas das quais ratificadas pelo Governo, a autarquia alargou a REN a zonas agrícolas e residenciais, facto que originou uma intensa contestação das populações da Várzea da Moita. Para lá dos moradores desta zona, que viram agravadas as restrições ao exercício da actividade agrícola e à ampliação das suas casas, quem saiu a perder foram as imobiliárias que adquiriram os terrenos das Fontainhas, vale do Trabuco e Quinta da Migalha para os urbanizar.

Para isso contavam com o apoio do município que, em 2000, celebrou com elas protocolos em que se comprometia a tudo fazer - em troca da promessa da construção de algumas infra-estruturas públicas - para que a revisão do PDM consagrasse a urbanização daqueles espaços. A perder poderão ficar também alguns bancos, como o Montepio Geral e o Banco Popular, que disponibilizaram empréstimos de muitos milhões de euros, aceitando como garantia os terrenos que os credores se propunham urbanizar com a ajuda da câmara.
José António Cerejo"

E agora quem fica a dever quanto a quem ?
Isto anda mau para Lobismos, antes foi a lei que impede a acumulação das reformas com o ordenado mensal do exercício duma actividade política com funções executivas, tais como Presidente de Câmara, agora a inviabilização de negócios imobiliários...
Parem com isso, é o futuro dourado do lobismo que está em causa. Anda uma pessoa a aguentar a vida cansativa e desgastante que é a CARREIRA POLÍTICA, anos a fio, almoços e jantares e inaugurações e discursos há mais de 15 anos e agora não tem segurança nem na reforma, merecida, e nem nos negócios !!!

Foi para isto que se fez o 25 de Abril !
Depois admirem-se quando ninguém quiser ser Presidente da Câmara ou das Juntas de Fleguesia.

Bom Dia Nudista !

terça-feira, abril 20, 2010

Adeus, União Europeia (Thanks for All The Money)

Dizem eles, os que enriqueceram à conta disto.

Portugal está caótico, a união europeia é uma treta que nos foi impingida pelo soarismo, a realidade é que o IV Reich venceu, a Alemanha conquistou a França como na II guerra mundial e agora o que a Alemanha disser, até a França tem de engolir.

Resta-nos a Grâ Bretanha na Europa, nosso aliado há mais de 600 anos... mais nada, e é isso a nossa única solução europeia...

O euro será apenas para o IV Reich...adeus UE !

Bom Dia Nudista !

segunda-feira, abril 19, 2010

A Revolução em Vinil


EXPOSIÇÃO DE DISCOS DE VINIL
’’O COMBATE DO VINIL NO 25 DE ABRIL’’

Dia 24 de Abril de 2010, das 16 às 18 horas, estará patente na sala Pablo Neruda do Forum Romeu Correia, a exposição ’’O COMBATE DO VINIL NO 25 DE ABRIL’’.

É um elogio à estética de combate, escrita, musical e gráfica, do período revolucionário antes e depois do 25 de Abril de 1974.

José Afonso, José Mário Branco, Fausto, Fernando Tordo, Paulo de Carvalho, Sérgio Godinho, Ermelinda Duarte, José Barata Moura, Ary dos Santos, Amália Rodrigues, GAC - grupo de acção cultural … são alguns nomes que estarão presentes nesta mostra de discos de vinil, com diversas raridades, em formato Single e Lp.

Fotos da erupção do vulcão na Islândia com nome esquisito

Seriam fáceis de arranjar, mas não têm originalidade nenhuma nos dias que correm.

Bom Dia Nudista !

domingo, abril 18, 2010

ELO SOCIAL AVISA !

Logo ao abrirmos o site, aparece este aviso sobre a política seguida por este governo para com os trabalhadores portadores de deficiência...bem explanativo e sintomático da modernidade desta política que apenas tem por interesse continuar a enriquecer MAIS quem já é rico e empobrecer mais quem é pobre, é o chamado SOCIALISMO REAL, que bem o podiam enfiar entre as nádegas estes XUXALISTAS A METRO !

VÃO DE RETRO, METROXUXALISTAS e já agora os PASSOSCOELHISTAS TODOS !

AVP-Publicidade Institucional-ELO SOCIAL

A Associação ELO SOCIAL presta diversos serviços, através do Emprego Protegido, a custos reduzidos e de qualidade garantida.

