quinta-feira, junho 18, 2009

Autoeuropa que Futuro II ?

Uma fábrica entre a espada e a parede

Entalada entre interesses políticos e sociais e a frieza da realidade industrial, a Autoeuropa vive em constante pressão, que abrange trabalhadores e patronato. Resta saber até quando consegue resistir às ameaças, que são concretas.

O medo do eventual encerramento da Autoeuropa é um fantasma nacional quase sistémico que não contribui para a estabilidade da unidade portuguesa do Grupo VW. De facto, as soluções encontradas ao longo dos anos para o funcionamento competitivo da fábrica têm sido apontadas como exemplo a seguir. Mas valeram já, também, algumas críticas aos trabalhadores e ao seu representante mais destacado, António Chora, por alegadamente terem feito demasiadas cedências, nomeadamente por terem estabelecido como prioridade nas negociações a manutenção dos postos de trabalho.
Chora queixa-se dessas "críticas demagógicas", feitas por vezes por "alguns burocratas sindicais" e aponta exemplos como os acordos assinados no passado na Alemanha, pela IGMETALL, e na fábrica espanhola de Pamplona. E a Comissão de Trabalhadores que lidera tem ultrapassado paulatinamente todas as pressões.

A realidade industrial parece, por isso, a ameaça que mais dano pode causar. Isto porque, apesar de ser o orgulho das exportações nacionais, a Autoeuropa, com 94.100 veículos produzidos em 2008, representa claramente menos de 2% para o Grupo VW, que no ano passado construiu 6,347 milhões de unidades.

Leia o resto aqui

Considerações mais extensas sobre este tema logo à noite.

A minha primeira observação é que o António Chora tudo tentou e tenta para que esta unidade não encerre, abdicando de muitas regalias e direitos dos trabalhadores, mas as cedências não podem ser totais, tipo, trabalhar e ainda pagar aos patrões para manter o posto de trabalho.
A minha opinião é que a Autoeuropa pretende mesmo encerrar a sua fábrica em Palmela e que os patrões Alemães vão esticar a corda até ela rebentar, fazendo propostas cada vez mais inaceitáveis de condições de trabalho por parte dos trabalhadores, enquanto isso o PCP, já se prepara para tirar dividendos políticos e cobrar ao António Chora a culpa desta unidade encerrar, o que é francamente mesquinho e oportunista, porque se aproveita dum factor de instabilidade laboral para mostrar que só a CGTP teria condições de defender os trabalhadores, como se vê no comentário do "Melhor Amigo", que passo a citar:

"Coitado" do Chora, depois de tanto trabalho na Alemanha em casa do patrão Fritz a elaborar a estratégia para Portugal, foi agora vaiado nos plenários pelos "ingratos" trabalhadores da Auto Europa e, como se não fosse suficiente, ainda viu (com impotência e mágoa) as propostas do patrão Fritz serem chumbadas.Como é que o Chora (da ala social democrata do BE) vai agora explicar aos "incompreendidos e magnânimos" patrões Fritz que perdeu o controle da situação?

Lá o rapaz vai chorar, fazendo juz ao nome, ter umas insónias e, até ver, andar atormentado com a dúvida de o Boche alemão vir a descobrir que ele perdeu a utilidade.Com os respeitosos cumprimentos,

O vosso melhor amigo."

Isto é alibi falacioso, porque as decisões são tomadas na Alemanha pelos patrões Alemães e se não tivesse havido cedências por parte da actual comissão de trabalhadores, esta unidade já tinha encerrado há muito, mas demonstra também a posição antagónica do PCP perante as comissões de trabalhadores independentes da CGTP e o alheamento perante o sofrimento dos mesmos, apenas tentando tirar "proveitos" políticos destas situações.

Neste caso reduzir António Chora ao estatuto de inimigo de "classe", por ter negociado e ter a todo o custo ter tentado manter os postos de trabalho e a manutenção da unidade de Palmela em laboração, parece ser um mal maior, porque "cedeu" ao patronado e porque pertence ao Bloco de Esquerda, na sua ala social-democrata que eu desconhecia, mas que me aprás saber que existe dentro do B.E.

54 comentários:

Anónimo disse...

Porm mim a coisa tinha sido como o PCP defendia. Os trabalhadores andaram a abdicar de direitos sempre ameaçados. Se os trabalhadores tivessem feito braço forte desde inicio isto já estava resolvido: ou já se tinham ido embora ou cá estariam sem ameaças.
O Chora é isso mesmo.... um chorão medricas

Anónimo disse...

Ora a Autoeuropa..?

Mas o que é isso do pcp, do be e sociais democratas..?

O que se tem passado na autoeuropa tem sido uma vergonha. Em nome da manutenção dos tais 400 trabalhadores que já já não se sabe do rasto deles, vergam-se.

Em nome do não encerramento da fábrica,vergam-se.

Em nome da economia nacional, que grande coisa, vergam-se.

Em nome do etc. e tal, o que vai ser da minha vida, vergam-se.

É já vergar a mais.
Independente das cores partidárias, é a dignidade do trabalho que está em causa.

Aquela coisa das cedências do trabalho ao capital é uma ignominia de todo o tamanho.

A questão fundamental a ver está numa ética profissional adquirida ao longo de um século de lutas e processos revolucionários em que os trabalhadores foram os principais autores e fautores...

O Chora é um trabalhador como outro qualquer, nem mais nem menos.

Os Fritz's, "tãos bons Patrões, digo, "empregadores" coitadinhos?!

E se a fábrica fechar mesmo com truques ou sem eles? O que é que tem?

Então não é o capital com os seus testas de ferro que promulgam nos parlamentos burgueses ou sem burguesia as leis anti-laborais e anti-sociais?

Os trabalhadores vão ter mais dificuldades nas suas vidas?

A casa não se vai pagar por essa orgia de deixar sair uma empresa do país?

Mas então todo o país tem assistido ao encerramento de milhentas fábricas?

Será que aqueles outros trabalhadores foram pacóvios?

A fábrica de Palmela para além de produzir aotomóveis também produzia "cachorres" e bem quentes.

Quanto ao Chora, coitado...ele nem as pensas...Possívelmente, como das outras vezes ainda haverá um volte face. E em nome de qualquer coisa perdida ou não achada, as coisas compor-se-ão mais uma vez para piorar a vida emcabrestada dos que atravessam as baias de entrada.

E no entanto, haverá algum dia em que o juizo e a verdade campeie nas terras de Palmela...mas poderemos assistir ao -Já é tarde de mais-
Um abraço do "Catraio"

Anónimo disse...

AI CHORA;CHORA; lembra-te de uma vez só que seja,em que os interesses de quem trabalha se tenham igualado a quem os explora?
Os patrões todos querem o mesmo "muito trabalho por pouco dinheiro"
Valerá a pena vender até a dignidade?
Fascistas,Chantagistas, Capitalistas a que se juntam trabalhores traidores que se vergam vão levando a água ao seu moinho, na casa deles não há fome e não me parece que as prestações da casa estejam em atraso.
É bom que acabe o fado do malandro "QUANTO MAIS A GENTE SE AGAIXA; MAIS O CU APARECE!"

UM abraço para os amigos,o melhor e os piores

Aguia Real(republicana)

Proletário disse...

Pois Claro!- aqui está um tema interessante para colocar aos "Vitores" e aos "Antónios" desta nossa terra, por que será que os trabalhadores disseram não, porque será que estres disseram que já chega.

Será que os trabalhadores não sabem que os seus destinos a eles lhes pertence.

Será que os trabalhadores da Autoeuropa não sabem que os administradores da empresa continuam a ter altos salários e eles trabalhadores (os produtores da riqueza) bem pelo contrário não.
Será que eles trabalhadores não sabem de experiência feita na sua dura vida que nestes tempos em que alguns ( patrões e governos a seu mando) nos dizem para justicar o que nos querem impor que todos temos que fazer sacrificíos, que os dividensdod destribuidos aos accionistas aumentaram os eu valor nominal,

Sim claro que sabe e disseram já chega nós temos razão e exigimos respeito pelos nossos direitos.

Vivam os tarabalhadores que ~são como á gua claros e cristalinos e não se misturam como o azeite.

Anónimo disse...

POIS assim é que é!
"OS TRABALHADORES SÃO A FORÇA DA NAÇÃO"
Quem se lembra desta palavra de ordem do PCP?
Mantém toda a actualidade,como se mantém actual a luta desenvolvida pelo PCP

Os tradoires são a merda da nação!


Águia Real (republicana)

Alhosvedrense disse...

Já escrevi isto há um mês atrás...

Este problema não tem nada a ver com o Chora, nem com a ideia grotesca de que o PCP quer é miséria pelo distrito, para colher votos...

Tem a ver com a origem do capital da VW... Alemanha, tem a ver com o excesso de capacidade de produção instalada da VW (na Alemanha e em países mais próximos dos mercados alvo)... tem a ver com política... nacional e alemã... tem a ver com a pressão e chantagem que as entidades patronais estão a fazer sobre os trabalhadores (vejam o que se passou ontem com a proposta do CEO da British Airways)... tem a ver com ganância... muita ganância que se instalou no mundo empresarial e nos actuais gestores... nunca os gestores e accionistas foram tão remunerados como actualmente!

ver em www.alhosvedrense.blogspot.com


Não é admissível, que de cada vez que haja crise ou alguma alteração de modelo na fábrica, que os trabalhadores sejam chantageados de verem perdidos os seus postos de trabalho, quer seja por concorrência de países onde a mão-de-obra é mais barata ou para garantir a produção e os postos de trabalho na Alemanha.
Não nos podemos esquecer que a VW é uma empresa Alemã e por muito que nos possa custar a compreender, como Portugueses, não será difícil para qualquer Administração da VW justificar o encerramento de uma unidade em Portugal (mesmo sendo uma das melhores que o grupo detém) para manter postos de trabalho e produção na Alemanha. Esta é a realidade! Esta é a razão da importância de haver empresas de capital nacional. Não podemos esperar benevolência, esmolas ou mesmo compreensão. Se a deslocalização for resolver um problema na Alemanha... temos um problema grande em mãos. Infelizmente, para nós, a realidade é esta!
Os capitais são estrangeiros e se houver necessidade de reduzir capacidade, as unidades que estão fora do país de origem serão as que serão descartadas em primeiro lugar. Convém referir que a VW é detida (cerca de 20%) pelo governo da Baixa-Saxónia, área de onde é originária, e onde tem várias unidades fabris, Hannover, Emden, Braunschweig e a sede Wolfsburg.
Dada a importância da AutoEuropa para o país e para o distrito de Setúbal esta situação tem de ser acompanhada ao mais alto nível governamental, mas não cedendo a chantagens!
Relativamente aos, infelizes, comentários do Belmiro de Azevedo, que afirma que os trabalhadores devem aceitar (tudo o que a entidade empregadora dita) pois há mais quem queira trabalhar e por menos dinheiro, demonstra bem como pensa a classe empresarial.
A relação entre trabalhador/empregador tem de ser uma relação de ganho mútuo. O empresário não pode esperar o mesmo rendimento e a mesma atitude de um trabalhador que trabalha sem folgas, que deixa a familia sem se sentir devidamente retribuido.
Deslocalizar a produção total ou parcial da AutoEuropa para a Alemanha não baixa o custo dos veículos, apenas garante o emprego aos alemães e permite utilizar a capacidade já aí instalada.
Espero que Governo, Comissão de Trabalhadores e todas as entidades envolvidas consigam manter a produção em Portugal. A AutoEuropa é muito importante e estes sinais e ameaças devem ser encarados de forma muito séria e responsável!

