quarta-feira, janeiro 16, 2008

Nem vale a pena olhar muito...

No Rio Online toma-se conhecimento da apresentação das Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2008 da Junta de Freguesia de Alhos Vedros.
O título é bastante pomposo para a pobreza franciscana dos meios disponíveis e concedo que com migalhas é impossível fazer um grande bolo.
Mas talvez por isso mesmo se exigisse uma sinceridade e candura na forma de apresentar as coisas.
O dinheiro é pouco, não se vai fazer grande coisa, tal como não se tem feito quase nada.
O que é ridículo é afirmar, a este propósito, que:

“Não olhamos para o que está feito e o que se pretende fazer como ‘coisa criada’ mas antes como um ‘organismo vivo’ impregnado de condição humana em que se revelam hesitações, dúvidas, contradições que só um longo trabalho de reflexão e apuramento consegue eliminar para que logo surjam outras hesitações, outras dúvidas, outras contradições”.

Se há coisa que eu gosto mesmo menos do que de má poesia (regada ou não a moscatel de Sertúbal) é de má prosa armada ao pingarelho intelecto-espiritual.

3 comentários:

Anónimo disse...

Estou de acordo. Palhada literária desta, até já a fiz p'rá revista MARIA. Condenado que estive a ter de andar por bucha e caneca, até cartas amorosas escrevi.
Até escrevi coisas parecidas com esta que destacaste.

Isto vai mesmo de mal a pior...

Anónimo disse...

A Sra. Presidente de Junta não deveria pôr-se em bicos dos pés e utilizar este tipo de linguagem. Deveria descer à terra e utilizar o linguagar do povo. É que arrisca-se a não ser compreendida pelos seus próprios correligionários. O pessoal do Executivo e principalmente da Assembleia de Freguesia é tudo gente muito simples, muito classe operária, e não estão habituados a tanta metáfora.

Se os textos da pré-campanha a Presidente de Câmara são assim, como é que não serão as bases programáticas...

Anónimo disse...

“Não olhamos para o que está feito...como ‘coisa criada’ mas antes como um.....impregnado de condição humana em que se revelam... ações, dúvidas, contradições que só um longo trabalho de...apuramento consegue eliminar para que logo surjam outras.....dúvidas, outras contradições”.
Onde se encontram os dinheiros destinados á elaboração da revista propriedade da junta de freguesia O PELOURINHO?
Como é possivel sem dinheiro criar um posto de trabalho a prazo como complemento dos quadros da freguesia?
Com que dinheiros foi pago o Jantar de Natal oferecido pela junta no restaurante Acordeon?
Isto é " TODA A VIDA HUMANA É UMA LENTA CRIAÇÃO , FRUTO DE INTERAÇÃO DO INDIVIDUO E DO SEU...tacho