sexta-feira, dezembro 17, 2010

Um Paineleiro Carioca ?

Parece ser o que o Luís Guerreiro se quer tornar, senão vejam este extracto da entrevista à Revista Zé Pereira do Rio de Janeiro:

"O que é Portugal para você?

-A minha Pátria, o país que mais amo.

E o Brasil?
-A minha Pátria em Grande, multiplicada por 100.


Fale sobre o seu projeto para o “Globo juvenil” e para o “Suplemento juvenil”.
-O projeto passa pela digitalização integral destas coleções que estão na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, e pela busca dos exemplares que faltam nessas coleções.
Este projeto é de interesse nacional e também de interesse para todo o mundo que fale português.
Parte da História do Brasil e do mundo estão nesses jornais e eles estão muito frágeis, só muito amor pela 9ª arte me levaria a ponderar num projeto desta envergadura, são mais de 3.000 jornais a digitalizar enquanto existem, será talvez a última oportunidade de salvaguardar esse espólio para que seja visto pelas futuras gerações de brasileiros e de todos os que admiram as histórias em quadrinhos.
Em 2011 passam 70 anos da edição dos jornais com data posterior a 1941 e passam, por isso, para o domínio público.
Quero que este trabalho a que me proponho venha a ser depois editado em duas monografias, e que salvaguarde as memórias de Adolfo Ayzen e de Roberto Marinho, os maiores impulsionadores da 9ª arte no Brasil.
Todos os direitos sobre os livros, quero que fiquem para o Estado Brasileiro e apenas desejo ser o mentor e executor dessa missão de resgate desse património cultural.
Acredito que sendo tão grande esta saga, o fato de abdicar do meu trabalho na área da azulejaria e emigrar para o Brasil para a executar durante o que perspectivo serem de 3 a 4 anos de trabalho, será recompensado pelo acesso que todos os atuais brasileiros e todas as futuras gerações de brasileiros e da humanidade em geral terão, se se salvaguardar essa parte importantíssima da História Brasileira. O que dificulta tudo isso tem sido conseguir os apoios económico e logístico necessários para a execução desse projeto. (Estou aberto a qualquer tipo de ajuda para concretizar este projeto.)
Como adenda a esse trabalho, lanço também a ideia para o Metrô do Rio de Janeiro homenagear esses jornais e seus diretores, em dois painéis de azulejos policromados a colocar em duas estações de Metrô do Rio, como foi homenageado o Ziraldo, numa estação de Metrô desta cidade."

Entrevista de Eduardo Sousa Lima.

1 comentário:

AAG News disse...

Obrigado pela referência,

L+G