Anónimo disse...

Está escrito: A auto europa vai tocar tangos para outra rua e os milhares de postos de trabalho vão ficr de mãos a abanar enquanto o PC esfrega as mãos de contente:Já fechamos mais uma, mas não abandonamos os nossos principios.
Diz o Manel para a mulher:
- Maria, logo à noite o jantar dos piquenos são principios fritos com arroz de tomate.

Alhosvedrense disse...

Anónimo das 12:13...
Que propõe? Que se trabalhe de graça?
Você trabalha de graça?
Eu quanto muito posso abdicar de parte do meu rendimento se verificar que isso é fundamental para a sobrevivência da empresa... agora abdicar do meu rendimento para outros gastarem 'à vara larga'.
Os custos salariais da Autoeuropa são, em percentagem dos CUSTOS TOTAIS DE PRODUÇÃO, cerca de 6%.
Quanto ganha a EDP (ou outro fornecedor de energia) pelo fornecimento de energia mais cara à AE?... Os custos de telecomunicações? Os custos burocráticos (e de corrupção) do nosso país?
Para sermos competitivos temos de eliminar as 'gorduras' e não o músculo!
Cortar no salário dos trabalhadores é a forma mais fácil e também a que gera mais discórdia e discussão pois acaba por dividir as opiniões!
A AE é uma das melhores fábricas da VW.
Infelizmente (para nós é felizmente) a AE fica em Portugal e produz veículos que não se vendem em tempo de crise!

Mussolini disse...

Se os trabalhadores portugueses aceitassem as condições que os trabalhadores do restante império soviético aceitam não seria a AE deslocalizada para o leste. Talvez essa situação mude se o PCP ganhar as eleições e o camarada Jeronimo, já como primeiro ministro, impuser essas mesmas condições através da ditadura do proletariado. Como presentemente sucede na China, em Cuba, no Vietnam, na Eslováquia ou na Bielorussia...
--------------------------------------------------------------------------------
pela mumificação dos bolcheviques

Anónimo disse...

continuem assim e depois não se queixem. quando não tiverem emprego vão fazer as mesmas queixas para a porta do centro de emprego e vao pedir dinheiro ao pc ou a cgtp e logo vem o que conseguem.

vão saber quantos da ex GM azambuja passam os dias no centros de emprego. quantos tiveram problemas familiares. quantos se passaram da cabeça e andam em médicos. quantos com 40 e tal anos dificilmente terão emprego novamente. quantos deixaram as familias e foram para o estrangeiro trabalhar. e desses quantos foram explorados brutalmente que vieram com uma mão à frente e outra atrás.

tem feito bons acordos e nunca ficam a perder.
vão mas é trabalhar e tenham orgulho do que fazem em vez de andarem a culpar os outros de desgraças.

Ponto Verde disse...

Estranho mundo este, para vencer a "crise" pede em Inglaterra, a British Airways para os seus trabalhadores trabalharem sem receber... quando era miúdo ensinaram-me que , não sendo voluntariado, era escravatura.

Será para este evoluído e globalizado mundo para o qual caminhamos ? Os Indianos gangaram o Nano, nós estamos em vias de perder a Sharan...

Entretanto aderimos em massa a Companhias Low Cost verdadeiras piratas dos tempos modsernos como a Easy Jet ou a Ryanair , já que chamo a atenção para uma proposta não remuneratória de uma companhia de aviação. Sem pensarmos o que está por detrás e quais as consequências... ou seja um mundo laboral low cost e de Direitos Laborais e sociais ainda mais Low ... o mundo anda perigoso e nada fazem para o mudar.

Alhosvedrense disse...

Ponto Verde,
Passa por nós consumidores comprar produtos que consideremos 'preço justo'.
Um leitor de DVD que custa 25 € deverá, por exemplo, ser um produto que não deveremos comprar pois se juntarmos os componentes, matérias primas, logística, mão de obre, etc... o aparelho não pode ter esse custo nunca!
O exemplo das Low Cost é idêntico! Eu não compreendo, por mais que me expliquem, como se podem vender bilhetes a 10 €...

Anónimo disse...

