quarta-feira, abril 16, 2008

Direito de Resposta do Jorge Beja

Já agora gostava de saber quem são estas cobardolas sumidades que se escondem atrás de pseudónimos.
Refiro desde já que tenho muitos amigos que são professores, e também os tenho e homens que muito prezo que são do PCP.
Sr.AV, primeiro muito obrigado por me tratar por "SEU JORGE" músico que muito admiro... como já foi referido neste seu "excelente" blog sou formado em "Organização e Gestão de Empresas"; não sou dono da razão e aceito perfeitamente que não esteja de acordo comigo... eventualmente será um dos açaimados e frustrados comunistas que nunca evoluíram nem nunca o farão, que viram todas as suas sociedades perfeitas se desmoronarem (ainda há a Coreia do Norte), e por isso lhe dói a verdade.
No meu artigo falei de coisas concretas, dou números… a sua excepcional inteligência fala de "atentado à inteligência", "digressões ressequidas", "atropela sem dó nem piedade" (esta da piedade faz-me lembrar Staline, Hitler, Mao Tsé-Tung, sim presumo que entre estes deva estar o seu Ídolo)… todo o seu “artigo” é uma sequência de balelas já cheias de mofo!
Apesar de nunca ter enveredado pela profissão de professor (porque não quis), dou formação (desde 1992), inclusive em BEJA entre outros sítios, e também já tive que avaliar pessoas que trabalharam na minha equipa, portanto estou de facto habituado a avaliações e a números, mas conscientemente nunca os atropelei.
Para si Sr.AV (e também para o Sr.Anónimo) será sempre mais fácil cavalgar a onda da maledicência do que pensarem por si (deve ser terrível…), descascar em tudo o que “mexe” a coberto da máscara que só protege os sem carácter; porque “telhados de vidros” todos temos, mas há os que têm tomates para assumir as suas opiniões e os outros quais “bombistas”, bostas de … que não se assumem.

O “Moiteiro”, Socialista e verdadeiro Homem de Esquerda, Jorge Beja

Resposta do AVP, à resposta de Seu Jorge:

Seu Jorge, (personagem musical que eu detesto, pois não passa duma cópia serôdia do Jorge Ben), não é um AV, são dois, o AV1 e o AV2 e o que nos faz mantermo-nos no anonimado é a representação que fazemos de diversas opiniões, e também a vontade de não sermos protagonistas políticos, para entrarmos ou tentar entrar como é o seu caso na política activa desde sistema arquista corrupto, e não a cobardia como lhe chama, pois seria com muito gosto que falaria cara a cara consigo... você até agora também se manteve no anonimato político e convenhamos que fez muito bem, porque realmente não tem capacidade para a política, isto analisando o seu primeiro texto publicado pelo Jornal da Moita, pasquim publicitário sem sentido.
Quase todos os que ainda militam ou simpatizam com o PS actual, pura e simplesmente acabaram com o partido e com a ideia de social-democracia a ele inerente, anulando a ideologia e abrangendo à sua direita, a esfera de influência, o que até tem resultado devido à inexistência do seu principal adversário o PSD, que deixou de ter espaço devido ao espaço que o PS lhe ocupou.
O seu texto em particular, sobre o ensino, é bem demonstrativo do desconhecimento que tem sobre o assunto, na sua análise embora reconheça que poderão haver razões dos dois lados, "cheira-lhe", que a maior força da razão estará do lado da ministra, porque o poder está do lado dela, não é verdade, Seu Jorge?


Para terminar, ou continuar, se lhe aprouver, digo-lhe que se você é um homem de esquerda, eu sou de direita, pois não me revejo na "esquerda" que representa.

AV2

13 comentários:

Anónimo disse...

E é mais longe daqui a Beja ou de Beijas aqui?

Jorge Beja disse...

É sempre bom haver esta disparidade de opiniões, um de esquerda (eu) outro de direita, um gosta de Jorge Ben, outro gosta do Ben e do Seu…um verdadeiro símbolo da democracia o puder haver discussão…em qualquer sistema totalitário era mais do que provável que o seu pasquim cibernauta não existisse... mas ainda bem que existe.

