sexta-feira, maio 07, 2004

Proposta inovadora e muito útil

Vimos por este meio sugerir à CMM a criação da carreira de “Fiscal dos Detritos”.
Seria função destes profissionais, a fiscalização das situações em que, sem qualquer autorização e de modo claramente ilegal, são lançados detritos (entulhos de obras, principalmente) à beira das estradas e em terrenos particulares, chegando mesmo a desrespeitar vedações.
Em Alhos Vedros, foi prática habitual no caminha para o chamado “Cais Novo”, mas agora é hábito espalhado por todo o concelho, com destaque para estradas que atravessam zonas rurais.
A criação deste cargo teria obrigatoriamente vantagens.
Se funcionasse, seriam apanhados os responsáveis e aplicadas coimas, criadas para o efeito, que desencorajariam posteriores actos semelhantes.
Se não funcionasse, sempre se abriria uma nova carreira para a corrupção nos serviços camarários de fiscalização, que pudesse ombrear com os que têm por missão fiscalizar as obras no concelho, em especial aqueles senhores que fingem tão bem verificar se os novos prédios de apartamentos, moradias e vivendas estão de acordo com os projectos, ou mesmo os que são responsáveis pelo licenciamento dessas mesmas obras em prazo célere, quando dá jeito a construtores e promotores imobiliários “generosos”.

Sem comentários: