terça-feira, junho 23, 2009

Não se arranja um candidato deste por cá?

É pena, porque a ideia é do melhor que se pode arranjar: um humorista para se candidatar a um cargo que é uma anedota pegada.

Neste caso, é Jel, um homem da luta que tem um programa político tão válido como outro qualquer e muito mais engraçado:

Essa candidatura à Câmara de Lisboa é para levar a sério?

Claro. Já estamos a recolher assinaturas.

Quantas faltam?

Temos mil e precisamos de 4500. Acho que vai ser fácil. Se conseguir estar no boletim, posso muito bem vir a ser vereador.

Mesmo sem um programa eleitoral?

Não tenho nem vou ter. Só levo uma proposta: transformar os jardins de Lisboa em hortas para o povo.

Mas as pessoas vão levar a candidatura a sério?

Não, mas é esse o objectivo. É nestas alturas de abstenção, quando o povo está descrente, que surgem os malucos a gritar. E o povo adora isso

Porque se candidata? Para se promover ou faz parte do acordo com a marca que o patrocina?

A Nestea só apoia o espectáculo dos Homens da Luta, não tem nada a ver com a candidatura. Este tipo de candidaturas - a minha, a do Mário Viegas e do Manuel João Vieira no passado - é que demonstra a vitalidade da democracia.

Porquê?

Vou-te dar um exemplo: convidaram-nos, há um mês, como Homens da Luta, para fazer um espectáculo na inauguração do Hotel Vila Galé, em Lagos. Estava lá o Sócrates e o Manuel Pinho. A meio do espectáculo, o primeiro-ministro fugiu e disse aos seguranças que não voltava a entrar enquanto nós não saíssemos. Isso dá-me gozo. A política dá-me gozo. E se eu sou popular porque não posso ir a votos?

Já não é a primeira vez que tem problemas com Sócrates...

É verdade. Numa manifestação da CGTP, estávamos a passar na Rua Braamcamp, onde mora o primeiro-ministro, e eu disse uns impropérios ao megafone. Um dia depois do programa, o gabinete do Sócrates ligou à SIC Radical para impedir a transmissão das repetições. Foi um incidente e o episódio acabou por ser retirado do ar.

Sente-se que tem um certo orgulho a falar disso, como se intimidar um político fosse uma espécie de vitória....

Completamente. É sinal que o meu trabalho de provocação está a surtir efeito.

Não acha que exagera?

Sim, reconheço que sim. E esse caso do Sócrates foi um deles.

É filiado nalgum partido?

Não. Já andei próximo do "berloque" de esquerda, em 1999. Cheguei a ir a algumas reuniões, ajudei a colar cartazes, organizei umas festas. Mas depois desiludi-me, por causa da ideologia. Para mim, tudo o que é ideologia, faz-me retrair.

E o seu partido, não tem ideologia?

O meu não. Vai chamar-se Todo Partido e o objectivo é, depois das eleições, ser um aglutinador de candidaturas semelhantes, ser a base para alguém se candidatar a um junta de freguesia, por exemplo.

Votou nas últimas eleições?

Não, agora só voto em mim. Por isso é que me vou candidatar.

Tem cartão de eleitor?

O primeiro já o fumei. Depois não voltei a tirar, era mesmo bom para fazer filtros...

2 comentários:

Anónimo disse...

Proponho um dos AVs, Croca ou o J. Miguel.

AV1 disse...

Olha.
Voltou o parvo.