quarta-feira, abril 30, 2008

A Análise Crítica da Declaração.

Declaração Política dos Eleitos da CDU sobre a situação económica e financeira da Câmara Municipal

"Os Eleitos da CDU, no município da Moita, consideram as dificuldades financeiras da Câmara Municipal resultantes de um contexto nacional em que os sucessivos governos definem as suas políticas em função do controle do défice, impondo a partir desse argumento severas restrições à despesa pública e cortes nos serviços públicos, com inevitáveis reflexos nas autarquias.
Entretanto, está a ser elaborado e vai ser apresentado um novo Plano de Saneamento Financeiro, reformulado de acordo com a legislação entretanto saída."

Ora bem, este é o velho argumento de que a culpa é sempre dos outros, nunca o PCP erra nem errará, porque tem um sentido moralizador da política, e é, desde que o Movimento Anarco-Sindicalista acabou, o único representante da classe operário-camponesa, embora o erro seja uma concepção Hegeliana, que está na base de toda a ideologia "comunista", por causa do materialismo dialéctico, e que poderá levar a uma solução que seria uma súmula da Tese e da Antítese, não pode ser, porque isso criaria um precedente de questionização sobre o próprio PCP, o que é um tabu dentro do Partido Comunista.

Poderia a Moita ser diferente?

Esta pergunta, volta de novo a pôr em questão toda a concepção ideológica do PCP.
Nascendo revolucionário e apenas depois do 25 de Novembro de 1975, ter abandonado a via revolucionária, que implicava uma tomada do poder pelas armas, vulgo, Poder Popular, por via a assegurar a sua sobrevivência como partido político e mesmo sobrevivência dos líderes do PCP de então, (pois essa questão pôs-se na altura), nunca me ocorreria que mesmo sendo um partido standartizado e posto na ordem burguesa, o PCP se pergunte se na Moita poderia ser diferente...
Então se é para ser igual, porque razão andaram aqui durante 34 anos a dizer que eram diferentes ?

...prossegue a intensa actividade cultural, desportiva e de animação directamente promovida ou apoiada pela Câmara...

Talvez toda a política Cultural e Desportiva, que o PCP, tem vindo a fazer neste último mandato esteja errada, já pensaram bem nas despesas de manutenção do Forúm da Baixa da Banheira e do despesismo sem sentido dinamizador da cultura local, talvez esteja errado, talvez o apoio devesse ser para os dinamizadores culturais e desportivos locais, como por exemplo as colectividades.
Talvez que a Feira de Artesanato não devesse ter sido extinta. Talvez as Festas da Moita não devessem ser um pretexto para um despesismo estúpido, para o PCP Nacional ver, e que trás artistas como o Tony Carreira, pagos a peso de ouro !
Talvez a colagem a cidades tauromáquicas e romarias religiosas não precissasse de ser copiado e reperfilado para aparecerem na TV Nacional, como o PCP da modernidade, porque apoia eventos antigos de séculos, sei lá, achei que o PCP era mais Bolos, Bolas...

...a participação no capital da SIMARSUL!

Então não deveria ser a construção da ETAR um desígnio Nacional, a que aí sim deveriam pedir ao poder Nacional a co-participação ?
A Simarsul é uma empresa, as limpezas dos esgotos urbanos uma questão de bom senso, coisa que o PCP, nunca possui, pois colectividades que estão dominadas pelo PCP, como o "Clube Náutico Moitense", ou que estiveram, mas pelos vistos já não estão, como nos indicou o Zeca, da ADNA, "Amigos do Mar" de Alhos Vedros, pura e simplesmente ignoram, não veêm e não cheiram a merda que todos os dias lhes é entregue com abundância em descargas contínuas no rio e que parecem nem sequer notar, devido às benesses que usufruiem do governo local da Moita, para puderem continuar os desportos naúticos, que deveriam ser interditados nessas águas poluídas ?

O III QCA e programas como o PROQUAL e o POLIS, foram uma oportunidade imperdível de obter financiamento para investimentos e intervenções muito importantes para o Concelho. Foi pois necessária e acertada a opção de recorrer ao crédito bancário para permitir suportar a participação municipal nesses investimentos. Acontece que o agravamento dos estrangulamentos financeiros resultantes das situações já referidas ocorreu precisamente no período de execução destes investimentos, criando um desequilíbrio conjuntural nas contas do Município do qual não foi ainda possível recuperar totalmente.

E por causa desta imperdíbilidade, fez-se o reperfilamento da Marginal da Moita e antes, num outro mandato, porque era também imperdível, fez-se o dique, obra sintomática dum partido que não soube corresponder aos desejos dos seus munícipes e que apenas faz obras de fachada, para mostrar obra feita, exactamente como o faz o caruncho na Madeira.

4 comentários:

Anónimo disse...

"Talvez as Festas da Moita não devessem ser um pretexto para um despesismo estúpido, para o PCP Nacional ver, e que trás artistas como o Tony Carreira, pagos a peso de ouro!"

Seria interessante questionarmo-nos quantos destes cantores e artistas da música vêm às Câmaras Municipais do PCP (todos dentro do chamado "portfolio", e não venham dizer que isso não existe) a peso de ouro (pagos pelas Câmaras, juntas de freguesia ou meros "amigos") e que depois acabam a ir também à Festa do Avante?

É que, no que toca ao financiamento dos partidos, há muitas maneiras de matar coelhos e não só as do Capelo Rêgo...

Anónimo disse...

Esclareço que os Amigos do Mar não recebem quaisquer subsídios da Câmara e muito menos para as actividades desportivas que também não existem há anos, mais acrescento que Os Amigos do Mar não dependem da câmara para a sua sobrevivência enquanto Associação e que subscrevem inteiramente o que afirma o post em relação à poluição do rio.

AV disse...

Novidades, sim senhor, e são bem vindas, pois desde que eu me lembre, a ADNA, sempre esteve colada ao PCP, mas realmente desde há três anos que não estou a par da política directiva interna.
Fico muito feliz de atingirem a vossa autonomia económica, mas falta agora tomarem uma postura de rectidão e de firmeza contra o estado em que o Caís Velho está, cheio de algas que são produto da poluição urbana, sobretudo devido ao uso de detergentes, não nos esqueçamos que as descargas principais de dejectos urbanos vêem da Cidade Sol, município do Barreiro, e do Vale da Amoreira.
Quanto ao Clube Náutico Moitense, aí a colagem ao PCP, é total até aos dias de hoje, e quem deixa que lhes façam um dique mesmo em cima, sabendo de antemão as consequências de assoreamento que traria esse monumento à estupidez, não é digno de respeito dos munícipes deste actual triste concelho da Moita.

O texto será por isso reposto, apenas mudando em relação à actual posição da ADNA, mantendo todo o resto.

Cumprimentos à ADNA, "Amigos do Mar"

AVP

O Broncas disse...

O que conheço da Concelhia da Moita do PCP, não corresponde à noticia que me enviaram e publiquei no ArreMacho.