quinta-feira, janeiro 31, 2008

É Carnaval, ninguém lê ou leva a mal!

O nosso mestre local em diversas sabedorias, o verdadeiro émulo do antigo boneco do jogo O Sabichão voltou a escrever esta semana (Jornal da Moita, p. 6) sobre assuntos que domina muito bem ou quase tão bem como eu domino a hermenêutica kantiana numa perspectiva pós-moderna.
Sobre a co-incineração temos uma coisa em comum (discordamos da sua localização na Secil e do que representa de atentado ambiental em plena zona protegida) e outra que nos divide muito: o facto de eu não mudar de opinião conforme os ventos partidários.
Pois não é que Nuno Cavaco agora defende muito a existência dos CIRVER, criação interesssante dos tempos do Governo PSD barrosista, e acha que essa é a solução ideal?
Claro que quando foi da discussão em torno dos CIRVER, o principal problema que se colocou foi o da sua indesejada localização.
Mas NC tem a solução fácil ditada de cima:

«O problema da localização também seria facilmente resolvido porque a construir os CERVIR [sic] estes poderiam ser situados em áreas ponderadas, que não colidissem com o interesse público e desenvolvimento regional, junmto á fonte produtora/poluidora, cumprindo assim o princípio ambiental do tratamento/valorização destes resíduos perto do local onde são gerados, reduzindo assim os riscos inerentes ao transporte dos resíduos industriais perigosos».

Isto até parece um parágrafo bonito e articulado, só sendo pena que NC não defina o que são «áreas ponderadas» ou concretize com um exemplo que demonstre na prática a exequibilidade da sua posição.
E NC, do alto da sua sabichiche esquece-se é de dizer que estes resíduos só são efectivamente rentáveis se tratarem quantidades significativas de resíduos, sendo que isso não se resolve com um CIRVER acoplado a cada indústria ou fonte poluidora.
Seguindo essa ideia deveríamos ter uma ETAR por cada freguesia ou bairro mais populoso, não se percebendo a solução de ETAR's pluri-concelhias.
Mas claro que a NC não interessa, na sua argumentação, ser coerente com nada que não seja a luta política.

Para quem quiser uma introdução ao tema, rápida mas devidamente informada, pode sempre ir aqui.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ou AQUI que também encontra muita informação.

Anónimo disse...

ROSTOS DO ANO 2007 - CONCELHO da MOITA

Entretanto, informamos que, este ano, pela primeira vez, iremos atribuir os "Rostos do Ano" do concelho da Moita.
Estamos a recolher as respectivas sugestões, com base num painel de convidados, que já apresentaram as suas sugestões, aguardando ainda outras porpostas solicitadas de forma a inicarmos o processo de divulagação dos "Rostos do Ano 2007" do concelho da Moita.


1.2.2008 - 20:10