quinta-feira, fevereiro 25, 2010

A Cultura, uma breve história.

A cultura como a imaginamos passa pela Arte, pelo Saber, pelos Ofícios e Mestrias, como por exemplo as artes dos marítimos que íam desde a Arte do fabrico de Velas até aos próprios barcos e também a decoração dos barcos típicos por exemplo...

A cultura transmitia-se de geração em geração, ou pela aprendizagem que ia desde tenra idade até se atingir a mestria, essa é a verdadeira cultura, a cultura popular que tem em poetas como António Aleixo um dos seus expoentes máximos. O Cante Alentejano ou o Folclore são outros exemplos de cultura popular. O teatro de Revista é ainda outro exemplo !

Com o advento da burguesia nos finais do século XVII, forma-se um novo paradigma de cultura, a cultura erudita, ele é o ballet, ele é o teatro "sério", ele é a música sinfónica ou militar e torna-se "bem" ir ao teatro, fazer récitas de poesia rocócó em palácios que os novos nobres, os burgueses que compraram títulos nobiliárquicos à decadente nobreza, fazem questão de apresentar, como forma de vaidade e também para mostrarem aos outros burgueses as suas filhas casadoiras.

No século XIX a cultura popular volta em força com o fado e a prostituição pobre, porque a prostituição rica é uma instituição desde o século XVI. Os nobres vão aos fados e imitam a canalha, tornam-se marialvas, inventa-se as touradas.

Na década de 30 do século XX, o cinema popular e a banda desenhada tornam-se alguns dos novos meios de difusão da cultura popular.

Agora nos princípios do século XXI a cultura é uma coisa completamente diferente, mas isso fica para outro post...

4 comentários:

Carlos (Brocas) disse...

Uhmmmm,
Pois, actualmente, supostamente, alegadamente, possivelmente, provavelmente é mais €ultura!

;)

AV disse...

Estás a usar uma figura de estilo de iniestência, o ...mente, acho que se chama adverbização...Vá lá solta a torrente de conhecimentos que possuis, antes que rebentes por omissão.

:D
AV2

AV disse...

Insistência, corrijo...

Carlos (Brocas) disse...

Conhecimentos eu?
Eu sou como Platão na "Apologia de Socrates", só sei que nada sei.

Sei é que, por se encontrar explicito no site http://base.gov.pt a entidade que mais caro paga pelos espectaculos do Jorge Palma é a CMMoita.

Agora pergunta-me a razão que eu respondo-te que não sei.

Já agora deixo aqui a publicidade ao meu post:

http://berbequim.wordpress.com/2010/02/24/duvida-6/


Agora diz-me lá tu, o que é quie este meu comentário tem a ver com a prostituição?