Entre eles, têm a Secção de Carpintaria, Estofamento e Restauro.
Sofás e cadeiras que necessitem de ser estofados e consertados podem entregar-lhes esse trabalho com a certeza de que vos irá surpreender quanto à qualidade e preço.
Neste momento, por falta de adequadadivulgação estão quase sem trabalho - daí estarem a fazer uma promoção na redução do seu preço de tabela até 30%!

Para aqueles que residam na área de Lisboa, eles vão a casa gratuitamente buscar e entregar, como apresentam orçamento para a reparação.
Trabalham igualmente para empresas.

ELO SOCIAL - Av. Dr. Alfredo Bensaúde nº 1

1800-423 Lisboa (junto ao Ralis)

Telf. 218540360 Fax. 218540361

2ª a 6ª - 9.00/ 13.00 14.00/17.00
http://www.elosocial.org/

Bom Dia Nudista !

Logo de manhã, todas as manhãs, às 7h, para alegrar o povo de todos os gêneros e que gosta de admirar mulheres nuas !

sábado, abril 17, 2010

CATÁSTROFE !

Não, não vou falar do vulcão de Eyjafjallajoekull, olha que nome tão fácil de fixar !

Isso não interessa mesmo nada... embora ache que aquilo é uma vingança dos Islandeses para com os países do norte da Europa que os ajudaram a meter na bancarrota, meteram lá umas bombas no vulcão e assim vão dar cabo da economia europeia, começando pelas companhias aéreas, depois arrebentam com a calote polar, os oceanos aumentam 30 metros e é o fim do mundo.

Isto não é nenhuma catástrofe !


CATÁSTROFE ! sim, é esta notícia que vem na TV Guia, sobre o grande artista e fazedor de artistas, Landum, que sofre de esclerose múltipla, a mesma doença degenerativa que vitimou o Zeca Afonso.

Ainda me lembro dele na Escola Secundária da Moita a perseguir as professoras e alunas para lhes apalpar o cú. Grande Landum, pioneiro do Heavy Metal em Portugal com os Ibéria, nome infeliz, mas ninguém é perfeito...

Para o Landum vai a minha solidariedade neste momento doloroso e espero que ele VIVA estes anos da melhor forma que ele achar possível. Grande Abraço de Solidariedade a este Banheirense, melhor Xangaiense, que honra essa terra...

AVP

AVP Nudista-Bom Dia !


Conforme prometemos  vamos publicar todas as manhãs uma gaja nua, nudista numa praia ou campo de nudismo.

Esta é uma colecção de nudistas dos anos de 1960 até agora, para colecionar !

quarta-feira, abril 14, 2010

Planos Moiteiros-Folhetim-Parte 1-“Vale Construir o Futuro”

"No quadro da iniciativa Bairros Críticos, em curso na Freguesia do Vale da Amoreira o Município da Moita envolveu-se desde a primeira hora de forma activa. Após a elaboração do projecto para os arranjos exteriores do Bairro das Descobertas seguindo o estabelecido com o IHRU, esta obra importante para a Freguesia teve a assinatura do contrato de empreitada em finais do ano.

O Município continuou a sua participação activa na concepção e definição do projecto e modelo de gestão do Centro de Experimentação Artística

Também no que concerne ao Centro Comunitário Multiserviços tivemos participação e empenho na identificação das valências de âmbito comunitário a integrar no Centro.

Ainda no âmbito da Iniciativa Bairros Críticos e tendo presente o programa de intervenção definido para o território procurou-se “buscar”outras formas de financiamento ou de disponibilização de recursos que permitissem viabilizar os restantes projectos identificados no Plano de Acção, por exemplo, ao nível dos equipamentos ( Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Secundária), das acessibilidades e dotratamento do espaço publico, (reabilitação equipamentos de recreio elazer, Avª 1º de Maio e arranjos exteriores das zonas A,B,D e E) tidos como fundamentais para a Freguesia e que já haviam sido identificados no âmbito de intervenções anteriores, nomeadamente no PROQUAL.

Foi neste sentido que a Câmara Municipal se disponibilizou para ser promotora, juntamente com o IHRU e um conjunto alargado de parceiros, de uma candidatura ao PORLISBOA – Parcerias para aRegeneração Urbana de Bairros Críticos, a que chamámos “Vale Construir o Futuro”. O investimento global estimado é de 8.020.769,54€ dos quais 7.500.000,00€ se referem a custos elegíveis dos projectos que o integram."

