quinta-feira, abril 10, 2008

Quem é este Tótó?



Há que tempos que não tinha tempo para ler as prosas maravilhosas de opinião no Jornal da Moita. Hoje saiu-me a sorte grande.
Tem três abrenúncios numa página só.
Este é um deles.
Diz este senhor, que não sei quem é ou o que faz que:
«Não conheço ao pormenor as várias razões do diferendo entre professores e a ministra da educação... não sei quem tem a razão, deve haver razões para os dois lados, inclusive quanto à avaliação, mas cheira-me a que a maior parte da razão está do lado da Ministra.»
Sinceramente não sei onde Seu Jorge anda a meter o nariz.
mas depois do que escreveu mais acima deveria ter metido Vick no nariz e ter ido dormir um soninho repousado, antes de enveredar por um chorrilho de disparates.
Tenho vários amigos professores das áreas que Seu Jorge afirma terem "pouca saída profissional" como Letras, História, Filosofia, Engenharia e Economia/Gestão.
Será que esta luminária é arquitecto, médico ou advogado?
Não sei.
Sei apenas que a maior parte do texto é um atentado à inteligência, com as habituais digressões ressequidas contra os sindicatos e os muros de Berlim e outras coisas muito imaginativas.
Seu Jorge deve ser alguém muito habituado a avaliações e a números, cujo rigor atropela sem dó nem piedade.
Seu Jorge, espero que não seja de Beja, mas apenas de nome.
porque eu tenho parentes por lá e sentir-me-ia envergonhado de tanto disparate ter origem naquelas redondezas.
Caramba, até um fraco simpatizante dos sindicalismos comprometidos se sente incomodado com estes ressabiados do outrora.

7 comentários:

Anónimo disse...

Sobre o que já fez e o que faz pouco se sabe, de concreto lê apenas o jornal sentado no Fragata, no QB e passeia-se por aí.
Já sonhou ser modelo, como não conseguiu pretende ingressar na vida politica, no espaço PS que por herança julga guardado para seu uso.

Carlos (Brocas) disse...

Os cobardes anonimos tanto criticados pela classe acessora e seus acolitos, ataca de novo.

Anónimo disse...

Não gostas, só ás vezes dos anónimos...mas desta até consegues defender um balde de ... ... destes.
Que grande dissparate. Apesar disto não te tenho em má conta, pois percebi que não conheces o parvalhão.

Anónimo disse...

O Jorge Beja é economista, é um cidadão com direito á opinião e que deu a cara num artigo de opinião. Ao contrário ndos escribas deste blogue e anónimos que não sabem criticar com correcção, gostam de achincalhar os outros com termos como "azeiteiro", "tótó", etc. à falta de assunto para fazer crítica tenta-se ofender, achincalhar, entrar na vida pessoal. Para os que não conheçam, por que não conhecem um mínimo da vida democrática local, o Jorge Beja é filho dum grande vulto da cultura e política democrática da Vila da Moita, Manuel Luís Beja, único presidente até hoje do PS na Junta de Freguesia desta terra. Uma perda muito forte e importante na luta contra o totalitarismo do PCP no poder há 34 anos. Quanto ao artigo o Jorge deu a sua opinião, que compartilho inteiramente, a de um socilaista moderado que entende haver razões certamente, para quem não é professor e está mais por fora dos pormenores a fundo do assunto das avaliações, dos dois lados. E que faz a destrinça correcta de que há professores e professores. Todos sabemos que há professores não or vocação mas por ser a única saída que alguns encontraram para ter emprego, e outros por gostarem pouco de tranca. Aliás veja-se como era o absentismo, quantos eram os sindicalistas que nada mais faziam do que estar nos sindicatos, e a esmagadora maioria sem actividade, só para não terem que dar aulas ou serem deslocados para fora da sua área de residência. E o Jorge na sua opinião deixa aberta a posição de que a avaliação é necessária e que poderá ter coisas erradas e excessivas, o que aliás é correcto e se veio a verificar com o acordo entre o Ministério da educação e a Plataforma dos Sindicatos dos Professores. Perderam assim uma boa oportunidade de estar calados todos os que mandaram bocas ao Jorge e ao governo PS nesta matéria. Afinal a avaliação ficou, ficou já este ano, o governo dialogou e, as partes entenderam-se. Afinal o governo do PS é democrático, ao contrário de outros que tendo algum poder em nada cederam, apesar dos protestos da maioria do povo. O que aconteceu ao PDM aqui na Moita? Houve diálogo e cedências? Quem é democrata afinal? O PS é a única garantia do equilíbrio democrático deste país. A oposição agora critica a cedência, pois é, gostariam mais que a confrontação se mantivesse, e os eleitoralistas são os outros... pois.

