domingo, janeiro 20, 2008

A 3ª (ou 2ª) Pessoa

No blogue do vereador laranja barreirense Bruno Vitorino lê-se a seguinte passagem que tem merecido destaque na imprensa local:

«Vereadores PS fogem a discussão pública com Vereador Bruno Vitorino
O vereador social-democrata expressou a sua estranheza pelo facto dos eleitos do PS no executivo municipal não quererem debater este tema na sua presença. “Lamento que a atitude dos vereadores do PS seja esta. Quando estive ausente, por estar de férias, direito a que qualquer pessoa tem, pediram explicações e disseram inverdades, que reiteraram num comunicado tornado público. Agora que estou aqui, pronto a debater esta questão, não dizem nada”.»


É estranho que num blogue apresentado como pessoal, o seu autor seja tratado na 3ª pessoa e citadas as suas declarações, em vez de o próprio assumir as suas posições na primeira pessoal do singular (ou plural, no caso de desvio monárquico-majestático).
Esta estranha forma de escrita levanta legítimas dúvidas sobre a efectiva autoria do blogue (será como no caso do líder Meneses, uma espécie de escritor-fantasma? que se esquece de adaptar os textos?) ou então sobre a forma como é mantido (dois posts desde o início do ano revelam que realmente a prioridade comunicacional por esta via é escassa).
De qualquer modo fica o registo de tão peculiar forma de alguém se referir a si mesmo, algo que tem antecedentes históricos no romano Júlio César, mas que se julgava ter caído em desuso nos tempos correntes.
Mas pode vir a ser uma nova moda.
A partir de agora vou passar a tratar-me também na 3ª pessoa, é só esperarem pelo próximo post.
Quem me diz que não fica bem?

Sem comentários: