sábado, fevereiro 28, 2009

Opinião - José Bastos

O Caso BPN - O nosso dinheiro


O défice do Banco Português de Negócios (BPN), nacionalizado pelo governo, para salvar os depositantes e evitar a corrida aos bancos, apresentava um buraco de 900 milhões de euros, mas segundo dados da comunicação social e não desmentidos, atinge hoje 1.800 milhões de euros.

Não se percebe a arrogância do Dr. Miguel Cadilhe e da sua equipa ao deporem no inquérito a decorrer na Assembleia da República, quando o défice que apresentaram ao governo, apurado pela sua equipa de auditores, era de 900 milhões e já vai no dobro.

Se era tão fácil como dizem encontrar as fraudes, porque não chegaram logo ao valor de 1.800 milhões de euros?

Atendendo aos valores que constam do relatório do património do Grupo SLN, que deve estar todo hipotecado ao BPN, em que os terrenos estão hipervalorizados, é muito possível que o défice ainda suba bastante quando se ajustarem os valores das hipotecas ao valor real dos terrenos.

Os terrenos da Herdade de Rio Frio, montado de sobro e uso agrícola estão avaliados em 730 milhões de euros, quando o seu valor anda à volta dos 30 a 35 milhões de euros. A diferença de 700 milhões de euros a ser verdade o que penso eleva extraordinariamente o défice.

Mas, não é só a Herdade de Rio Frio que está hipervalorizada, também a quinta das Fontainhas no Concelho da Moita está avaliada em 42 milhões de euros, quando a verdade e enquanto não for alterado o PDM da Moita não vale 1 milhão de euros.

A quinta das Fontainhas tem uma área de 27 hectares, fica situada na parte ocidental do concelho da Moita, junto ao IC 21, entre a Quinta da Lomba no concelho do Barreiro e o Vale da Amoreira no concelho da Moita. É zona REN conforme portaria n.º 778/93, de 3 de Setembro. É espaço canal do TGV. Será que o Estado vai pagar os terrenos como urbanizáveis?

Na revisão do PDM da Moita que ainda não foi aprovado, já conta como solo urbano multiusos proposto para comércio, industria e fogos de habitação.

Existe um protocolo entre a Câmara e os proprietários da quinta, quanto a mim sem valor jurídico, em que a Câmara se obriga a mudar o uso do solo do terreno.

A alteração do PDM da Moita tem sido acompanhada por uma grande polémica que dura há anos e já foram feitas inspecções pela tutela e investigações pela polícia judiciária.

http://umportodostodosporum.blogspot.com/2008/08/o-caso-da-quinta-das-fontainhas.htlm

Espero que este caso seja esclarecido com urgência e até parece mentira que o único preso seja o Dr. José Oliveira Costa, quando sabemos que uma fraude desta dimensão nunca é feita por uma só pessoa, mas por um grande número de malfeitores.

Também me parece urgente que o partido Comunista Português e o Partido Os Verdes, que têm maioria nas Câmaras da Moita, Palmela, Sesimbra e Setúbal onde estão implantados os terrenos do Grupo SLN se pronunciem sobre o assunto.

Do silêncio não aproveitam as populações nem a Democracia.


José Bastos
Montijo

7 comentários:

Anónimo disse...

José Bastos,

então e o seu PS não terá nada a dizer quanto aos terrenos no Concelho do Montijo?

antonio

Anónimo disse...

O que há a esclarecer se os terrenos e os negócios de compra e venda foram entre privados?

A intenção de alterar o uso de solo decorre apenas e só da discussão do PDM/Moita e essa decisão até é anterior aos negócios citados.
Só assim se compreende que o IGAL, bem como a polícia judiciária não tenham no Município da Moita e entre os seus autarcas apurado matéria criminal, o que em 35 anos nunca se verificou.

De que silêncio fala então o senhor José Bastos?
É do "Freeport Outlet" e, para não falar de outros, do ex-presidente PS da Câmara de Alcochete, seus comparsas e os famosos 4000.000.€?
É da Bragaparques versus Mesquita Machado dirigente do PS e o Milhão de Euros por explicar na sua conta pessoal?
É da Fátima Felgueiras caída em desgraça no PS, mas só depois de rebentar o saco azul que serviu muita gente organizada?
Por hoje, com a vossa licença, dispenso-me de mais comentários.

Com os melhores cumprimentos,
O vosso melhor amigo.

Anónimo disse...

o Sr.Zé Bastos podia também falar das reuniões com a sua camarada Honorina (se calhar agora já não é camarada)se fosse de facto honesto podia falar dos malões que entraram para as campanhas do PS Setúbal e Nacional. porque será que depois das zangas todas entre Amélia e Honorina o Zé Bastos nunca fez a proposta de expulsão da Honorina ? porque talvez ela saiba de mais.
já agora o Sr. Zé Bastos sabe tanto das investigações nos outros concelhos, e no seu? porque não diz quantas vezes a PJ já esteve na CMMontijo? e os terrenos do Complexo Desportivo? e o mprocesso Braço Forte? etc , etc
tenha juizo Sr. Zé Bastos inscreva-se no Centro de Reformados e promovam umas jogatainas de sueca.

aldeano

Anónimo disse...

olha, olha o alvarinho aldeano saraiva a falar...

Anónimo disse...

digam-me o que a pj esteve a fazer na câmara da moita? O Madeira, o jeitoso de alhos vedros tambem vende tintas à cmm ao preço de ouro liquido e isso não é investigado? São todos a lucrar quem compra e quem vende.
ao menos o freeporte permite que eu tenha emprego enquanto que nesta terra não consigo porque não sou militante tá?
Ass. Zecadiabo

Anónimo disse...

ó Zeca o que é que o Freeporte ou como diz o nosso primeiro Freepor tem a ver com o Montijo e com o teu emprego?também não entendo essa das tintas?

Anónimo disse...

é o desenrolar da palavra