(continua...)

terça-feira, abril 13, 2010

Tragédia no Rio-São Sempre os Mais Pobres as Vítimas !

Notícia do G1

Porque serão sempre os mais pobres a pagar com a vida as catástrofes, culpa do desordenamento urbanístico e construção caótica em leito de ribeiras, e zonas de derrocada, na Madeira, no Rio de Janeiro...no mundo.
Para que servem os poderes locais e nacionais se não preservam a vida dos cidadãos ?

Chuvas no Rio já mataram 256 e feriram 418 desde 31 de dezembro


A cidade com maior número de vítimas é Niterói.

Para pesquisador, número é 'indesculpável'.

“Não há nenhuma justificativa, nenhuma inexorabilidade, para que essas mortes aconteçam. Nós temos todos os instrumentos para dizer quais lugares que podem ser ocupados e como. Nenhuma dessas mortes é aceitável”, diz ele.



“Teríamos condição de evitar todas. Sabemos perfeitamente que toda a região do Sudeste brasileiro é uma região propensa a escorregamentos. Você tem escorregamentos mesmo sem a presença humana. Todo o nosso conhecimento já produziu um fundamental espetacular para evitar esse tipo de tragédia”.

AVP-Divulgação-Exposição de Eugénio Silva no Barreiro

Notícia no Kuentro e no Rio 

No dia 17 de Abril, pelas 16h00, inaugura, na Galeria Municipal de Arte, a Exposição de Eugénio Silva com Aguarelas, Ilustração, Banda Desenhada e Teatro. A mostra está patente até 29 de Maio.


Iniciou-se na Banda Desenhada ainda como estudante da António Arroio. Autor de texto e desenho, tem mais de uma dezena de obras, onde se incluem colaborações em publicações no estrangeiro. Desde 1966 que realiza exposições em Portugal e Espanha.


Além de Aguarelista e autor de Banda desenhada, colaborou como ilustrador em livros didácticos, romances juvenis de autores de renome como Emílio Salgari, Enid Blyton ou Alfred Hitchcok, jogos infantis, mapas e outros.

Começou no teatro como actor, cenógrafo e figurinista no grupo de teatro da SIRB “Os Penicheiros”. Fez parte também do TAB – Teatro de Amadores do Barreiro, no Clube 22 de Novembro. Há duas décadas ingressou no ARTEVIVA – Companhia de Teatro do Barreiro, onde ainda se encontra.

segunda-feira, abril 12, 2010

AVP-Divulgação-Mata Ratos-25 Anos de Punk Rock !

Como estamos velhos...
Até parece que foi ontem e já passaram 25 anos.
Eles estão de volta à Moita para novo gig.

Qual flautista de Hamelin, os Mata Ratos estão aí e os ratos que se cuidem. link 2
Primeira parte assegurada pelos Hang The Traitor.

RL Produções

http://www.myspace.com/rocklabprod

sábado, abril 10, 2010

AVP deus

Deixai vir mim as criancinhas estava escrito em hebraico na casa de banho da marcenaria do pai dele, do Jesus...

Como sou omnipresente tenho este problema, vejo tudo, e isso é muito chato e por isso "sellecteccionum" o que quero e mando emissários para gerir cada planeta com vida inteligente, aqui mandei Lucifer, mas só me tem dado tristezas, não é tanto ele que me decepciona, ele lá tentar tenta, sei que é um bom Anjo, mas a merda da espécie humana que não presta para nada, estou farto de lhes dar oportunidades e tudo falha, é um caso perdido, a humanidade...

Mais 5 anos e acabo com esta espécie no planeta Terra !

Só me chateia que as baratas se tornem a espécie dominante, mas se isso acontecer acabo de vez com o planeta, não gramo baratas!

Mas o problema é que todas as religiões praticam isso, umas às escondidas outras descaradamente.
Ó, pra estes meus crentes de todas as religiões ... e depois explodem em meu nome batem no peito e invocam o meu nome em vão, vão para a puta que os pariu...