Aos trabalhadores da Auto Europa e só a esses me dirijo. Vão na conversa do PCP_CGTP e vão em breve engrossar as filas de desempregados a viverem do subsídio de desemprego e de angústias. Não é tempo de demagogias, custa eu sei que custa, mas não receber horas extraordinárias como antes da crise, não receber subsídios de turno não so fazendo, é o mal menor neste momento. Aguentem e quando a crise passar e a produção voltar a níveis normais, sim normais, pois agora a produção é muito menor (ou não?), então exijam a reposição do que vos tiraram. O vosso salário base mantém-se, como muitos gostariam. A Auto Europa é o objectivo da desgraça dos social-fascistas do PCP. Os regimes comunistas, em extinção em todo o mundo, só chegaram ao poder não pelo voto, mas sim pelas revoluções violentas onde havia muita miséria. Como cá eles ficam satisfeitos por passarem para trás do BE nas Europeias mas subirem meia dúzia de votos (apesar da bastenção sim, mas eles votam sempre, mas também do aumento signficativo de eleotores) e isso não chega para a sua sêde de poder, querem que cheguemos à miséria para ver se há revolução e uma ditadura social-fascista. Atentem nisto, não vão em cantigas. O António Chora tem feito um trabalho notável na defesa dos trabalhadores da AE, mas enquanto o não derrubassem eles não desistiam. Parabéns comunistas portugueses, vão enviar milhares para o desemprego. Depois culpem o governo, este , o outro que vier, todos, vpcês só à porrada é que lá chegariam, a golpe. Coitado deste país.

Anónimo disse...

O António Chora, o governo, os patrões e o PSD falam a mesma linguagem. Os trabalhadores sabem decidir e sabem como. Deixem os trabalhadores da autoeuropa em paz!

lâmina disse...

Realmente os portugueses têm aquilo que merecem. Não é à tôa que o Partido Comunista, que entendo necessário, tem a expressão que tem, única, nos países desenvolvidos da Europa. O que é de lastimar é que os trabalhadores da Autoeuropa sejam utilizados com propósitos eleitorais num assunto tão sério. Os alemães, agora, têm toda a legitimidade, uma vez que a comissão de trabalhadores foi desautorizada,para aplicarem as medidas que entenderem de uma forma unilateral. Não há problema , dirão alguns. O pior que pode acontecer é dispensarem os contratados a termo. Enganam-se !! Os alemães já têm aquilo que precisavam para convencer a Administração em Wolfsburg.e , exactamente com o mesmo diagnóstico que os romanos fizeram quando por cá passaram . dixit " ... é um povo que não se consegue governar nem permite que o governem ... " Como é que podem ser tão cegos ?

Anónimo disse...

o pxp portugalês, baba-se todo à semelhança do seu lidér com situações como esta da AE.
é na realidade através da miséria que eles conseguem sobrviver tal como a religião catolica.
o que se passa e o que se diz relativamente à CT da AE e mais precisamente relativamente ao António Chora, não passa de dor de corno.
Contudo as coisas são mais complicadas do que por aki se escreve em comentários pois o que se passa é que relativamente a isto existem umas 3 ou 4 verdades
e
independentemente do que os trabalhadortes possam fazer a administração fará o ke lhe der na gana.

escurinho disse...

Porque razão, a 10 de Dezembro de 1948, quando da votação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, os países comunistas se abstiveram?

escurinho disse...

as eleições autarquicas deviam ser a dia 6 de setembro e não em outubro.

era só para ver o que acontecia...

Anónimo disse...

Falta inteligência a alguns, bastantes, comentadores aqui presentes. Os administradores, gestores ou cargos de topo terão sempre um lugar assegurado, encerre a empresa ou não. A conjuntura actual serve para se reflectir e jogar à defesa ou será que os 5,9% de aumento salarial, recentemente conquistado na Autoeuropa não é resultado do bom trabalho da ct? e mais não falamos que o trabalho da ct fala por si. O salário mínimo daquela empresa com subsídios atige 1000€. Será que há por aí muitos salários assim?

AV disse...

Catraio, gostei da forma quase poética da tua mensagem. O conteúdo porém leva a reflexões profundas sobre a base do Marxismo e da necessidade de haver empresas privadas.
Neste caso específico a nacionalização não é a solução.

AV1

AV disse...

o PCP não deve usar a sua base de influência que detém dentro dos sindicatos, tornar-se um veículo que dispôe a seu bel prazer, do francês bel plaisir, sorry my french.

AV2

Anónimo disse...

Vamos lá entender-nos:
O que acordou a CT com a Administração?

1- Vários sábados por ano a 200% + 25 % de um outro subsidio !
2- Seis sábados por ano PAGOS a singelo, caso os trabalhadores estejam 22 dias úteis EM CASA sem trabalho e com o salário desses dias PAGOS.
3- NÂO HAVER DESPEDIMENTOS.

Isto é escravatura ?

Não vale a pena aceitar estas condições em contrapartida com a hipotese provavel do deslocamento da fábrica?

O que querem afinal?

Com aumentos de salário de mais de 5%, salários todos superiores a 1000 € + transporte gratuito.

O que querem afinal?

Será desonroso trabalhar nestas condições ?

Fazem ideia o que é lutar para que uma pequena empresa não encerre, muito embora o pequeno empresário também seja patrão com Mercedes, vivendas, coutadas e garrafa no Elefante Branco ?

Quantas horas extraiordinárias, sabados e domingos que se trabalham a ver se a coisa se indireita?

O PC desta vez fez o seu trabalho bem feito. O mar de sangue e lágrimas que vai correr pelas bandas de Palmela, será a sua coroa de glória, só que eles não acreditam, mas Deus é grande.

Anónimo disse...

O António Chora teve hotel ou mansão paga na Alemanha? Andou de audi, bm ou outro veículo utilizado pela esquerda burguesa. Comprado pelos patrões ...Parabéns ao trabalhadores pleo chumbo, somos pessoas não máquinas.

Anónimo disse...

A CGTP-PCP vai ser a grande culpada do encerramento da empresa que dá mais emprego no distrito de Setúbal e das empresas satélite que trabalham exclusivamente para a Autoeuropa, o que perfaz perto de 9000 trabalhadores e empresários.