O chato nisto tudo é que há sempre alguém (em duo neste caso) que acha que é dono da razão, ou se sente com uma superioridade intelectual moral e ética que todos os outros são "tótos"… tenho que admitir que sinto de facto curiosidade sobre o que será para si (vocês) a “sociedade perfeita”; porque dizer mal, dizer que está mal é sempre muito mais fácil do que fazer/dizer como se faz bem… mas a inveja que corrói a maioria dos espíritos leva (às vezes por interesse) a que só se veja um lado da moeda, e em nada na vida, na política ou não, existe só um lado!

Mais uma vez a sua resposta não passa de um amontoado de palavras, algumas até bonitas mas que não dizem nada, e quanto ao meu desconhecimento sobre a educação, continuo à espera que a sumidade me diga onde está só uma mentira no meu texto que tanto o enraiveceu (será que é professor, daqueles que não gostam de "tranca"?! Se for dos bons o meu texto não o pode apoquentar).

Finalizo com mais uma curiosidade. Porquê a sua preocupação com a minha (só por si sonhada) saída do anonimato político ou entrada na política activa? Nunca tive nem tenho ambições políticas, mas como qualquer cidadão que se preocupa com a sociedade em que vive, gosta de analisar/debater os acontecimentos/convulsões que sempre existiram e existirão em todas as sociedades.

O “Moiteiro”, Socialista e verdadeiro Homem de Esquerda
Jorge Beja

AV disse...

Para mim a sociedade nunca será perfeita, porque é feita por seres humanos, mas o que mais se aproxima da perfeição é a Anarquia.

Aqui não se diz mal por dizer, nem se critica pessoas pelo que são, apenas pelo que transmitem, nada nos interessa nas vidas pessoais ou percursos, ou antecedentes familiares de qualquer emergente político.
Apenas o que escreveu não é verdade, pois os professores querem ser avaliados, mas não pela forma como os querem avaliar e pela urgência avaliativa que o governo quer impôr, mas o mais importante é que todo o sistema de ensino público está a ser destruído, por motivos economicistas e bem pior que isso apenas para mostrar à UE que estão a cumprir, mostrando resultados que parecem bem, mas que no fundo são falaciosos, pois baseiam-se numa redução dos níveis de aprendizagem que passaram da mediania para a mediocridade, como são os casos das novas oportunidades, onde em pouco tempo se pode atingir o 12º ano mas sem qualidade.
Haverá sempre a avaliação por parte dos empregadores entre o 12º ano tirado antes deste governo do PS e o 12º ano tirado depois deste governo PS, e concerteza os que tiraram o 12º ano agora, não terão o mesmo valor técnico e ciêntifico, dos tirados anteriormente a este governo.

Aqui ninguém é professor, para responder à sua pergunta.

E já agora o texto a que se refere não foi escrito por mim, mas sim pelo meu camarada AV1, mas concordo plenamente com o que ele escreveu.

AV2

AV disse...

Seu Jorge Beja descobriu algo que ninguém tinha descoberto na vida: que afinal eu sou um comunista pró-estalinista e pró-Coreia e tal.
Um disparate deste tipo qualifica o seu autor.

Numa noite como hoje, nem tamanha burrice me consegue colocar mal disposto, pois aposto que Seu Jorge Beja é lampião.

AV1

Anónimo disse...

Os AVs às vezes passam-se das marcas.
Para eles tudo o que mexe é`a posicionar-se para tachos na politica.
Bem se vê que nunca perderam uma hora de sono, descanso ou convivio familiar em prol da comunidade.
Sabe bem calçar as pantufas não é?

Meus caros AVs na sociedade que vos cerca há mais para além da internet e dos blogues.
A comunidade precisa de realidades pouco virtuais.

Todos os politicos locais, com excepção dos veradores da maioria não ganham um tusto.
A maior parte deles andam na politica e ainda têm de pagar do seu bolso.
Uma larga maioria e de todos os quadrantes politicos tiveram origem, ou ainda são, dirigentes associativos e pelos seus reconhecidos méritos e vontade de trabalhar pelo bem comum dão uma perninha na politica, pois esta coisa não é para profissionais nem para bonecos das Caldas.
Alguém tem de fazer aquilo que vocês não querem fazer. Se não for o caso estão a tempo de apresentarem a v/ lista.

Que os AVs não são comunistas dá para ver, agora que gostam de malhar em tudo o que tem a coragem de se dizer PS, isso é uma verdade insufismável.
Tomam as partes pelo todo e enfiam tudo no mesmo saco.

