domingo, janeiro 27, 2008

AVP Divulgação Cultural e Comercial


As Novidades de Dezembro de 2007 e Janeiro de 2008 da Azulejaria Artística Guerreiro, são muitas e variadas e são manchete no Escudo.
-O RIO e a AAG, são amigos de longa data e agora que a edição em papel cessou de sair nas bancas, com muita pena minha, é tempo de recordar algumas notícias que O RIO destacou desde a edição # 7 de 1 a 15 de Março de 1998 até à sua última edição em papel de 18 de Dezembro de 2007.
-A ALLIUS VETUS, Associação Cultural História e Património de Alhos Vedros criou a revista Foral 2014, que além de ser uma revista totalmente a cores, pretende organizar, preparar e participar a recriação histórica: AlhosVedros, Ceuta à Vista!
Nesta primeira edição a AAG foi convidada a participar com um artigo ilustrado sobre os Painéis do Forcas Bar, quatro painéis de reconstituição histórica sobre Alhos Vedros no séc. XV que foram feitos em 1992 por encomenda de Cristina e Jorge, os seus propietários. Estes trabalhos são por mim considerados até hoje a maior reconstituição histórica feita na AAG e como o Bar se encontra já encerrado ao público há muito tempo aproveito para mostrar a todos esses trabalhos.
Os postais feitos na altura em edição de autor são hoje raros mas ainda tenho alguns, nova edição será feita durante este ano.
-Durante o processo de elaboração dos Painéis do Forcas Bar, foi feito um filme sobre as diversas etapas de realização desses trabalhos, que o meu amigo Lídio Coelho filmou e juntos montamos para passar nas Feiras de Artesanato de então (...de 1992 a 1994). São poucas as pessoas viram tal filme completo mas agora com nova montagem e publicação no YouTube, passa a estar disponível para todos.
O Video da elaboração dos Painéis do Forcas Bar-Primeira Parte ,contém imagens raras da Cadeia Velha de Alhos Vedros, ainda existente em 1992 e que foi derrubada recentemente para a construção de apartamentos e teve a colaboração de Diogénio dos Santos, cineasta amador Alhos-Vedrense que em conjunto com o Padre Carlos me serviram de guias para a realização dos painéis do Forcas Bar.
O Video da elaboração dos Painéis do Forcas Bar-Segunda Parte , mostra o recorte, a vidragem e a pintura dos painéis do Forcas Bar.
-Delei, esteve de novo na AAG, para completar o 5º Grau de Mestria na Arte da pintura em azulejos e foi criado um Blogue para mostrar as suas mais recentes obras e também aquelas que anteriormente Delei expôs nos Arquivos Guerreiro, assim como Videos dessas exposições.
São estas as Novidades da AAG, espero que gostem.
Saudações para todos de

Luís Cruz Guerreiro
.

1 comentário:

AAG News disse...

Muito Obrigado pela divulgação, a parte cultural da AAG, vai muito bem, agora a comercial, já teve dias melhores, aliás como este País.

Saudações de L+G