segunda-feira, abril 28, 2008

Revista Foral 2014 #2


Finalmente conseguimos ter as duas edições da Revista Foral 2014, que o Carlos (Brocas), tinha deixado na Oficina do Luís Guerreiro e que devido a um curso nas Caldas da Rainha, só agora teve disponibilidade de as entregar ao AVP, (?)...
Enfim, não sei se houve algum percalço para esta demora na entrega, mas o LG já andava um pouco chateado de lhe entregarem Livros e Revistas e DVDs e não ter direito a ter umas cópias para ele...Feitios.
Bem passemos à Crítica da Revista:
O aspecto encadernado embora seja melhor para colecionadores, não é tão bom para digitalizar as páginas, pois arrebenta com a revista, por falar nisso acabei de rasgar uma para fazer esta digitalização, por isso se querem publicidade gratuita voltem ao esquema anterior de agrafar a revista.

-A Caminho da Feira é o tema de capa e significa que a Feira medieval de Alhos Vedros já está aí de 30 de maio a 1 de Junho !

-A História da Barra Cheia, contada por Fernando Miguel, merece uma leitura atenta.

-Tiago do Pereiro, arqueólogo Alhos Vedrense, continua a sua Saga de dar história a quem sempre esteve de costas voltada para ela e até a destrói em nome do progresso, como é o caso da CMM.
-O Rosário também faz parte da história local, não é só uma praia da Socialite, como o diz José Pedro Costa, que tem um artigo interessante sobre a História do Rosário.

-António Ventura explica-nos a importância de Alhos Vedros na Expansão Portuguesa.
-O Escutismo em Alhos Vedros, o Moinho de Maré do Montijo e os Ex-Votos da Nossa Senhora da Atalaia são mais alguns tópicos entre outros que se podem encontrar na edição #2 da Revista Foral 2014, que está muito bonita e com pernas para andar, dando um safanão ao marasmo cultural que a CMM, nos quer impôr com a mediocridade vigente da política camarária para com a cultura, a que se assistiu nas comemorações do 25 de Abril, para não citar mais...


7 comentários:

Anónimo disse...

Ó menos sejam sinceros...
quem é que escreveu os artigos do José Costa(Rosário) e do Fernando Miguel(Barra Cheia)?
Que falta de crediblidade, fiabilidade e personalidade.
Intitularem-se por coisas retiradas de outros, referências.

Anónimo disse...

Boas
deve ser só para os leigos, pois quem é que acredita na História de uma só pessoa. Utilizarem recursos públicos para promover acções partidárias, individuais, umbilicais.

Que CmAbAda

Anónimo disse...

Caramba ! quanta inveja, não é camaradas, mordam-se todas.

Anónimo disse...

oh Kamarada não se preocupe com as acções partidárias que os artistas da grande festa do avante já estão pagos pela magnifica gestão PCP Alhos Vedros

Anónimo disse...

Como poderia eu pensar que já para cá dos mil passarás mas aos 2 mil não chegarás, coisa que nem o bíblico Matusalém conseguiu, teria de estar sempre com o passado na tola?

Para quê istórias de um passado sem passado?
Que é isso de levantamentos antropológicos no Concelho da Moita?

Não que esteja contra a descoberta/inventariação do legado anterior.
Mas será com isso que os custos dos cereais que nos alimentam baixam?

Não será melhor dedicarem-se ao estudo da vida actual, vida que cada vez que se descobre uns cacos ali para os lados do Moinho do Rosário, aumentam-nos os combustíveis?

Os Édis e técnicos acamarados, não desconhecem, por certo, que são daqueles que comem e bebem normalmente (ou não),à pala de quem produz...Então, e dessa forma, por que continuam a oferecer paródia avulsa por um qualquer escrevinhador ou istoriador de última hora?

Tenho a certeza de que há muito mais que fazer neste concelho e neste país do que protelar a vida presente em nome de uma vida ausente!

Começaram com istórias/mixórdicas e acabarão no Lixo da História. Não tenho dúvidas!

AV disse...

Acho que o ódio que demonstram à História especialmente à de Alhos Vedros é sintomática, pois a História realmente acabou com o vosso paradigma de felicidade terreal, a URSS, e agora está a acabar também em Cuba. A História não perdoa, nem lhes perdoará, "camaradas", os amanhãs que cantam serão libertários e não totalitários.

Alhos Vedros ao Poder! também o será pela História, e pela História também se tornará de novo Concelho.

AV2

Anónimo disse...

Conhecer a história é muito importante para o desenvolvimento das sociedades modernas, pois permite ter uma noção real da continuidade e evolução de todos os aspectos ligados as sociedades humanas. Sem duvida que quando não se conhece sequer a história da nossa propria terra, ("o moinho do rosário", não é no rosário mas sim n GAIO) não podemos comprender as lógicas das populações que habitam numa determinada área.
E já agora "nós" podemos não dar a devida importância "aos cacos do moinho do rosário" mas já ca estiveram varios investigadores nacionais e estrangeiros que "até"acharam importnates esses cacos...e mais almoçaram em restaurantes proximos do local. Obviamnete não baixou o preço dos cmbustiveis mas de certa forma contribuio para a promçã da freguesia e da economia local (se bem que em pequena escala).