terça-feira, fevereiro 23, 2010

Dossiê-Funcionalismo Público-CDU de Beja Indignada com Transferência de Técnica Superior...

...que veio de Mértola e é da familia duma Vereadora:
"O Presidente invocou o perfil pessoal e profissional para as funções, não fazendo qualquer referência à ‘coincidência’ da técnica ser familiar da Vereadora que é responsável pelos serviços, situação que não deve ser desvalorizada, tendo em conta os antecedentes recentes da adjudicação de uma auditoria externa pela Vereadora antes do procedimento administrativo ter sido iniciado."

O RIO online publicou toda a notícia aqui.

Dado o interesse da mesma e da possibilidade de existirem situações similares na Câmara da Moita reproduzimos aqui o texto com detalhes a vermelho:
 
"Na reunião de 2 de Dezembro, a propósito da não renovação de alguns contratos, o Presidente esclareceu (é assim que a acta diz), citamos: ‘a falta de perfil e formação técnica, nuns casos e a possibilidade de suprir necessidades com o recurso a técnicos existentes nuns casos e a possibilidade de suprir necessidades com o recurso a técnicos existentes na Autarquia, com formação nas áreas em concreto, noutros casos foram os critérios adoptados para a renovação ou não dos mesmos’.



Tendo sido o Presidente questionado se esse critério iria ser mantido no futuro, afirmou que sim, tendo inclusive falado na valorização dos funcionários da autarquia, posição com a qual, na altura, nos congratulámos e afirmámos defender.


As questões que quisemos ver respondidas nesta reunião foram as seguintes:


Está prevista a transferência de outra autarquia, no caso concreto da Câmara de Mértola, ao abrigo da mobilidade interna, para o município de Beja de uma Técnica Superior para o Serviço de Aprovisionamento? Se está para quando é a transferência e se não for para este serviço, para que serviço em concreto?


Se está prevista a transferência, por que não recorreu, neste caso, o município à valorização de funcionários com formação na área, como afirmado pelo Presidente na referida reunião de 2 de Dezembro p.p., sabendo-se que existem?


No caso de ser verdade, para consumar esta transferência, foram pedidos pareceres à Divisão de Recursos Humanos sobre o assunto? Se foram, gostaríamos que os mesmos nos fossem facultados.


O vereador dos recursos humanos referiu que o pedido de parecer é apenas um mero acto técnico, sendo as decisões dos responsáveis, resposta que nos parece óbvia e que já era do nosso conhecimento. O Presidente afirmou peremptoriamente não terem sido solicitados pareceres. Ficou-nos a dúvida, entre a resposta do Vereador e a do Presidente, se terá existido ou não algum parecer.


Foi ainda colocada pelos eleitos da CDU a seguinte questão: ‘sabendo-se que dos vários concursos abertos pelo anterior Executivo, relativamente às quais o actual Executivo tem dito que mantém, mas, na prática, mantém é parados, estava prevista a possibilidade de admissões nesta área, no caso de não haver mesmo possibilidade imediata de suprimento com funcionários do município, por que não dar continuidade aos procedimentos do concurso?


O Presidente invocou o perfil pessoal e profissional para as funções, não fazendo qualquer referência à ‘coincidência’ da técnica ser familiar da Vereadora que é responsável pelos serviços, situação que não deve ser desvalorizada, tendo em conta os antecedentes recentes da adjudicação de uma auditoria externa pela Vereadora antes do procedimento administrativo ter sido iniciado.


Os eleitos da CDU criticam esta opção, pelo facto dela frustrar as justas expectativas tanto de funcionários da autarquia que poderiam ver revalorizada a sua carreira, como dos muitos que se inscreveram no concurso para admissão de pessoal, vendo-se assim preteridos por opções pouco transparentes.


Os eleitos da CDU já haviam denunciado, em reunião de Câmara anterior, a estratégia dos eleitos do PS que optaram pela crítica permanente ao funcionamento de alguns sectores do município, nalgumas situações com o afastamento de funcionários, com o objectivo de criar espaço para a colocação de pessoal de confiança política, pessoal e familiar, sobrecarregando desnecessariamente o município com mais funcionários,”


In CDUBEJA – vereadores cdubeja@gmail.com"

Nota: o nome da vereadora não é aqui citado, mas presume-se que seja uma vereadora do PS, os leitores podem tentar descobrir quem é vendo a constituição do executivo da CMBeja aqui

11 comentários:

Anónimo disse...