-Judeus Pedófilos

-Evangélicos Pedófilos

-Mormons Pedófilos e "Serial Killers"

-Católicos Pedófilos

-Muçulmanos Pedófilos

 A deus

quinta-feira, abril 08, 2010

Novidades Sobre o PDM moiteiro !

Resolução do Conselho de Ministros n.º 28/2010. D.R. n.º 68, Série I de 2010-04-08

Presidência do Conselho de Ministros

RECUSA A RATIFICAÇÃO dos n.os 1, 2, 3 e 3.A do artigo 58.º DO PLANO DIRECTOR MUNICIPAL DA MOITA, bem como A DELIMITAÇÃO DAS UOPG 01, 02 E 03 na planta de programação do solo e das unidades operativas de planeamento e gestão que integram o Plano Director Municipal da Moita.

A Moda Segundo a Katyzinha



Katyzinha...
Esta miúda de 18 anos, ninguém lhe daria mais de 30, faz aqui uma explanação filosófica sobre a moda, bem haja a juventude de Portugal que mostra a cultura de um País e que honra os nossos 900 anos de história !

Última Hora ! Mexia Raptado por Grupo de Terroristas !

Este Grupo de Terríveis Terroristas, acabou de enviar ao AVP a notícia que raptaram o António Mexia e pedem 3 milhões de Euros de resgate.

Este grupo promete raptar outros "meninos de ouro" das empresas públicas portuguesas e matá-los usando doses massiças de sexo até os raptados morrerem de exaustão !

António Mexia Justifica Remuneração com Objectivos que EDP atingiu !!!

Pudera ! Não existe outra empresa do ramo em Portugal, pratica preços mais caros de electricidade para os Portugueses do que os preços de venda de electricidade para os Espanhóis !
Assim é fácil ser gestor de uma empresa pública e ganhar além do absurdo que ganha mensalmente, ainda por cima uma bonificação de 3 milhões de Euros, roubados a todos os contribuintes.



Notícia da TSF:

"O presidente da EDP falou, esta terça-feira, sobre a polémica das remunerações que recebeu, justificando os três milhões de euros com o facto da empresa ter ultrapassado os objectivos previstos.
À margem da cerimónia do lançamento do InovCity, em Évora, o presidente da EDP, António Mexia, falou esta tarde pela primeira vez sobre a polémica das remunerações que recebeu no ano passado, acima dos três milhões de euros."

Já quanto aos trabalhadores da EDP...

«É uma situação que não deve ser lógica para os trabalhadores, que quando são aumentados é em 1,5 por cento. É uma discrepância enorme em relação ao que é o rendimento de quem trabalha nesta empresa», destacou João Guerreiro.


O AVP acha que este também pertence à etnia dos "Réptáveis", Répteis intratáveis ;D

quarta-feira, abril 07, 2010

AVP-Divulgação-OUT.RA - ASSOCIAÇÃO CULTURAL

OUT.RA - ASSOCIAÇÃO CULTURAL APRESENTA:



Data: 10 de Abril [sábado]


Local: Associação de Acção de Reformados do Barreiro [na Piscina Municipal]


Horas: 21h30 [abertura de portas] 22h [início dos concertos]


Entrada: 6€ [com desconto para sócios da OUT.RA]


Informações: www.out-ra.blogspot.com
out.ra@iol.pt
 
LITTLE CLAW


Os norte-americanos Little Claw são daquelas bandas que, ao longo dos último anos, têm feito das tripas o coração que faz do rock um organismo vivo, inconformista e disposto a reiterar para si aquela urgência de quem reconhece o passado do género sem se deter num marasmo de referências e reverências. O recém editado “Human Taste”, na Ecstatic Peace, editora coordenada por Thurston Moore dos Sonic Youth, faz ponte entre formatos clássicos de rebelião entusiasta como o Garage, o lado mais visceral do Cowpunk e a deconstrução da No Wave, numa estética DIY de quem não pode perder tempo a adornar aquilo que se quer feérico.

Terminam no Barreiro a sua primeira tour europeia. Absolutamente imperdível.

