segunda-feira, dezembro 13, 2010

Falta Açucar ?

Portugal foi durante muitos anos o principal produtor e exportador de açucar da Europa, a Beterraba Sacarina era o principal produto agrícola de que se fazia o açucar. A Sidul foi criada para transformar esse produto em açucar.

Os governos sucessivamente e por ordens da UE deram incentivos aos produtores de Beterraba Sacarina para que diminuiessem as cotas de produção. Ver aqui.

A esta situação urge dar um término e incentivar-se sim a produção de Beterraba Sacarina, porque o Brasil o principal exportador de açucar de cana utiliza a cana actualmente essencialmente para a produção de alcóol metanol, o segundo combustível mais usado nos carros, que na sua maioria são híbridos, funcionando a alcóol e gasolina.
O consumo interno de alcóol metanol no Brasil está aumentar devido à subida do nível de vida dos Brasileiros e a produção de cana embora apenas no Estado de São Paulo e Minas Gerais, ocupe uma área de 2 vezes o tamanho de Portugal, não pode aumentar eternamente porque a população também está a crescer.

A política agrícola da UE tem sido ruinosa para Portugal e este é só mais um exemplo.

1 comentário:

Rita J. disse...

oh meu deus, o melhor são as velhas com medo que se esgotem, vao correndo e levam 4 sacos!