Assim se vê a força do PC

Anónimo disse...

O grande responsável pela morte da Auto Europa é o PC.

Os trabalhadores não são máquinas, mas alguns parecem robots comandados pela ortodoxia do PC e da CGTP.

É melhor ficarem no desemprego.
Depois venham-se queixar.

Anónimo disse...

É uma vergonha o que aqui se escreve. O PCP não teve qualquer influência nas negociações, apenas se mostra solidário com todos os trabalhadores. Foi o António Chora e o BE que tem encabeçado as negociações. Não a CT não é independente é controlada pelo BE - vejam as listas do BE para as autárquicas que percebem.

Os trabalhadores decidem e as suas decisões não desautorizam a CT. A CT é eleita pelos trabalhadores e ao contrário do que já escreveram para aí isto é que é democrático.

Espero que haja um acordo em que os trabalhadores não percam outra vez. Já agora, os trabalhadores não tiveram um aumento de 5%. Afirmar isto é mentir!

Proletários de todos os países, Uni-vos!!! disse...

Bem, uma coisa é certa, se a autoeuropa se for daqui pra longe, lá se vão mais 3000 associados e respectiva cota sindical pró galheiro, do sindicato dos metalurgicos filiado da CGTP-IN!!! Vejam lá meus camaradas, a malta vai escasseando, e a massa não abunda. E por outro lado, daqui mais, nem com camionetas da camara de Almada prá gente ir à luta arranjamos rapaziada. Epá, quanto ao antónio chora, é um homem de luta mas sensato e voces da AE nem sabem, nem sonham, o que vos tem valido terem uma CT fora da manipulação dos sindicatos-celulas do PCP.
Trabalhadores da AE, não desistam, não se deixem instrumentalizar, saibam negociar, a AE não é uma arvore das patacas como vos querem vender, a grande maioria dos trabalhadores portugueses não tem nem um terço das vossas regalias sociais e laborais.
E de voces todos e do que voces fizerem, dependem, leiam bem, dependem quase dez mil familias do Distrito de Setubal

Anónimo disse...

O poder no passado recente da ditadura fascista era tenebroso e respondia a todo e qualquer movimento musculadamente, com repressão, prisões, tortura e até morte.

Já naquela altura havia os defensores da inacção: "cuidado, é melhor não pensar, não fazer, nem dizer. Antes com poucos ou nenhuns direitos e dignidade do que torturado. Para pior já basta assim!"

Ora, se naquela época fascista o povo tem dado ouvidos aos sensatos (conciliadores e usufrutuários do sistema dominante, eles estão aí) certamente que milhares de familias do distrito de Setúbal e doutros não tinham perdido vidas do seu sangue.
Situação, essa sim, dramática para as familias mas que não as inibiu nem acobardou de lutarem por uma vida de dignidade e pelo que lhes pareceu justo.

Não tivessem lutado, com incertezas e sacrifícios do "tamanho do mundo" e não dos que agora falamos; com derrotas em, por exemplo, muitas lutas e greves em empresas, mas também (naquela altura difícil e sem paralelo hoje) com muitas vitórias. Não tivessem lutado, com todos os riscos pessoais, familiares e da própria vida, contra a Besta fascista e a Revolução do 25 de Abril de 1974 não fazia parte da nossa história, com tudo de belo que essa extraordinária data nos trouxe e à qual tudo devemos.

História que alguns desejavam nunca ter acontecido e não perdem oportunidade, de forma habilidosa, de no-la fazer esquecer e tentarem apagar da memória colectiva o nosso passado que é a única forma de nos retirarem toda e qualquer perspectiva de construir o futuro. O nosso futuro!
Livre da exploração, da desigualdade e onde a vida será nossa (feita como sempre por nós) e, ao contrário de hoje, para nós.

Relativamente à Auto-Europa não opino porque entendo que os trabalhadores são soberanos e saberão decidir adequadamente.
Seja quais forem as decisões têm a minha solidariedade.

Com os respeitosos cumprimentos,
O vosso melhor amigo

AV disse...

"Relativamente à Auto-Europa não opino porque entendo que os trabalhadores são soberanos e saberão decidir adequadamente."

Mas o nosso melhor amigo, foi o primeiro a opinar e até foi o motivo deste post, recordo-lhe:

"Coitado" do Chora, depois de tanto trabalho na Alemanha em casa do patrão Fritz a elaborar a estratégia para Portugal, foi agora vaiado nos plenários pelos "ingratos" trabalhadores da Auto Europa e, como se não fosse suficiente, ainda viu (com impotência e mágoa) as propostas do patrão Fritz serem chumbadas.Como é que o Chora (da ala social democrata do BE) vai agora explicar aos "incompreendidos e magnânimos" patrões Fritz que perdeu o controle da situação?

Lá o rapaz vai chorar, fazendo juz ao nome, ter umas insónias e, até ver, andar atormentado com a dúvida de o Boche alemão vir a descobrir que ele perdeu a utilidade.Com os respeitosos cumprimentos,

O vosso melhor amigo."

O antagonismo político e sindical que o PCP tem contra o António Chora e o seu sindicato, não deviam tornar o facto de não se chegar a acordo com os "boches", como designa os patrões da AE, mais um factor para que fechem a unidadfe de Palmela.
Ao deitarem lenha para a fogueira, apenas vão queimar milhares de empregos e dezenas de empresas e queimar-se a vós próprios, como partido e como central sindical, porque vão ter toda uma enorme massa de trabalhadores contra a vossa atitude de não cedência e recordo-lhe que as condições de trabalho e ordenados da AE são superiores e em muito, à média das empresas multinacionais e nacionais.

