domingo, novembro 28, 2004

Ai, ai, ai...

As obras na Praça da República e rua 5 de Outubro em Alhos Vedros já estão em curso – quase dois anos e meios depois de publicamente anunciadas mas ainda a tempo de ficarem concluídas antes das próximas eleições autárquicas.
Todo eu tremo de temor pelas consequências das ditas, pois o cartaz de propaganda (o “nosso Santana” cada vez está mais parecido com o outro) não permite adivinhar com exactidão e as descrições dos projectos sempre ocultam.
Ainda me lembro da última grande intervenção feita naquela zona feita nos anos 70 para abrir a variante da estrada no sentido Barreiro/Moita: foram palmeiras centenárias abaixo, reduziu-se a zona pedonal de forma drástica e ficámos com aquela sucessão disparatada de curvas antes da Igreja, alegadamente para não tocar em excesso nos terrenos da dita.
Agora, por enquanto, parece que só vão os arbustos, para “abrir” visualmente o local, etc, etc, naquela conversa redondinha que alia um pseudo rigor técnico à prosápia política.
Pois, pois, pois.
Ver para crer.
Já agora, existe alguma ideia para revitalizar a zona residencial envolvente, cada vez mais degradada e abandonada ?
Ou espera-se que tudo caia, para depois erguer os caixotes da ordem em nome da modernidade ?
Ah, e para acabar, não nos venham com a conversa de que estas são obras de recuperação ou requalificação do centro histórico da vila porque ou não sabem o que é um centro histórico, ou não sabem onde foi o centro histórico de Alhos Vedros ou pensam que a História começou só em finais do século XIX, quando a terra já estava em decadência e sob o poder moiteiro.

Sem comentários: