sábado, março 22, 2008

Comunismo X Anarquismo

Os movimentos anarquista e marxista surgiram e ganharam forte atuação no século XIX, em meio aos efeitos sociais da Revolução Industrial.

Foram ambos contestadores da ordem liberal burguesa e do Estado garantidor das condições trabalhistas da época, coincidindo, também, quanto ao ideal comunista: o fim das
divisões de classes, da exploração e até mesmo do Estado.

A despeito dessas semelhanças (de origem, alguns alvos de atuação e objetivos finais), divergiam quanto ao caminho a ser seguido para alcançar o comunismo.
Para os marxistas, deveria haver uma fase intermediária socialista — a ditadura do proletariado —, um Estado revolucionário que construiria as condições viabilizadoras do comunismo, tais como lidar com os movimentos contra-revolucionários que viessem a surgir na transição.
Os anarquistas, ao contrário, pensavam construir o comunismo imediatamente, erradicando não apenas as classes, as instituições e as tradições, mas sobretudo o Estado.

Na segunda metade do século XIX, durante o século XX, e ainda no século XXI as diferenças prevaleceram sobre as semelhanças, promovendo entre os dois movimentos socialistas uma convivência de choques e divergências, nas suas lutas contra a ordem estabelecida.

Por Anarquismo queremos dizer:

"sociedade organizada sem autoridade, significando autoridade o poder de imposição da vontade pessoal... não apenas a autoridade não é necessáriapara a organização social, mas, longe de a beneficiar, parasita-a, cria obstáculo ao seu desenvolvimento, e usa as suas vantagens para conseguir privilégios da classe exploradora e opressora das restantes."Agitazione 4 de Junho de 1897"

Por Comunismo queremos dizer: "uma sociedade sem dinheiro, sem estado, sem propriedade e sem classes sociais. As pessoas agrupam-se para levar a cabo um projecto ou para responderem a uma necessidade da comunidade humana mas sem que exista possibilidade da sua actividade se transformar em empresa com salário e troca dos seus produtos.

A circulação dos bens não é levada a cabo por meio da troca: exactamente o oposto, o lema desta sociedade sendo 'de cada segundo as suas capacidades, para cada um segundo as suas necessidades'.

"John Gray For Communism (Pelo Comunismo; página Internet comunista libertária)

4 comentários:

Anónimo disse...

Percebes porque o Cristianismo e o Comunismo se conflituam?

Está expresso no último parágrafo.

A diferença é que num há Deus e no outro não.

Claro que ambos estamos a falar do verdadeiro (Comunismo e Cristianismo) e não dos produtos resultantes e actuais.

Anónimo disse...

Que polêmico "capitalismo X comunismo" Por enquanto o capitalismo é o vencedor, mas será que se manterá no topo para sempre ???

Anónimo disse...

sem sombra de duvidas o capitalismo é permanente!

Anónimo disse...

sem sombra de duvidas o capitalismo está chegando ao fim!