domingo, maio 16, 2004

Titta Maurício revive

O nosso já habitual colaborador Titta Maurício reage, lamentando o atraso, a dois textos nossos.
Desta vez não corrigimos as gralhas, porque temos outros entreténs (hobbies para os mais sofisticados).
Em particular sobre o 25 de Abril, TM incorre em vários equívocos que a seu tempo tentaremos esclarecer de forma "elevada", como nos pede, embora não saibamos se conseguiremos.
De qualquer modo, e infelizmente, TM continua a não identificar a ironia onde ela existe e, naquilo que é sério, a enveredar por caminhos esquisitos.
Mas fiquemos com o seu simpático texto.



Senhor "Paulo" (escrevo entre aspas porque, como usam usar pseudónimo,...),
Depois de tanto silêncio, já pensavam que de mim estavam livres e descançados!!! Nã... Olá, cá estou eu!
Oh homem, trate-me como quiser: o nome você sabe; os títulos académicos ou profissionais não nasci (nem hei-de morrer) com eles; a idade ainda não trouxe cãs que justifiquem um tratamento mais respeitoso! E... como nem parece ser vosso hábito tratar bem e tolerar os outros... estejam à vontade!
Comentemos então os seus 2 textos:
Jovem Cunhal em 75?!? Bom, são opinões... apesar de eu achar queo homem já nasceu velho! E nem a madrinha de baptismo lhe valeu...

Há quem transmita oralmente... a mim não: não conheço nenhum de vós e nenhum de vós se me dirigiu! Quanto aos intermediários anónimos... essa, de certeza, não é comigo!

Os deuses da onomástica foram deveras cruéis convosco... assim se compreende a necessidade do nick! Só espero que ao menos os apelidos sejam audíveis!!!

Quanto à divulgação... se entenderem que posso ajudar.. por quem sois!?! Quanto ao resto da frase, nunca paguei anúncios... e faltou-vos acrescentar os jornais pagos pelos contribuintes (a mando e ao serviço das câmaras municipais e juntas de freguesia... "amigas")!

Registo o significativo louvor expendido ao "bons rapazes e raparigas" do BE em Alhos Vedros! Uns "cachopos" exemplares...

Já encaro com preocupação a referência a um suposto (ainda que aparente) carácter "fresco e inovador" do discurso do Dr. Manuel Monteiro... agora quem não entende sou eu!!! E quando juntam a afirmação (a contrario sensu) de que o Dr. Paulo Portas dizia coisas de aproveitar quando era director do Indy... então, só me resta... entregar-vos as fichas de inscrição para o CDS!!!
Quanto ao Dr. Soares... têm razão: o velho nem se reforma, nem deixa de estar sempre a provocar o Sr. ministro! E este que não aprende e não o manda plantar coqueiros... até porque o velho não o deixa trabalhar! O Portas até deixou a senhora Maria de Jesus ir para casa... o tipo devia era aproveitar! Sim porque, como não parece que ela tenha muito que fazer lá na fundação que o maridinho lhe arranjou e na "casinha" que o PS lhe atribuíu (e das quais ela "não dá nem novas nem mandados"... deve estar ainda a arrumar as "tralhas" que trouxe da Cruz Vermelha!),... bem podia ir tomar conta da netinha!

Dizem que são "bad" e batem a toda a gente. Ok... acredito! Não preciso de demonstrações... hehehehe
Mas que poupam os "rosinhas"... lá isso poupam! Fingem é que não... por causa da imagem!!!

Foram ameaçados?!? Por quem?!?

Fico contente por saber que "a malta" gosta de mim... Porém, infelizmente não apareço sempre que quero... mas sempre que posso! Até porque tenho hobbies bem mais agradáveis... mas aprecio-vos muito! A sério...

Quanto à "nota cultural final": não sei se sabia... claro que sabe!... mas "O nome da Rosa" é um romance... histórico, é verdade, mas um romance! Et pour couse...

Agora coisas bem mais interessantes: o meu artigo sobre o 25 de Abril.
Leu o texto todo? Com espírito democrático e tolerante? Ou ficou tão perturbado com o título que, a partir daí, subiram-lhe os calores e, bufando de raiva, só pensava em apanhar-me num qualquer beco escuro!?!
Assim: os comunistas soviéticos (e outros que tais... lá na estranja) não são meus adversários!
Segundo, o texto dizia "implantação do bárbaro e canalha totalitarismo comunista – que ceifou centenas de milhões de vidas!" Referia-me ao modelo, ao regime, ao sistema, ao... que quiser chamar! Não a pessoas.
Terceiro, os vossos excessos de linguagem dirigidos a pessoas concretas (que não conhecem e suportadas, as ofensas, apenas em processos de intenções...) comparados com os qualificativos que usei. É mentira? Não foi o comunismo (invocado por tantos... e tão louvado na boca de outros) causador de CENTENAS DE MILHÕES DE MORTOS?!? Isso é o quê? Civilizado ou bondoso? NÃO! É PURO BARBARISMO e CANALHICE?
Quarto, o rigor analítico. O texto é político e não académico! Mas será que quando um texto (mesmo académico que seja) se refere ao nazismo... é rigor analítico dizer "a barbárie nazi"? Resposta: SIM! ASSIM COMO O COMUNISMO!!!

