quarta-feira, janeiro 23, 2008

Câmara da Moita: afinal está mesmo endividada

Texto para publicação na imprensa local, que o AVP divulga em antecipação:

A maioria CDU isolada, aprovou um empréstimo de mais de 1 milhão de contos (5,2 milhões de euros) para pagar dívidas a fornecedores!

As dívidas, que agora querem pagar com recurso ao crédito bancário, resultam de um descontrole da gestão corrente da Câmara, que ascendia a 9 milhões de euros em final de 2005, curiosamente ou não, coincidente com o período das últimas eleições autárquicas.

Caixa Geral de Aposentações, ADSE, Amarsul - tratamento de lixos, Xerox - Fotocópias, Transportes escolares e outros, EDP, CTT, Portugal Telecom, Vodafone, Cabovisão, BP - gasóleos e gasolinas, etc, são alguns dos fornecedores a quem agora a Câmara vai pagar, com dinheiro emprestado e sujeito a juros. O escândalo é tanto maior, quanto este empréstimo é contraído 12 anos e com início da amortização só em 2011, o que significa começar a pagar só daqui a 3 anos.

É o típico caso de “chutar a bola para a frente”. Os custos disto?

Compromete-se o futuro para quem vier a seguir! Uns atiram os foguetes e fazem a festa e outros apanham as canas e pagam a despesa!

É isto novidade? Não é de todo. As diversas Oposições: PS, PSD, BE, denunciaram este modo de proceder em tempo. Não foram ouvidos. Está na moda dizer-se que é por “dificuldades de comunicação”. A população não acreditou. O facto, e temos que o reconhecer, é que a máquina desinformadora, sustentada em caciques / opinadores de esquina que o PC persiste em alimentar, continua a funcionar. Cabe decididamente às OPOSIÇÕES e à população em geral encontrar respostas para desmantelar este polvo. Afinal, tanto dinheiro gasta a Câmara em desdobráveis, revistas e folhetos de que o exemplo último é o “2 ANOS EM MOVIMENTO” atafulhando as caixas de correio dos munícipes, mas esquece-se (!) de dizer a verdade ao concelho da Moita.

Não nos podemos esquecer que cortaram no apoio às colectividades (ASSOCIATIVISMO), negaram-se na questão das actividades extracurriculares (EDUCAÇÃO), e os trabalhadores camarários não podem fazer horas extraordinárias mesmo quando necessárias para assegurar o funcionamento normal dos equipamentos (ADMINISTRAÇÃO).

Para além de tudo isto, o frenesim das pequenas obras ocorrido antes do acto eleitoral de 2005 desapareceu no minuto imediato ao arrecadar a maioria absoluta. Se isto não é manipulação e areia para os olhos chama-se o quê? Isto não é senão resultado de uma governação de maiorias sucessivas, em que não há alternância e o cansaço é evidente. Cai-se na displicência e mesmo no desrespeito pela população.

Na lógica das obras de fachada e do faz e desfaz, temos o exemplo caricato da “rotunda do Modelo", também inaugurada em final de 2005 e agora destruída. Mau planeamento. Os moradores de Alhos Vedros no futuro para se deslocarem a esta zona comercial têm que ir à Baixa da Banheira e voltar. Mas para quem anda de carro oficial de luxo, não paga combustível nem a manutenção dos amortecedores (lombas) é coisa sem importância.

Talvez o sr. Presidente João Lobo, na habitual viagem oficial de inverno a Cabo Verde, que agora decorre, tenha um rasgo de bom senso e pondere para onde nos está a afundar.

Vitor Cabral

Vereador PS

9 comentários:

Luís Morgado disse...

As primárias neste concelho já começaram e em força. Já se prevê que o poder (fortalecido pela nova lei) vai ficar em Alhos Vedros.

A disputa está em marcha entre Fernanda Gaspar e Vitor Cabral.

Anónimo disse...

Tchee, e eu que julgava que era entre a Tramouca e o Tião!

Anónimo disse...

É verdade. Na Assembleia de Freguesia é só deficientes. Coxos e manetas.

Anónimo disse...

onde estão os docs que provam estas dividas????

Anónimo disse...