O Jorge Beja é um homem de bem que teve a coragem de exprimir a sua livre opinião, a qual se pode discutir sem "avacalhar" a sua personalidade conforme vocês fizeram.
Já passaram 34 anos depois da censura ter sido derrubada.
Não queiram ser vocês a coartar a liberdade de expressão que tão bem vos sabe usar neste blogue.

Com atitudes desta natureza só criam um clima de intimação para todos os que livremente, insisto, se sintam animados a exprimir o que lhes vai na alma.

E já agora e se não for no Jornal da Moita onde vai ser ?
Se conhecerem qualquer outro orgão de informação cá no concelho é favor avisarem.

Jorge Beja disse...

Srs. AV's por incrível que pareça temos algo em comum... VIVA o SPORTING!

A sua disertação sobre a educação está boa, apesar de não concordar completamente com ela.

Quanto à sua sociedade "ideal", já me CHEIRAVA a UTOPIA, ainda maior do que uma verdadeira sociedade comunista.

Saudações Socialistas e Leoninas.
Jorge Beja

Anónimo disse...

Uma história que fala por si




Em 30 de Março de 2001, houve uma greve de professores convocada pela FENPROF. Mário Nogueira — então professor e dirigente do Sindicato de Professores da Região Centro (SPRC), pertencente à FENPROF — participou na greve. Consequentemente, a respectiva escola descontou-lhe um dia de vencimento.

Mário Nogueira, indignado, entendeu que, apesar de ter feito greve, tinha direito à remuneração desse dia, uma vez que era sindicalista.

Não pretendo entrar aqui na discussão sobre se sindicalismo é ou não trabalho. Mas parece-me meridianamente evidente que, se o sindicalista Mário Nogueira fez greve — e tinha todo o direito de a fazer —, então faltou ao trabalho. E se faltou ao trabalho, não deve receber a correspondente remuneração.

É isso, de resto, que acontece com todas as pessoas que fazem greve. A sua falta é justificada, uma vez que corresponde ao exercício de um direito constitucional, mas é-lhes descontada a remuneração correspondente a um dia de trabalho.

Mário Nogueira, porém, não se considera um trabalhador como os outros. Entende que, pelo facto de ser sindicalista, pode fazer greve remunerada. Isto é, o Estado deve pagar-lhe para fazer greve. E tanto acha isso que recorreu para os tribunais administrativos do desconto no vencimento.

Claro está que o Supremo Tribunal Administrativo teve de explicar ao professor Mário Nogueira que, como diziam os romanos, ubi commoda, ibi incommoda, isto é, quem retira as vantagens deve suportar os respectivos inconvenientes. Mas Mário Nogueira não deve ser professor de Latim e, para si, prefere antes a expressão, em inglês, all the gain and no pain — que é como quem diz, em linguagem jurídica, um claro abuso de direito. Segundo as palavras do próprio acórdão:
“A tese defendida pelo Recorrente contencioso determinaria uma situação em que a dispensa do serviço correspondia a uma licença especial com vencimento ou, dito de outro modo, configuraria uma situação em que o dirigente sindical ficava dispensado de todos os deveres escolares e só prestaria os serviços para que fosse especialmente convocado e, apesar disso, continuaria a receber a sua remuneração como se estivesse ao activo. Ora essa situação não encontra previsão nem naquele DL nem no referido Despacho”.
Inconformado, Mário Nogueira ainda recorreu, desta feita para o pleno do STA. E os Juízes Conselheiros lá tiveram de voltar a explicar o b-á-bá: quem não trabalha, não recebe remuneração. Novamente, Mário Nogueira levou sopa — e ainda foi obrigado a pagar uma taxa de justiça de 200 €, bem mais do que a dedução de 11.390 escudos que havia sofrido no seu salário em virtude do dia de greve.

AV disse...

Aqui no AVP nunca se censurou nenhuma opinião.

Saudações Anarquistas e Leoninas !

AV2

Anónimo disse...