O Vosso Melhor Conselheiro,
AV2

Alex disse...

Sou o Alfredo, da Baixa da banheira,ex-militante da UDP, fundador do PCP(R). O Chora não passa de um sabujo do patronato, acolitado por quem , numa perspectiva decadente, como os Martins de Alhos Vedros, antigos militantes do PCP(R), se colocam de cócoras para manter o posto de trabalho. Assim como o Carlos Santos, o Carlos Marques e o Mário TOmé, para vergonha da memória do António Coelho.Basta ver o SITE da UDP na Net.
O grande problema do Chora e dos irmãos Martins, neste momento,são os seguintes:
- Como vamos dar a volta a isto?;
_ Para que possamos ficar bem-vistos perante o patronato alemão, o Pinócrates e a Concertação Social?!!
Confesso que pedi a minha adesão ao BE recentemente! Mas nunca me esqueço dos traidores! È por isso que nas próximas eleições, para a Assembleia Municipal votarei nesse grande homem, marxista-leninista, impoluto, que é o Coelho!!!
Saúdo com veemência os operários da Autoeuropa!!! A luta continua, Chora e restantes conciadores corruptos para a rua!!!E não pensem que não digo isto cara-a-cara aos visados!

123 disse...

éna pá o alfredo, espero que não sejas aquela alfredo que era "fiscal" na praça da zona norte...
aquele que foi suspenso...
e depois reabilitado...
é que se fores pá não me venhas falar em traidores e corruptos..

Alex disse...

Andaram, andaram, andaram, de calças na mão, a mendigar sem dignidade nem pudor, quais prostitutas de Coina, e vão acabar no caixote do lixo da história!Porque os patrões alemães compreenderam,agora, que o Chora e os Martins já não conseguem enganar a malta. Isto é, são inúteis!!! O mal de pessoas como o Chora é, velho hábito social-fascista, pretenderem ser o IEFP dos amigos, sob a capa do humanitarismo indolente e cristão, tão ao jeito desse abjecto bispo Martins, que sempre viveu sem trabalhar, a não ser a venda, não declarada ao FISCO, das famosas hóstias consagradas, que a classe operária ,ingrata, porque não prostituida ao gosto destes neo-fascistas, delicidoces,rejeitou liminarmente!
Assim como os vampiros chegaram, assim devem de ir! Vão trabalhar, malandros!!!Um dia, não muito longinquo, tereis que prestar contas da vossa contínua traição!!!

Alex disse...

Oh 123!
Nunca existiu qualquer fiscal na praça da Zona Norte ,Vitor B.
Nem qualquer acto de corrupão.
Existiu foi noutros locais.
Sendo tu edil e enólogo, verifica quem está na ex-Socorquex.Ou, então, lê as actas da CMM, principalmente as de Outubro de 2007.Estás picado pelo facto do teu fiho ter sido,sem saber ler nem escrever, "encaixado" na AUTOEUROPA pelo teu amigo? Não te amofines, vai e bebe uns "garruços".Lembra-te,sempre,que, apesar de tudo,consigo detectar a pronúncia do Norte!!!

Alex disse...

Estimado 123:
Conta lá, de uma forma não etílica as tuas mágoas!!! Ou estás oprimido pelo DÃO?
Dlim-dlão! Dlim-dlão!

Anónimo disse...

123!
Pelos vistos não és de cá.
Mas existe um Alfredo ,com as caracteristicas acima assinaladas, condecorado no Pavilhão dos Desportos de Lisboa, em 1979,pelo PCP(R), que conhece os teus podres!
Todos os ex-militantes da UDP e PCP(R) o conhecem!
Mas tú, profeta da batata, não!!!

Anónimo disse...

Anónimo:
O camarada acima designado não está no Continente.Mas está na luta! E apoia o RUBIO!!!

123 disse...

Alfredo Alfredo, conta lá como é que conseguiste entrar para a Camara da Moita, não terá sido por, apesar de seres da UDP etc e tal, teres inscrito como militante do PCP?
Se não era fiscal era outra treta qualquer mas foste apanhado no gamanço e foste suspenso por uns tempos....

Dulce disse...

Oh mano deixa-te lá dessas coisas...

AV disse...

Curiosidade

Ao "El Rubio", Alfredo da Bx da Banheira, como consegue conciliar a sua faceta comunista ortodoxa na linha do Marxismo-Leninismo-Stalinismo-Maoismo, com o racismo assumido por VªExª ?

AVP

Anónimo disse...

Engraçado é como pessoas que sem qualquer conhecimento dos factos toma a liberdade de terem livre expressão para dizerem tanta estupidez, mas ao contrario da inteligencia a estupidez não tem limites... como verdadeiros broncos pensam, e escrevem barbaridades, escondem-se no anonimato pois suas vidas lhes devem provocar vergonha, enfim camelos á parte. Trabalhei em aquele parque industrial durante 11 anos, fiz parte da ultima equipa de homens a entrar antes do trabalho temporario começar a prosperar. ´Não me deixa de surpreender os comentarios partidaristas que aqui estão, mas a democracia é assim não é? como foi em democracia que a comição de trabalhdores foi eleita assim como a votação das propostas tanto da comição como da empresa. O Chora, a função dele é representar os trabalhadores e apresentar a estes os resultados das negociações e cabe a estes ultimos em referendo decidir. Fica muita coisa pra dizer, mas mesmo com desenho eles há broncos que nunca entenderiam.

