domingo, novembro 02, 2008

"Nacionalizar"* o BPN ? Mau negócio !

O Executivo vai propor à Assembleia da República a nacionalização do Banco Português de Negócios (BPN), anunciou o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, no final da reunião extraordinária do Conselho de Ministros.

Mas estes gajos estão malucos, ou quê ?

Este banco andou a fazer "negócios", sabe-se lá com quem e porquê, acumulou perdas no valor de 700 milhões de euros, pelo que sabe o Vítor Constâncio, governador do Banco de Portugal, isto acontece à mais dum ano, embora não nos tenham dito nada e agora aproveitam-se da crise para "nacionalizar"* um banco falido e cheio de dívidas em que quem vai ser o fiador é a Caixa Geral de Depósitos, o que vai fazer perigar a única entidade pública do sector bancário, onde os portugueses têm confiado as suas economias e feito a maioria dos empréstimos para a compra de casas ?

O BPN tem de ir à falência e não arrastar a Caixa Geral de Depósitos nesse processo.
O governo tem depois de ver quem será afectado e selecionar quem terá de ser ajudado.

Se as nossas micro, médias e pequenas empresas estão a ir todas à falência e o governo nada faz para as ajudar, porque raio é que agora tem de injectar dinheiro no sistema bancário, que sempre foi livre de investir os chorudos lucros que auferiu onde bem o entendeu, com o beneplácido da salvaguarda do sagrado direito à livre concorrência e ao sistema capitalista de mercado ?

Se a economia de mercado capitalista cavou a cova onde se enterrou, porque têm os portugueses de ser enterrados nessa cova ?

Ao mercado o que é do mercado, tem de falir o que não está em condições de sobreviver dentro do sistema capitalista.

Os bancos não geram riqueza, usam a riqueza. O que um governo tem de apoiar económicamente são as empresas nacionais e dar a possibilidade de se criarem mais empresas nacionais e com isso gerar mais empregos, isso é que deveria ser feito e não continuar a manter em coma, bancos que não têm viabilidade, arrastando com isso outros bancos, neste caso a CGD que estão de boa saúde.

Curiosa, muito curiosa mesmo é a posição do PCP, o Partido Comunista Português já elogiou a a iniciativa do Governo na nacionalização do BPN, o que vem de novo apoiar a minha tese de que o PCP já se está a "reperfilar", para garantir uma viabilidade de um governo PS de minoria, aliando-se a esse partido depois das eleições do ano que vem.

*nacionalizar, significa neste caso injectar dinheiro, para depois se lhe perder o rasto...

4 comentários:

Anónimo disse...

100% de acordo.

E se há algo a fazer é garantir os depósitos tal como já está definido, até aos 500.000 € por depositante e entidade.

Isto é tudo uma grande filhice de putice que nos estão a fazer, sem escrutínio nem controle do POVO contribuinte.

Anónimo disse...

concordo.

Anónimo disse...

bem, vejamos as coisas por este prisma.

Se o buraco que existe é de 700 milhões de euros, mas se fõrem vendidos os activos pela CGD (bem vendidos e sem pressas), se as dividas forem negociadas e ainda recuperar os capitais próprios com mais valias que agora não são possíveis (quadros e etc), talvez se consiga reduzir o prejuízo para metade.
E 350 millhões de euros já é negócio por um banco destes? 200 e tal balcões e rede de clientes, quota de mercado e sinergia com a CGD.

Anónimo disse...

"bem, vejamos as coisas por este prisma.

Se o buraco que existe é de 700 milhões de euros, mas se fõrem vendidos os activos pela CGD (bem vendidos e sem pressas), se as dividas forem negociadas e ainda recuperar os capitais próprios com mais valias que agora não são possíveis (quadros e etc), talvez se consiga reduzir o prejuízo para metade."

Bem! Vejamos as coisa por outro prisma.

Se assim fosse porque raio ninguém está interessado em adquirir o BPN?

Se assim fosse porque raio não abre o BPN um processo de recuperação da empresa e faz ele mesmo a venda dos assets?

Se assim fosse porque raio é necessário o Estado NACIONALIZAR o banco ao invés de simplesmente adquirir uma participação generosa e controlar a gestão até poder sair, assim tipo Capital de Risco?

A mim isto cheira-me muito mal.

No 25 de Abril só se nacionalizaram as empresas lucrativas, agora estamos a assistir à nacionalização de empresas falidas.

Um pequeno texto que talvez explique porque muita coisa acontece como acontece: Para que a plebe saiba.

E Outras frases célebres para finalizar o queixume.

Até mais.