sexta-feira, maio 14, 2004

Moita para Espanha, Já !!!

Ao ler a agenda de «eventos» do concelho da Moita para este mês de Maio, surgiu-me a ideia definitiva para nos livrarmos de todos os problemas causados pelo facto de convivermos com a terra moiteira.
O programa de actividades da chamada «Feira Regional» (Regional ???) de Maio, está repleto de iniciativas de conteúdo e forma claramente locais, ou regionais:
· No dia 20 de Maio temos a abertura do espaço do «I Encontro de Aficionados de Tertúlias, Peñas e Clubes Taurinos» às 21.15 e às 22.00 um Colóquio sobre tema semelhante.
· A 21 de Maio é a vez de se realizarem Danças de Salão na Sociedade Capricho Moitense pelo grupo de Sevilhanas da Sociedade Estrela Moitense (22.00), estando guardado para uma hora depois um Concerto de Pasodobles.
· Para 22, prevê-se uma actividade com a designação de «El Maleno y su Quadro Flamenco».
Deixam-se aqui de fora, dando de barato, as Largadas, Novilhadas e Corridas de Toiros, que já são da praxe e muito contribuem para o tédio de tantos.
Perante isto, a minha proposta final é a seguinte: Peça a acastelhanada Moita a adesão a Espanha, sendo devolvida a Portugal a lusa vila de Olivença.
Penso que esta ideia é genial e que só nos traria vantagens. Afinal, os moiteiros não parecem muito interessados na preservação das verdadeiras e legítimas actividades e tradições da região, pois se repararem tudo o que é Grupo Foclórico e Etnográfico é da Barra Cheia, da Baixa da Serra, das Arroteias ou de outros locais do concelho menos da sua sede. A Moita, vilória jovem de 300 anos, está mais interessada em tudo o que é coisa que cheire a espanholada, de quem se mostram acirrados apóstolos.
Em contrapartida, ganharíamos em Olivença uma terra que foi 600 anos portuguesa e cujas origens são quase contemporâneas da nossa nacionalidade, só deixando de ser portuguesa pela força das armas. E, por certo, lá se falará algo mais próximo do português do que o dialecto moiteiro com os seus «treuzes», as suas «igreiijas», os seus «carangueiijos» e as suas «cerveiiijas».
A Moita ficaria como um enclave, sendo para Portugal e Espanha, assim como Gibraltar para a Espanha e Inglaterra. Assim nos livraríamos, para retomar a terminologia de Mário Soares em relação ao Paulo Portas, de um «tumor» que não desejamos. Assim, a Moita seria apenas um «abcesso».
A Moita não nos pode pertencer, e muito menos ser sede de concelho de uma região em cujas tradições não se revê, antes preferindo reclamar para si hábitos forasteiros.
Moita para Espanha, já.
Olivença para cá, pois essa, sim, é nossa.


Roldão Preto
Alhos Vedros em Maio de 2004

2 comentários:

Anónimo disse...

este blog é dos blogs mais ignorantes q alguma vez ja vi...tu e as tuas ideias sao UMA MERDA!!!
com tanta burrice cheira me a comunismo.

Anónimo disse...

E tu és um anónimo cripto-fascista que nem a merda chegas.