NRM.

123 disse...

EL Rubio foi pregar para outra Feguesia.
Foi desmascarado, temos pena.

Anónimo disse...

Depois do que ouvimos, vemos e lemos não podemos ignorar...Os trabalhadores da Autoeuropa, me parece, já têm tutores a mais.

Que eu me revolte, que tu te revoltes, que todos nós nos revoltemos com esta situação é uma coisa.
Agora, companheiros na mesma barricada Essa nem lembraria ao diabo..!

O que me parece é que se esqueceram ou assobiaram para o lado.

Então os que defendem a atitude maioritária que "venceu(?)" ainda não perceberam que essa divisão só serve a traição e a geneflexão gordorosa da entrega?

E que dizer daqueles que "perderam ?" Será que não perceberam que essa situação identicada e igual a tantas outras, não convence ninguém?

Já é tempo de todos os trabalhadores tomarem consciência de classe, ao menos, esquecerem os traumaturgos dos tempos do Templo Capitalista,que impiadosamente, pretendem impor uma nova heresia à Força Obreira.

Vá lá, companheiros de jornada, que é feito do homem político, económico, social e elógico que existe em todos nós...Já é tempo de quebral as correntes que nos ligam ao passado absurdo!

Levantai hoje os de novo!
Os explendores da liberdade!
Um abraço do "Catraio"

123 disse...

Alo El chibo?
El chibo não, El Rubio, El Ex UDP, ex-fundador do PCP(R), ex militante do PCP (só para entrar para a camara da moita) onde para o senhor?
Será que está de férias na Armona?

Interessante, nem o anonimo qie conhece os meus podres apareceu, desapareceu o alfredo, despareceu o el chibo -el rubio quero dizer- e desapareceu o anonimo....
possivelmente há muto que fazer na loja do....

Anónimo disse...

Pelo que aqui vai, tenho uma solução. Os «trabalhadores» que recomendam aos da AE para aceitarem as propostas do Chora e que não querem que a AE saia de Portugal têem bom remédio. Inscrevam-sa e ofereçam-se para trabalhar ao preço que os alemães quiserem. Exemplo: o Belmiro de Azevedo que vá para lá trabalhar com as condições que oa alemães propõem. Segundo exemplo: o «nosso» presidente ds república deixe o palácio se São Bento e as suas 4 reformas e vá pasra lá trabalhar ao preço que os alemães querem. E muitos mais trabalhadores se arranjavam nestas condições e a AE já não precisava sair de Portugal. Mas não. Eles querem é que sejam os outros a suportar o que os Hitlers querem.

Anónimo disse...

Boa!

Alhosvedrense disse...

Estou a ser insistente, mas o problema da AE é só e apenas EXCESSO DE CAPACIDADE DE PRODUÇÃO DA VW NA EUROPA E NA ALEMANHA!
A AE é uma fábrica pequena, das melhores, mas pequena, logo, e infelizmente, descartável!
Toda esta preocupação deveria ter havido antes de se entregar a Sorefame, Mague, Quimigal, Profabril, Siderurgia e outras aos estrangeiros para depois as fecharem eliminando concorrência e deixando-nos À mercê do que nos queiram vender, ao preço que quiserem!
Que podemos exigira da VW? Da Pioneer? Nós nem temos mercado para comprar os carros que produzimos!
O mesmo se passou nas pescas, agricultura!
Culpados: Quem tem tido funções governativas em Portugal!
Nomes? Vocês sabem de quem eu estou a falar... e não é dos trabalhadores!

Alex disse...

ALÔ!ALÔ!
123.

Estás completamente equivocado com a pessoa que, etilicamente, pretendes atingir!

Só que a bota bateu com a perdigota!Enfim, modeste o anzol!

Queres momices?
Então aqui vai:

Estás desafiado, por aquele que tu pretendes atingir cegamente, para um debate público, com os bons oficios do AVP, numa colectividade à tua escolha, tendo em vista debater as "cunhas" e "gamanços" de que tanto falas.
Lembra-te, no entanto, que eu não não sou a pessoa a quem te referes, mas da qual sou amigo há mais de 30 anos.Precisas é de azimute filho, porque guias espirituais não te faltam, não é?

E carrega a ficha da AE!

Não fujas! Vem pregar na tua Freguesia! Faz, pelo menos uma vez na vida, um verdadeiro milagre!E que venham mais cinco como tu!!!

Loja?PCP?
O Dão está a dar cabo de ti!

Alex disse...

Estimado AV:
Maoismo? Foi enterrado em 1979!
Stalinismo? Será que foi decapitado em 1985 por Francisco Martins Rodrigues com o seu livro "Anti-Dimitrov"? É um debate que aindea persiste! Aguardemos!
O que é ser racista? Caso tenha assistido às palestras do nosso amigo Luis , promovidas recentemente pela CACAV, na Casa Amarela, decerto concordará que:
1- SER RACISTA É CONSIDERAR UMA RAÇA INFERIOR A OUTRA,coisa que nunca defendi;
2- O que sempre defendi é que os portugueses têm preferência relativamente aos estrangeiros, incluindo os ciganos,os quais, ninguém no mundo, quer aturar e procuram uma solução final para o seu problema;
3- Nem me venham impimgir a sua "cultura"! RAP, poemas do Agostnho Neto e do Xanana Gusmão, 9ª Sinfonia para batuque e berimbau?Flamengo?
Matém-me com o António Calvário ou o Artur Garcia!Porque todos sabemos que o que é nacional é bom!
Até á próxima!

Anónimo disse...