AV disse...

Porque não assinou este belo comentário, se é assim tão anti-anónimos?

Anónimo disse...

Obrigado pelo elogio de "belo comentário". Quero dizer-vos que tenho admiração por este blogue, mas já tive mais também é verdade, pois acho que a qualidade e a isenção tem-se deteorado, com muita pena deste habitual leitor do blogue. Quanto ao anti-anonimato e ter escrito como anonimato, o motivo é óbvio. Mas se vocês ou o escriba que falou no homem estar no café Fragata a ler o jornal (pelo vistos é crime ler jornais) e outros dislates asquerosos e ofensivos da dignidade do visado, derem a cara eu dou também. Não sou anti-anonimato, como podem pensar, mas acho que usar certos termos, achincalhar as pessoas e não trazer nada de válido ao debate de ideias, debaixo do anonimato, aí sim critico. E ficamos em igualdade de circunstãncias, todos a pensar quem são os outros. De qualqquer forma esta resposta do AVP já se aproxima mais do que tenho admirado no vosso trabalho, na vossa luta, mesmo tendo muitas coisas em que nos distinguimos no lado da barricda.

Jorge Beja disse...

Já agora gostava de saber quem são estas cobardolas sumidades que se escondem atrás de pseudónimos.

Refiro desde já que tenho muitos amigos que são professores, e também os tenho e homens que muito prezo que são do PCP.

Sr.AV, primeiro muito obrigado por me tratar por "SEU JORGE" músico que muito admiro... como já foi referido neste seu "excelente" blog sou formado em "Organização e Gestão de Empresas"; não sou dono da razão e aceito perfeitamente que não esteja de acordo comigo... eventualmente será um dos açaimados e frustrados comunistas que nunca evoluíram nem nunca o farão, que viram todas as suas sociedades perfeitas se desmoronarem (ainda há a Coreia do Norte), e por isso lhe dói a verdade. No meu artigo falei de coisas concretas, dou números… a sua excepcional inteligência fala de "atentado à inteligência", "digressões ressequidas", "atropela sem dó nem piedade" (esta da piedade faz-me lembrar Staline, Hitler, Mao Tsé-Tung, sim presumo que entre estes deva estar o seu Ídolo)… todo o seu “artigo” é uma sequência de balelas já cheias de mofo!

Apesar de nunca ter enveredado pela profissão de professor (porque não quis), dou formação (desde 1992), inclusive em BEJA entre outros sítios, e também já tive que avaliar pessoas que trabalharam na minha equipa, portanto estou de facto habituado a avaliações e a números, mas conscientemente nunca os atropelei.

Para si Sr.AV (e também para o Sr.Anónimo) será sempre mais fácil cavalgar a onda da maledicência do que pensarem por si (deve ser terrível…), descascar em tudo o que “mexe” a coberto da máscara que só protege os sem carácter; porque “telhados de vidros” todos temos, mas há os que têm tomates para assumir as suas opiniões e os outros quais “bombistas”, bostas de … que não se assumem.

O “Moiteiro”, Socialista e verdadeiro Homem de Esquerda
Jorge Beja