sábado, março 22, 2008

Comunismo X Anarquismo

Os movimentos anarquista e marxista surgiram e ganharam forte atuação no século XIX, em meio aos efeitos sociais da Revolução Industrial.

Foram ambos contestadores da ordem liberal burguesa e do Estado garantidor das condições trabalhistas da época, coincidindo, também, quanto ao ideal comunista: o fim das
divisões de classes, da exploração e até mesmo do Estado.

A despeito dessas semelhanças (de origem, alguns alvos de atuação e objetivos finais), divergiam quanto ao caminho a ser seguido para alcançar o comunismo.
Para os marxistas, deveria haver uma fase intermediária socialista — a ditadura do proletariado —, um Estado revolucionário que construiria as condições viabilizadoras do comunismo, tais como lidar com os movimentos contra-revolucionários que viessem a surgir na transição.
Os anarquistas, ao contrário, pensavam construir o comunismo imediatamente, erradicando não apenas as classes, as instituições e as tradições, mas sobretudo o Estado.

Na segunda metade do século XIX, durante o século XX, e ainda no século XXI as diferenças prevaleceram sobre as semelhanças, promovendo entre os dois movimentos socialistas uma convivência de choques e divergências, nas suas lutas contra a ordem estabelecida.

Por Anarquismo queremos dizer:

"sociedade organizada sem autoridade, significando autoridade o poder de imposição da vontade pessoal... não apenas a autoridade não é necessáriapara a organização social, mas, longe de a beneficiar, parasita-a, cria obstáculo ao seu desenvolvimento, e usa as suas vantagens para conseguir privilégios da classe exploradora e opressora das restantes."Agitazione 4 de Junho de 1897"

Por Comunismo queremos dizer: "uma sociedade sem dinheiro, sem estado, sem propriedade e sem classes sociais. As pessoas agrupam-se para levar a cabo um projecto ou para responderem a uma necessidade da comunidade humana mas sem que exista possibilidade da sua actividade se transformar em empresa com salário e troca dos seus produtos.

A circulação dos bens não é levada a cabo por meio da troca: exactamente o oposto, o lema desta sociedade sendo 'de cada segundo as suas capacidades, para cada um segundo as suas necessidades'.

"John Gray For Communism (Pelo Comunismo; página Internet comunista libertária)

5 comentários:

Anónimo disse...

Percebes porque o Cristianismo e o Comunismo se conflituam?

Está expresso no último parágrafo.

A diferença é que num há Deus e no outro não.

Claro que ambos estamos a falar do verdadeiro (Comunismo e Cristianismo) e não dos produtos resultantes e actuais.

Anónimo disse...

Que polêmico "capitalismo X comunismo" Por enquanto o capitalismo é o vencedor, mas será que se manterá no topo para sempre ???

Anónimo disse...

sem sombra de duvidas o capitalismo é permanente!

Anónimo disse...

sem sombra de duvidas o capitalismo está chegando ao fim!

文章 disse...

餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 關島婚禮 巴里島機票 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 銀行貸款 信用貸款 個人信貸 房屋貸款 房屋轉增貸 房貸二胎 房屋二胎 銀行二胎 土地貸款 農地貸款 情趣用品 情趣用品 腳臭 長灘島 長灘島旅遊 ssd固態硬碟 外接式硬碟 記憶體 SD記憶卡 隨身碟 SD記憶卡 婚禮顧問 婚禮顧問 水晶 花蓮民宿 血糖機 血壓計 洗鼻器 熱敷墊 體脂計 化痰機 氧氣製造機 氣墊床 電動病床 ソリッドステートドライブ USB フラッシュドライブ SD シリーズ