quinta-feira, fevereiro 25, 2010

A Morte de Um Lutador pela Liberdade em Cuba

A ditadura cubana fez mais uma vítima, Orlando Zapata Tamayo, morreu num Hospital de Havana para onde foi levado na noite de segunda-feira. Laura Pollán, do grupo de mulheres de presos políticos Damas de Branco, decretou Luto Nacional, isto quando o regime cubano já faz dois anos que substituiu o antigo ditador, Fidel Castro pelo outro ditador, seu irmão, Raúl Castro.

O Motivo da morte deste lutador pela liberdade em Cuba, foi uma greve de fome que cumpriu durante 85 dias. O cubano, que pedia para ser tratado como «prisioneiro de consciência», morreu no hospital Ameijeiras, para onde tinha sido levado na noite de segunda-feira. Segundo testemunhas, estava a receber soro à revelia da vontade que tinha expressado.

Orlando Zapata Tamayo, de 42 anos, começou uma greve de fome a 3 de Dezembro em protesto contra o tratamento recebido na prisão.

Aramis Perez, do directório democrata cubano, uma organização oposicionista com sede na Flórida, Estados Unidos, disse que a morte deste preso político cubano «não vai ser em vão», porque vai abrir o caminho da oposição para «continuar a lutar» a favor do que ele queria.

Leia a notícia com detalhes no site da TSF

O AVP solidariza-se com as vítimas do regime cubano e com todas as vítimas de regimes ditatoriais de "esquerda" ou de "direita" de todo o Mundo !

2 comentários:

Carlos (Brocas) disse...

A culpa é do Imperialismo Norte Americano que, através de um implante no cerebro de Orlando Zapata Tamayo, o obrigou a essa greve de fome, de modo a criar dificuldades ao legitimo regimee democratico de CUBA.

Brocas, Anti Imperialista.

Anónimo disse...

calma
se o lobo pudesse
havia muitos que iam fazer companhia ao zapata