terça-feira, novembro 04, 2008

BPN-A Ponta do Iceberg


Um leitor deixou-nos este comentário que merece um post:

"Anónimo disse...
bem, vejamos as coisas por este prisma.Se o buraco que existe é de 700 milhões de euros, mas se fõrem vendidos os activos pela CGD (bem vendidos e sem pressas), se as dividas forem negociadas e ainda recuperar os capitais próprios com mais valias que agora não são possíveis (quadros e etc), talvez se consiga reduzir o prejuízo para metade.E 350 millhões de euros já é negócio por um banco destes? 200 e tal balcões e rede de clientes, quota de mercado e sinergia com a CGD."

O buraquinho que fala, é a ponta do iceberg...

O BNP, não tem valor para o mercado, o governo tentou vendê-lo e ninguém pega, o nome BPN é sinónimo de lepra, custa a pegar mas se pega não sai mais. A REAL, seguros, é uma seguradora que tem lucros, por isso o governo não a privatizou junto com a empresa mãe do grupo BPN. O motivo, é para dar tempo aos gestores e accionistas de transferir as acções e as dívidas para essa seguradora e depois de estar tudo falido, aí sim o governo obriga a CGD a comprá-la também.

O objectivo é muito simples, além de salvaguardar a riqueza dos accionistas, evita que os gestores comecem a falar, o que seria muito perigoso para o governo, porque a rede é muito abrangente e elementos importantes do PS do PSD e do PCP, através de negócios com empresas "criadas" pelo Banco Insular de Cabo Verde, para investimentos "Turísticos", podem ser descobertos e fazer perigar todo um estratagema de lavagem de dinheiros públicos e privados, pois pelo que se vai aventando os tentáculos do polvo até aqui ao concelho podem ter chegado.

Ver Links: 1 e 2

4 comentários:

Anónimo disse...

Parece que só o CDS se safa e o BE que tem como principal fonte de financiamento a Igreja Redentora Trabalhista da Auto-Europa!

Anónimo disse...

Bem afinal em relação ao meu comentário que dos 700milhões que se tornavam 350 e que era uma perspectiva diferente de ver as cosias, parece que me faltou os depósitos de 200 milhões que a Segurança Social lá tinha, os investimentos em fundos (porque até tinham uma rentabilidade superior ao mercado) e não sabemos ainda mais o quê.
O que o Cadilhe disse tem realmente outra leitura, não sei se será a dele, mas certamente que deve ser bem interessante.

Anónimo disse...

"Porque infelizmente ao fim de mais de 30 anos de democracia ainda preferimos o lóbi à antiga portuguesa, que é o pedido, a cunha, um tráfico de influências que não tem nada de transparente."

in Destak

O ICEBERGUE ESTÁ AQUI.

É dar-lhes carta branca para fazerem um segundo PREC, mas desta feita à medida e interesse do Partido Socialista e da restante camarilha... seja para tapar as negociatas seja para lixar a concorrência.

Qualquer dia mais vale voltar o Salazar. Sempre era mais honesto!

Anónimo disse...

Volto outra vez à questão dos 700 milhões.
Então não é que a CGD fez uma proposta para a compra do BPN e o Cadilhe recusou porque pensava que o Governo ia aceitar a proposta dele de viabilizar o Banco.
É mesmo anjinho. Então não se tá mesmo a ver que ou se fazia o negócio como a CGD queria ou se ia lá de outra forma.
Para um Banco que não valia nada e sem interesse não está mal não senhor, olha se valesse alguma coisa, então como seria.