SINGING DEARS

Reconhecidas as virtudes barreirenses em tornar o rock um sítio agradável para se habitar, não será descabido encarar “Like an insect”, álbum de estreia dos Singing Dears, como mais uma daquelas obras que apenas este nosso subúrbio parece parir com o savoir-faire que se exige. Quarteto fogoso, de gente reconhecida por todos aqueles que já deram por si a falar sobre G.G.Allin às 4 da manhã, é mais uma aposta segura da Hey! Pachuco em perpetuar a “chama imensa”. Entre a euforia cantarolável do Garage e o abandono do Punk, produzem hinos à realidade, nem sempre dura mas sempre exigente, do dia-a-dia ao abrigo da Quimiparque.
 
www.myspace.com/searchingrecords

AVP-Divulgação-CACAV


1. À Conversa com…Rodrigo Estiveira. “Um Olhar sobre Moçambique”

2. Programação de Abril 2010 da Casa Amarela/Escola Aberta Agostinho da Silva

terça-feira, abril 06, 2010

segunda-feira, abril 05, 2010

Sabrina !!!



E tudo e tudo !

Samambaia Pelada !




Adora andar nua em casa...

Sabrina Sato e Marlene Matos, Peladas !



Oba !
Os amigos Peladistas Unidos, tornaram-se seguidores do AVP, enfim alguém nos segue despido de preconceitos !

Descobrimos por isso a Sabrina que um português descobriu depois, mais por dentro...

Aqui está o primeiro video da Sabrina Nua e da Marlene também nua...

Que me perdoe a Marlene, mas a Sabrina Nua, faz um Bem !!!
Vamos exibir muitos videos da Sabrina ! Da Marlene passaremos também... desde que esteja junto com a Sabrina Nua !

domingo, abril 04, 2010

Sócrates a Correr com os Nudistas

Para celebração do aumento das praias de nudismo, Sócrates aproveitou para ir dar uma das suas famosas corridas, desta vez em pelota, numa das praias que recebeu a autorização para a prática do nudismo... exactamente aqui na Praia do Rosário na parte norte, já todos podem praticar o nudismo. Isto é uma das medidas de Sócrates para combater a crise,  porque realmente praticando o nudismo, sempre se poupa nos fatos de banho, depois é só levar as sandes e a cervejola e ver passar as gajas (seja o que Deus quiser, mas não tenham grandes expectativas de ver gajas boas...) e as velhotas nuas, e elas os gajos...(idem) e os velhotes todos nús...

Quanto a mim vou passar as próximas férias na Praia da Gorda, para não ver estas desgraças... que ao que parece não foi concessionada ainda para a prática do nudismo.

O AVP e o Nudismo

Em homenagem ao Sócrates, que pela primeira vez desde que está no poleiro fez alguma coisa decente.

O AVP vai publicar uma gaja nudista, nua, por dia e imaginem só, todas as fotos são tiradas em praias ou campos de nudistas.

O AVP está sempre a inovar, assim como o Sócrates, que é tão moderno, mas tão moderno, que aumenta as praias para nudistas... e até vai fazer reaparecer a saudosa Anália Rodrigues, que posou para o logotipo do AVP em 2005 e simboliza a luta armada :D



Agora está um bocadinho mais gorda,mas continua a ser o nosso simbolo !

sexta-feira, abril 02, 2010

O Estado e o Indivíduo-Viva a Iniciativa Privada !

Comentario postado no A-SUL

Engraçado alguns dos "comunistas" darem vivas, pelo alegado FIM do A-SUL...

Um partido que tem como imagem de marca a luta pela liberdade, regozija-se quando uma opinião livre seria calada, neste caso pelo próprio.

Curiosas as noções e conceitos de liberdade do partido internacionalista dos proletariados, sempre o foram desde que o Lenine transformou o Partido Social Democrata da Rússia no exílio na Alemanha, no Partido Comunista da Rússia e acabou com a Democracia Manchevique...

Aqui temos dos gramar no poder há 36 anos, uma ditadura local que já tem quase o tempo da ditadura nacional que o Estado Novo implantou em 1933 e que sofre de grande parte dos seus defeitos, tais como o conceito de liberdade limitada e de criação de inimigos internos.

O neo-corporativismo que implantou com as nacionalizações totais do PREC em 1974/75 fez destruir empresas como a CUF devido à má gestão dos nóveis "admnistradores" e fez com que o modelo apresentado pelo PCP, que mais não era que uma cópia do Estado Corporativo do Salazar, em que os Grémios foram substituidos pelos todo poderosos Sindicatos da CGTP formatados para que fossem a arma de arremesso que tudo pretendia para a estatização total das empresas.

