segunda-feira, fevereiro 01, 2010

*Adenda Técnica Sobre o TGV

O TGV tem como principal objectivo ser uma alternativa ao transporte aéreo, ou seja serve essencialmente para transporte de passageiros. No nosso caso servirá para transportar castelhanos para Portugal.

A velocidade de cruzeiro a perto de 300 Km só se atinge a partir de mais de 150 km de percurso, por isso os trajectos entre Lisboa-Porto e Porto-Vigo, são inviáveis só por este motivo, e claro pelos custos de manutenção e pela falta de passageiros, a ligação Lisboa-Madrid só se justificaria para transporte de mercadorias, mas mesmo assim as mercadorias ficariam retidas em Madrid porque a bitola das ferrovias ibéricas é diferente das bitolas europeias, ou seja temos sempre de ser os elementos passivos desta relação "ibérica", mas a principal vertente do TGV e a sua principal função e os motivos porque os Franceses criaram esta ideia foi e continua a ser o transporte de passageiros.

Acredito que para os espanhóis seja muito chato terem de travessar aquele imenso deserto entre a Extremadura espanhola e Madrid, mas isso é lá problema deles e nada temos a lucrar com isso, apenas lamentamos perder a união ibérica, que tanto ansiamos :~D

O próximo Post será sobre as alternativas nacionais, de transporte ferroviário de passageiros e mercadorias, ao TGV.

AV2

3 comentários:

Carlos (Brocas) disse...

Grande Camarada AV2, assim é que é!
Não desistas!

Eu cá vou-me dedicar (MAIS E MAIS)a erotismo.

Isto cá pelo concelho anda com falta de tusa vamos ver se arrebita.

AV disse...

Ná, certos tipos só se excitam com um TGV entre as nádegas :C

AV2

Carlos (Brocas) disse...

LoL