Meus caro, ora aqui está nobreza e a grande vantagem deste novo meio de comunicação na Internet, a blogoesfera. Temos de reconhecer que os debates e as opiniões foram aqui colocadas com frontalidade e dignidade. Eu gosto do AVP em muitas coisas, outras parece que chutam prá veia, por acaso sou também do PS e do Sporting (grande noite ontem, já merecíamos, o Paulo Bento tomou Fosglutem ao intervalo certamente, e a sideias de merda da 1ª mudaram e bem), embora não concordo com tudo, nem lá perto, do que o governo faz, mas reservo-me para lá dentro, em 1º instância, fazer ouvir a minha voz, e sou amigo do Jorge Beja, como o era e muito do saudosos seu pai, e estou basicamente de acordo com o que ele escreveu no JM. Tenho a percepção nítida, embora isso pouco importe, de que um dos AVP é professor, daí a agressividade e incompreensão,aceita-se. Aproveito para agradecer ao anónimo que descreve o episódio desse escroque chamado Mário Nogueira. Não esquecer que na Fenprof e CGTP há lá socialistas e até aqui da Moita. Mas que dizer dos movimentos dos professores que não querem aceitar o acordo entre a frente de Professores e o Ministério da Educação? Eu sei que o ministério se baixou a quase tudo o que os sindicatos queriam, excepto, naturalmente, a acabar com a avaliação. Pois se estiveram atentos ouviram nas noticias nos vários diversos órgão da conunicação social, "professores" (os tais que não estão na profissão por gosto, que se estão nas tintas para os alunos, e não querem realmente "tranca") que estão contra o acordo alcançado, pois não querem mesmo ser avaliados. Sabem também que aquela senhora loura aqui da Moita, esposa do Sr. vereador paraquedista do PSD que aterrou aqui neste concelho pela união de facto com a dita sra loira, e que na campanha eleitoral e não só defendeu os toiros como se um agrande aficionado sempre fosse d epequenino, naturalmente nas noites e tardes de gória que passou na "Monumental Praça de Toiros de Almada", mas dizia essa sra prof. loira, por falta de horas em certa altura da sua carreira, deram-lhe serviço de apoio para completar essas horas e como com estas o horário semanal passou de defieto para excesso em 2 horas (que a Sra. se sabe não deu), meteu a escola nos organismos oficiais que tratam de contenciosos, para receber as 2 horas a mais semanais que não terá feito? É com Mários Nogueiras (que foi obrigado a aceitar o acordo, mas instiga por fora, sabe-se, para os professores continuarem a fazer o jogo do analfabeto Sr. Gerónimo de Sousa e seu partido) e loiras destas que os professores se dignificam? E os professores Srs. João Lobo e Joaquim Gonçalves (esse mesmo, esse "azeiteiro" - este é mesmo - que escreveu no último Jm que a ponte Chelas - Barreiro, o aeroporto, o TGV, as novas oficinas no Barreiro, enfim tudo o que o governo lança, são ideias dele e do seu partido, eh eh) que se reformaram (pelo menos o Lobo, aos 40 e tal anos de idade com uma reforma de mais de 600 contos) oportunisticamente sem que se lhes conheça qualquer actividade meritória de professores e que sempre andaram nos tachos da política, num concelho que tem sido dominado pelo PCP e eles se amanham bem uns aos outros (CMM agência de empregos e assessorias do PCP)? Mas certamente voltaremos ao tema, há mais, muito mais para dizer...

Anónimo disse...

É AVP este ultimo documentario merecia pagina principal no vosso Bloog, para provar que o mesmo é mesmo Anarca.

AV disse...

Essa dos editores do AVP, "chutarem prá veia", caiu muito mal na parte "canabica sativa" do AVP, eu que consumo canabis desde tenra idade, nunca me meti na droga e muito menos na heró, coisa que detesto e que acho mau confundir-se, tirando o meu pai, não há ninguém que eu conheça que tenha entrado nas drogas pesadas devido ao consumo das drogas leves.

AV2

Anónimo disse...

JORGE BEJA MAIS O PROF QUE JÁ FOI, SÃO DOIS MENTIROSOS.
Mal vaiESTAR A POLITICA COM RECRUTAMENTOS DESTES.

Anónimo disse...

Este beja coitadinho, mais um armado em intelectual, mas sem dizer nada claro. A sua intenção é bem clara e a sra governanta e os seus pares agradecem o seu esforço ainda que infrutífero. É tão entendiante quando aqui aparecem a dizer que são licenciados nisto ou naquilo, é um cartilha muito rosa por estas bandas, enfim, nada de novo na frente ocidental. Apenas para concluir o óbvio, o sr beja não percebe nada de educação e contradiz-se bastante, se não percebe nada de educação como pode dizer que a politica do governo para a educação é boa? Apenas o diz para agradar sabemos a quem.