O intuito era criar um regime de capitalismo de Estado, em que o aparelho produtivo apenas serviria os interesses do partido e não dos cidadãos, como tão bem o Sócrates e o actual Partido Socialista o quiseram também agora implantar, neste caso escolhendo a dedo as empresas colaboradoras e o foco de interesses, Espanha.

Este modelo antigo de "progresso" de que é arauto o PCP e quase toda a esquerda tradicional Portuguesa, é no fundo limitadora das liberdades individuais, porque o colectivo teme o indivíduo, e sabe que a capacidade inventiva e criativa da espécie humana não pode nunca ser limitada por qualquer regime ditatorial ou qualquer impedimento de iniciativa empresarial privada, esses sim factores de desenvolvimento da espécie humana.

Um só homem pode mudar o Mundo como o provou Cristo na sua anarquia libertária que acabou com a religião de estado dessa época, o Judaismo, ou estadistas como Churchil só para dar dois exemplos de como indivíduos podem destruir colectivos, Jesus Cristo o Judaismo e Churchil, o Nacional-Socialismo Alemão.

Foi fácil aos partidos de direita depois de 1975 tomarem o poder não mais o largarem, apenas inverteram o conceito e privatizou-se tudo, tendo como exemplo o sucesso da então CEE e o insucesso visível do Bloco de Leste, com economias fechadas, foi fácil vender esta nova ideia de "progresso" capitalista social. Só que isso era dantes, agora o capitalismo está na China com a sua mão de obra escrava e na India com o seu capitalismo da Castas e as fábricas foram para lá e sairam daqui.

Fecharam as multinacinais de Confecções, com nomes de peso como a Helly Hensen e dos tempos do PREC sobrou o PEC e aqui o soviete da margem sul, que ameaça implodir devido a anos e anos de políticas viradas para o pequeno colectivo Marxista, porque o aparelho produtivo que era capitalista estrangeiro, foi deslocado para o estrangeiro, era de lá que tinha vindo!

O partido com paredes de vidro deixou de ter aqui na margem sul os focos de luta sitiados nessas empresas, resta a Auto-Europa que veio depois, onde a CGTP tenta reacender o rastilho, aparentemente sem sucesso porque a empresa ainda continua por cá devido ao bom senso de sindicalistas como o António Chora. Na óptica Marxista ortodoxa do PCP, o que é capitalismo privado nacional e multinacional é para afundar, mas se for capitalismo de Estado, então já pode, como o era na URSS e satélites, onde devido a se ter já atingido um patamar de "progresso" e "igualdade" já não havia a necessidade de Sindicatos.

A questão que se põe, e que o AVP vem pondo desde sempre é se existe a necessidade de haver Estado, se não se poderá criar alternativas a esse Estado que tudo consome e nada dá em troca.


A questão segunda é se existe necessidade de haver dinheiro, porque apesar do muito que circula, as pessoas estão cada vez mais pobres.

A terceira é saber se as necessidades básicas dos indivíduos da espécie humana não poderão funcionar de maneira autónoma, refiro-me à habitação, à educação, à saúde, à alimentação...etc.

Dizem que o Estado somos todos nós, mas é mentira, o Estado é de quem tem poder e tudo o faz para o manter seja mais "socialista" ou mais "liberal" é sempre só de quem lá está e são sempre os mesmos, aqui localmente o PCP e a nível nacional o rotativismo entre PS e PSD, sempre com a muleta do CDS para um lado ou outro.

QUANDO O ESTADO FORMOS TODOS NÓS, ENTÃO TEREMOS JÁ ATINGIDO A ANARQUIA, ou seja a ausência de estado.

Não questiono a iniciativa privada, tudo deve ser privado, o indivíduo é que tem de ser o ponto fulcral do desenvolvimento humano, questiono sim a iniciativa privada que vise o lucro, o que deixará de acontecer se se acabar de vez com o DINHEIRO.

AV2

O Caso Exemplar do PDM da Moita

(Nota do Movimento Cívico Várzea da Moita à comunicação social)

A revisão do PDM da Moita merece ser um caso de estudo exemplar dos altos e baixos da vida em democracia, da política dos solos e do ordenamento do território, do aproveitamento vulgar das mais-valias urbanísticas em Portugal.