Será que o PS de Beja aprendeu a técnica do martelo? Resolver tudo à martelada?

Anónimo disse...

não vejo qual a semelhança!!
qual a relação com a CMMoita?

Anónimo disse...

óm ,anonimo
não vê ou não quer vêr
a bastantes casos na CMM
quer que cito alguns
para deixar agua na boca
veja a mobilidades
e veja onde a CDU perdeu existe sempre um lugar para ele nesta camara mas
são sempre tecnicos superiores
quer mais casos
colegas da CMM que eram assitentes operacionais
que entretanto estudaram que fizeram o 12º ano e alguna licenciatura o que aconteceu a esses?
ou estão a fazer o mesmo serviço não subindo na carreira
ou tiveram que buscar outras camaras.
porquê?
e depois entram aves vindo de outros lados.
o Grande mal é que isto existe em todas as camaras não se olha á qualidade da pessoas
mas sim a sua militancia.

Anónimo disse...

cada vez mais
acho que deviam acabar os partidos politicos nas autarquias
e aparecerem pessoas como na presidencia da republica
eles em vez defenderem a população
fazem os que mandam os partidpos

Anónimo disse...

é engraçado os politicos da cdu
mnão têm espelhos
pimenta no cú dos outros é refresco
sempre que abrem a boca só dizem asneiras

reformado da CMM disse...

Os eleitos da CDU criticam esta opção, pelo facto dela frustrar as justas expectativas tanto de funcionários da autarquia que poderiam ver revalorizada a sua carreira, como dos muitos que se inscreveram no concurso para admissão de pessoal, vendo-se assim preteridos por opções pouco transparentes.

é engraçado o discurso destes senhores
Na moita não fazem o mesmo?
claro que fazem
como já comeram muito queijo então vou-lhes lembrar dum concurso da moita para encarregados do parque desportivos do concelho
o concurso tinha como obrigação
ter o minimo do 9ºano
concorreram 20 candidatos
nenhum tinha experiencia nessa area
masó mais engraçado é que um deles tinha apenas o 2ºano do ciclo
e para que o concurso não fosse impugnado pelos restantes 19
deram a nota de 9 a todos e fecharam o concurso
e esse que tinha menos escolaridade entrou como encarregado de parque de máquinas onde é exigido o minimo da 4 classe
como estão a ver que só entra quem está no puder quizer.
esse caso apareceu no boletim que aparecia devez enquando espalhados pelos cafés (arremacho)

o olharapo disse...

esTÃO A FALAR DE LUGARES PARA AS CAMARAS
E a engenheira dentolas que diz á boca toda que só adjudica obras a quem lhe dá 10% do valor do custo da mesma.
ó delgadinho confessa-te lá
quanto é que já deste para apanhares as obras quase todas
e utilizando maquinas e material da CMM
e quando essa senhora fez a vivenda no penteado as máquinas carpinteiros pedreirosos calceteiros CMM que andaram lá a meter empedrado na hora do patrão que somos todos nós
e o ford
que ela tem com a matricula da mesma empresa que ganhou o concurso da frota da CMM

Anónimo disse...

Ui tanto caça, para tão pouco caçador.

Se os caçadores quisessem...

pum, pum, lá se iam uma serie de perdizes!

Anónimo disse...

e o que foi aquilo dos protocolos aprovados na semana passada? 55.000 euros para 3?

Neste concelho só mamam os afilhados do martelo.

toca a rufar, extremo, irmãos do lumier

digam antes:

os filhos do PcP, os enteados do Pcp, os sobrinhos do pcp.

Carlos (Brocas) disse...

É pá isto é muito giro, mas se houvesse mais "substância" a malta até averiguava a coisa e/ou quando tivesse provas concretas denunciava a coisa.

Mas assim, é dificil.

AV disse...

Sobre a técnica superior que veio de Mértola para Beja, posso-te enviar muita coisa, mas digo-te que não foi devido aos seus méritos intelectuais que entrou na CMBeja, as notas dela sempre foram muito fracas e tem um passado de exclusões por incapacidade técnica, bastante acentuada.
Foi concerteza por outros motivos, sei lá quais ?

:D
AV2