Gostava é que estes senhores que vem para aqui atirar suspeitas infundadas e não sustentadas por provas concretas e ávidos de ir para o poder a todo custo, falassem porque se calaram, quando a CDU é a unica força a preocupar-se com o possivel encerramento de posto de atendimento permanente da nossa vila, a defender o hospital de Alhos Vedros, o porquê de até agora a quantia que cabia ao estado comparticipare que ficou acoradado aquando da construção da pavilhã da Escola José Afonso,ainda não foi entregue á Camara da Moita e muitas outras coisas, que se estevissemos á espera deste falsos moralistas, este governo vinha aqui e fazia o que lhes apetecia.
A CDU e os seus eleitos são os únicos que defendem na Assembleia da República a criação de um Posto da GNR para Alhos Vedros entre outras medidadas importantes para o bem estar de todos nós, para assegurar com melhor qualidade a segurança dos nossos cidadãos, medida essa chumbadas consecutivamente pelos nossos amigos do PS e PSD e um encolher de ombros pela pseudo esquerda do BE.
Estas e outras medidas que os que aproveitam em desespero qualquer meio para denegrir a gestão CDU, que terá falhas como todos os outros, pois também são humanos, mas uma coisa a CDU não falha: A defesa da população de Alhos Vedros contra o Poder bipolarizado e gasto e de demagogias do PS e PSD.
Toda a gente é livre de criticar e de dar a sua opinião, como um direito da democracia que ainda temos no nosso pais mas que nos querem tirar, aos poucos, esses que vem constantemente criticar quem sempre andou na frente pela luta dos direitos do povo, mesmo com os seus defeitos(que também têm) mas também com as suas virtudes.

Anónimo disse...

Sim, sim, e um posto da GNR nas Morçoas e um da PSP na Fonte da Prata e um da guarda fiscal nas Arroteias. sim nas arroteias, para controlar as prendas.

Anónimo disse...

Ó anínimo da 10:48, que defendes tanto o poder c(agão)omunista, laxista ou taxista, ou já marchas no tacho ou queres vir a marchar. Vai mas é á merda ranhoso, lambe-botas.

Anónimo disse...

O que eu posso dizer é o que está feito e o que não está. Está tudo á vista, ou não se vê. Defesa do hospital concelhio pela câmara, é treta, este presidente ou os anteriores nada fizeram, o gajo da Anadia é bronculo mas dá a cara e aparece a mobilizar o seu povo. O Dr. Lobo? Ná, vai defender essas coisas todas com a sua namorada nova para Cabo Verde. Isso está á vista. Tal como o está a qualidade de vida no concelho, as instalações desportivas e culturais, os espaços verdes, tirando o que deixou o fascista Vítor Brito de Sousa com o parque da Moita e o José Luís (à custa dos dinheiros comunitários dos tempos das vacas gordas) com a biblioteca da Moita e o parque José Afonso da BB, o que é que nos resta? Toiros, festas e vaidades, carros "híbridos" e "para abrir2 como o Volvo do Sôr Presidente. chuva de hiper-mercados e encerramento e miséria do comércio local, urbanizações sem as infra-estruturas ambientais acabadas, que os construtores dizem ter pago para ser a câmara a fazer e não faz. Digam lá que merda de qualidade de vida têm a pessoas da Baixa da Banheira, de Alhos Vedros, do Vale da Amoreira, da Moita e demais freguesias pequenas?
De quem é a culpa? Quem tem o poder local desde 1974?
Gastem mais dinheiro mal gasto, hipotequem ainda mais o futuro. Daqui a uns anos já cá não estão e quem vier que feche a porta. Para já fecharam o "Rio". O dique da Moita custou milhões de euros e a merda ali está, está à vista sim. Mas a marginal toda cagona ali está a conviver com o rio de lama e merda. O cheiro das suiniculturas e vacarias em alguns dias do ano é nauseabundo. O que faz a câmara? Nada. Agora, tal como queriam um PDM de golpe 8e foi), tentaram um golpe com o atravessamento do concelho por causa do TGV e das acessibilidades ao novo aeroporto e ponte Barreiro-Chelas. Mais golpes se perspectivam. Até quando?

Anónimo disse...

Se todos os seus departamentos funcionassem de acordo c todas as leis e consoante os direitos de todos os cidadão e não só de alguns conhecidos ou amigos dos trabalhadores da Camara quem sabe hoje não estaría com essa precisão.