Tem contornos escondidos e difíceis de entender por uns, e muito claros e simples para outros.

Salda-se pela derrota das aspirações e pelo fiasco das intervenções de todos os principais intervenientes no processo, porventura apenas com a excepção de algumas pessoas.

A Câmara Municipal da Moita lançou a revisão do PDM há 14 anos.

Neste 25 de Março, o Governo recusou a ratificação da intervenção urbanística na Quinta das Fontainhas, Vale do Trabuco e Quinta da Migalha/Brejos Faria, bem como a medida de autodefesa preventiva da CMM face a incompatibilidades do PDM contra o PROT-AML.

O Governo chumbou ainda a delimitação das UOPG’s respectivas (1, 2 e 3) na planta de programação do solo no PDM.

Para se perceber um pouco, o PDM da Moita tem 3 grandes traços marcantes:

Numerosas disposições técnicas nunca foram alvo de polémica nem contestação;

As jóias da coroa do Projecto de novo PDM da CMM eram a mudança de uso do solo naquelas UOPG’s, bem como noutros lugares do Município. À margem da revisão pública do PDM, a Câmara negociou Protocolos desde 1990 com os adquirentes dessas e doutras propriedades. Prometeu-lhes diligenciar para que essas terras compradas em REN deixassem de ser solo rural em REN e RAN no novo PDM, e passassem a valer como novo solo urbano para larga construção;

A Câmara introduziu no novo PDM um “tápa-olhos” para uso governamental, para compensar a REN e RAN e o solo rural assim desclassificados. As terras dos pequenos agricultores e moradores, sobretudo nos campos da Barra Cheia e dos Brejos a sul da Moita, passariam a nova REN (apesar de ser uma nova REN “esquisita”, plena de casas, gente, agricultura, vacas, estradas, etc), num golpe de mestre de ilusionismo e de incoerência urbanística e política que só as pedras da calçada e o Governo poderiam engolir.

Com o novo PDM, quase todos os intervenientes saem derrotados:

Quem apostou no cavalo errado e o pagou a peso de ouro, dará agora por mal empregue o seu investimento;


A Banca que adormeceu a conceder créditos de milhões com base nos ditos Protocolos de legitimidade duvidosa e na hipoteca de solo rural que haveria de ser urbano, e que agora acorda e descobre que não é;


A direcção política da Câmara e o partido político maioritário na Moita, agindo singularmente de modo afim do “lobby” imobiliário, contra a mais elementar transparência e contra as populações dos campos;


A CCDR-LVT e o Governo, despertos à força para algumas verdades, mas que aceitaram tapar os olhos e acabar afinal por parecer serem enganados noutras áreas fundamentais;


A inspecção das Autarquias Locais e a Justiça em Portugal, sistemas em que as crianças acreditam, que mostraram como são muito, pouco ou nada diligentes e eficazes face aos poderosos, numa postura bem diferente se o alvo a investigar e punir forem os pobres e os desprotegidos;


As populações e a própria Moita, que poderiam ter ganho um PDM decente, e ficam com um PDM amputado de alguns podres, desequilibrado e portador de injustiças, de vícios e erros urbanísticos de palmatória.


A própria democracia, que também sai entre nós deveras maltratada.


Com efeito, ao longo do processo, a Câmara da Moita não soube dialogar com os opositores e as populações.


Deu antes ouvidos a quem desejou edificar milhares de fogos excedentários e largas zonas industriais caras e semi-vazias, assim pulando a Câmara por cima da REN e prometendo o céu e a terra urbana a gente poderosa.


Enquanto isso, e por causa disso, a Câmara negou solução a gente pobre que queria fazer uma simples baixada de luz, ou uma casa ou um cómodo para o gado, brandindo as limitações da REN contra a gente simples.


E agora no final, o seu Presidente elogia com um sorriso a intervenção das populações, mas critica com uma cara fechada os opositores chamando-lhes de obscura contestação.

Sempre certos políticos adoraram que se lhes diga que “sim”, mesmo sem se saber por quê, e condenaram quem ousa dizer-lhes frontal e livremente que “não”.

É clássico, é dos livros.

Sobretudo quando os processos, esses sim surgem aos olhos de muitos como talvez duvidosos, talvez obscuros.

31 Março 2010

Movimento Cívico Várzea da Moita