Este El rubio é mais estúpido do que eu imaginava.
Diz-se do BE. Só pode ser mais uma nova tendência.
Mas que saco de gatos.
Estão bem uns para os outros.

123 disse...

Ao El Chibo!
Oh Alfredo, o João, da Loja do Cidadão...
Deixa-te de adivinhações sobre a minha personalidade pois, nem que deixasses de usar oculos e conseguisses terminar o curso de direito, tu conseguias saber quem eu sou.
E, já agora, explica-me lá uma coisa, não sendo tu quem eu penso, já foste falar com o teu amigo de 30 anos para ele vir debater comigo as questões em causa, foi?E tu estás disposto a dar a cara?
Pode ser um pouco triste para ti, ou para ele, ou para os dois, ou para o hemafrodita.
Pensa nisso.

Anónimo disse...

Caros amigos. Descobri mais um bom para trabalhar na AE como querem os Hitlers: o Sousa Tavares. Nunca ouvi maior besta a servir-se do nome do pai e a TVI até lhe dá um ar respeitável pois como sabem agora até é escritor de telenovelas passadas em Africa onde o piqueno nunca pôs os pés.

123 disse...

Nada melhor para levantar a minha moral do que responder a um desafio.
Alfredo el Rubio como queira, aceito o seu desafio. Marque então o debate público numa colectividade à sua escolha, de preferência na nossa freguesia (é mesmo só por causa do etílico Dão pois não me armo em ciclista com os copos) e comunique a data. Só lhe peço para ser o senhor a marcar, porque não tenho, por assim dizer, conhecimento e ou confiança, com nenhuma colectividade do Concelho para solicitar esse agendamento. Coisa que, com o seu Currículo não terá, de certeza, qualquer dificuldade.

Informo-o contudo que, os dias que tenho mais disponibilidade são as Segundas e os Sábados à noite bem como os Domingos a partir das 16 horas.

Para mim a minha preferência, recai sobre o Ginásio Atlético Clube (porque é a mais perto da minha barraca, mas qualquer que seja a sua escolha estarei presente.
Palavra de 123!

Agradeço-lhe que me informe com, no mínimo, uma semana de antecedência.

Só um aviso de amigo:

Prepare-se bem para o debate.

Com os mais respeitosos cumprimentos,
123, chegou a tua vez.

Alex disse...

123!
Bastam simples palavras para espevitar o teu fraco moral! SOCIAN, BIALZEPAM,PROZAC! Nada te fez efeito!!! Perdoa-me! O Dão devia de ser um consolo para ti! Mas meteste-te no Stº Isidro de Pegões!!É bom!Muito bom! Sucede, camarada bloquista, socialista revolucionário de arrastadeira, que ,no que me diz respeito, as tuas singelas palavras, fruto de espirito-santo-de-orelha,porque não passas de uma mulher-a-dias que varre o lixo para debaixo do tapete enquanto ouves o "Simplesmente Maria", dos teus camaradas que, conhecendo a tua tendência para o "delirium tremens" ( e isto é latim, oh parvalhão ),ME PROVOCARAM UM EFEITO BEM MAIS PROSAICO, mais materialista, Santo Marx-Engels me perdoe, mais terra-a-terra: levantam-me, anatomicamente falando, uma parte do corpo muito mais importante, mais instrumental, digamos ( mas onde é que eu já li isto!). Invectiva-me de machista se quiseres. Panasca NÃO! Como os teus queridos amigos do BE!Porque, pelos vistos, já andas a seguir o ALFREDO, fiscal da Câmara da Moita, há muito tempo, até sabes que ele andou, uma única vez de biciclete, por uma hora.
Concordemos no seguinte, e os leitores do AVP, que são inteligentes, ou não fossem leitores do melhor blog do concelho da Moita, que precisas é de barrote, ou de uma boneca insuflável, para exercitares o teu carácter poderoso, como o Herr Flick do "ALLÔ, ALLÔ"!!!
Barrote à parte: 1º Sábado de Setembro.
Porque a emoção embarga-me o teclado, termino até sábado, sendo certo que, o nosso 123, o gajo que tem o olho apurado pela militância improfícua para andar a seguir o Alfredo, fiscal, a um Domingo, no Parque da Zona Ribeirinha da Baixa da Banheira,mas que se esqueceu de olhar para trás do frigorifico nos idos de 79, está firme e hirto que nem uma barra de ferro na sua barraca perto do Ginásio.Isto não é um desvio, é uma tendência, respeitável, mas anormal! Ajudemos, com benevolência ,o 123 a sair do armário, apesar do orgulhoso dia dele ter sido no Domingo passado, na Avª da Liberdade!!!
Recebe,pois, camarada "homemssexual",com muito carinho,sincero, estes versos que são do teu máximo agrado:
" E vai uma,
E vão duas,
E, vão três,
E aquelas que tu quiserews..."
AUF WIDERSHESEN!
ARBEIT MACHT FREIT AE!!!
Alfredo P ( que não de Pelerma)
A data esté marcada!

123 disse...

Realmente Alfredo tu não prestas mesmo para nada!
Um tipo que nem uma mulher consegue arranjar vem para aqui chamar panascas aos tipos do BE, afirmando mais acima que se tornou militante no BE.
Neste moment dás graxa ao AVP quando, anteriormente lançaste lama.
Enfim são os restos da tua vivência com a camarilha do pcp.
Não respondestes a nada do que te questionei.
1º sabado de sedtembro a que horas?
Como sei, não sendo tu o alfredo fiscal, quem tu és?