segunda-feira, novembro 09, 2009

O Capitalismo, uma explicação para a Anomia !

O capitalismo no início da revolução industrial era um sistema sem regras, depois com o Krull na Aústria, de que o Alfredo da Silva copiou quase tudo, o capitalismo tornou-se patriarcal, criando sistemas de vida alternativos dentro dos sistemas arquistas da altura que eram uma forma própria de organização social da firma com estatutos e regras próprias, eram um estado dentro do estado, como aconteceu anteriormente com os feudos e aqui em Portugal com os Latifúndios Rurais.

A Fábrica, ou os sistemas de interacção de todos os sectores fabris resultaram num estado Krulliano, dentro do império Austro-Húngaro de 1914 e como estado era respeitado pelo Kaiser.

A CUF era um estado Alfredo Siviano respeitado pelo Salazar.

Os trabalhadores além de trabalharem para Krull, ou para o Alfredo da Siva, só para citar estes dois exemplos...tinham casas feitas para morarem, (a Baixa da Banheira começou por ser uma segunda versão caótica da primeira versão organizada do Barreiro, porque os trabalhadores migrantes que vieram trabalhar na CUF, já apanharam a "decadência" ideológica da CUF dos primeiros tempos e criou-se o Xangai, um bairro de lata sem condições de vivência, miserável, com esgotos a céu aberto, no território do concelho da Moita, porque não o deixaram fazer este bairro da lata no Barreiro, para dividir em duas classes os operários da CUF, os que viviam nas casas operárias, do bairro operário da CUF eram os da primeira categoria, os migrantes posteriores eram de segunda categoria), tinham também um sistema de saúde, um sistema de refeitórios, jornais internos, espaços lúdicos como o cinema da CUF e lojas de comércio de bens dentro do próprio espaço fabril, a CUF foi a primeira corporação/empresa a criar um supermercado para uso exclusivo dos seus trabalhadores na década de 50/60 !

As pessoas trabalhavam, moravam, compravam e divertiam-se dentro do espaço Fabril, quando morriam eram enterrados no cemitério fabril, isto foi o princípio do capitalismo organizado e aconteceu aqui com a CUF, na Aústria com o Krull e nos EUA com o Ford, mas isto é só o começo...

O capitalismo em 90% dos países onde se implementou, deu origem ao capitalismo de várias formas, uma das mais curiosas é o capitalismo selvagem, que não tem regras e implode de vez em quando, agora foi mais ou menos globalizado, mas tem tendência a piorar se todo o mundo se tornar capitalista, vejam a seguir o exemplo que pode acontecer a qualquer momento, a ANOMIA !

1 comentário:

Anónimo disse...

aconselho-te a leres Von Mises ou Keynes antes de debitares tanta asneira. Como é óbvio só podes ser sociólogo ou psicólogo ... e de segunda linha...

...a diferença entre economistas e sociólogos é mais evidente na forma como ambos definem um desempregado ...enquanto que para ti um desempregado é alguém que não tem trabalho ( logo merecedor do amparo dos Estado,vulgo MEUS IMPOSTOS ) para mim desempregado é aquele não tendo trabalho o procura ACTIVAMENTE !!! ... não basta mandar uns curricula para umas empresas ou fundo de desemprego e já está !!!!!!!!!!!!