Quinto, a revisitação da História! Engraçado: tudo o que nesse texto referi são documentos coevos, textos e imagens da época! E, curiosamente, tudo o que lá escrevi, foi muito mais denunciado pelo texto do VPV... é a vantagem de ser mais velho! E eu de, sendo mais novo, poder com ele aprender!
E a propósito de revisitação... o quem têm a dizer do relatório sobre as brutalidade e torturas nas prisões do COPCON? Já sei: quandos os "nossos" são torturados... coitadinhos! Se são os "outros"... são fdp e mereciam! Como para mim são todos iguais...

A questão da coragem: perceba uma coisa! Eu sou um produto do 25 de Abril! Sou Livre! Digo o que penso e não vale a pena tentar encostar-me ao regime do "antigamente" porque não cola: eu não sou do 24... nem quero o "vosso" 26! Estou rigorosamente no 25! Com a Democracia e a Liberdade!
Já quem defendeu o comunismo e procurou implantá-lo (e ainda o diz com orgulho) não pode dizer o mesmo. Fascismo e comunismo são dois regimes iguais: bárbaros e canalhas!!!

Quanto à domesticação da imprensa... concordo! Mas, não me cole a essa "imprensa"!

Sentado à mesa do poder?!? AHAHAHAHAHA
Essa até teve piada... deve ser por isso que estou gordo! Só me falta o charuto e o chapéu alto para fazerem de mim a caricatura do fascista e capitalista!!! Desengane-se: mais facilmente o rico entrava no paraíso...
Isto é engraçado: mal com o poder por dizer a verdade! E depois "levo" com insinuações destas... mas, pronto, sempre dá pra rir um pouco...

O livro. Uma vez mais não leu o texto: faça lá o favor de reler e verificar que eu cito excertos do livro e pergunto se aquilo é verdade! Posso?!? Não cotejo o que aí é relatado? Com o quê? Com as não respostas? Ou com as verdades que por aí vão começando a ver a luz do dia? É que elas parecem estar a dar razão às afirmações que citei de Sanches Osório... (já agora, sempre quero ver que repercussão vai ter esta história das torturas... vamos ver quantos vão pegar na coisa - na televisão ainda nada!!! Mas, já sabiamos... os "media" estão domesticados... vamos lá saber por quem!?!).

Quanto às insinuações sobre as minhas capacidades profissionias... dou-de-barato e por conta da raiva! Mas acho argumentação soez... e de muito mau-gosto e que não gostaria de ver repetida. Ok!

O resto do texto é o quê?!? Se fosse anti-fascista e anti-nazi merecia-lhe os maiores incómios, não?!? Como faço perguntas incómodas que (a serem verdade - e acredito que o são) colocam os "camaradas" em maus-lençóis é um "descabelado e arrazoado"...! Como diria o outro... "compreendi-te"!

Cuidado com as referências ao General Galvão de Melo: parece que o Dr. Cunhal o elogia numa moção aprovado num congresso do PCP...

Eu não defendo a ditadura (nem do proletariado nem dos camisas... da cor que quiser)!
Eu não defendo o "homem novo" (só socialista ou só loirinho de olhos azuis... até porque prefero as morenas)!!
Eu defendo a Liberdade e a Tolerância (e não a morte dos que de mim discordam... nem mesmo daqueles que pretendem a minha eliminação)!!!
Repito: não tente colar-me a lados que não são os meus! Resolvam lá entre vocês (comunistas e nazi-fascistas) as vossas questões e não me confunda!

Quanto aos seus comentários finais... são como os outros: "cada cavadela, uma minhoca"!
Acalme-se lá e corija lá a pontaria!

Realmente, ninguém das minhas relações ficou com salários em atraso no tempo dos governos do PS/CDS nem da AD... Mas já o meu pai (operário da LISNAVE... não sei se serve de exemplo!?!) sentiu isso com o governo PS/PSD! É que só aí é que apareceram!!!
'Tá enganado no alvo! Tenho muito orgulho nas origens operárias e camponesas... e se julga que pega a tanga da "traição de classe"... será mais um tiro na água!
E se quer saber... é bem verdade que a culpa foi dos esquerdistas... e dos idiotas úteis que nunca perceberam que a estratégia do partido comunista sempre foi (e é) quanto pior melhor! Os trabalhadores (e as suas famílias) são alegremente sacrificados pelos comunistas... até porque sempre serão... heróis da revolução... Mesmo que dela nada percebam, que ninguém nada lhes tenha perguntado... Serão como as "catarinas eufémias": comunistas depois de mortos... porque convém... não a eles... mas ao partido!

Quanto a misturar-me com o Avelino... eu sou dos "copos-de-leite"... daqueles que ele não gosta! Como de si nada sei, não posso devolver o "cumprimento"... mas é bem provável que se possa encontrar equivalente: sei lá, uma Odete ou um Jerónimo; um Alberto João ou um Valentim; um Barnabé ou uma das suas "meninas"; um Joãzinho ou um Magalhães (verde não vale: ou é do Sporting ou é melancia!)...
É à escolha!

Podemos manter este diálogo num nível um pouco mais aceitável... e responda lá: o que tem a dizer das torturas feitas pelos "camaradas"?!? Ou foram "bolachadas e choques eléctricos de amor"!?!

Sem comentários: