terça-feira, maio 25, 2010

AVP BD-V for Vendetta-Ou será A de Anarquia ?


Era esse o primeiro nome que Alan Moore queria põr nesta história em Banda Desenhada que David Lloyd desenhou primorosamente e que depois fizeram um filme que é uma sombra desta BD.

A história desenrola-se num futuro próximo (a BD foi começada a ser escrita pelo argumentista Alan Moore em 1981) e mostra uma Inglaterra pós guerra nuclear onde os fascistas tomaram o poder em nome da ordem e para evitar o caos, exactamente como agora ouvimos dizer aos governantes do bloco fascista PS/PSD que falam também no caos e do santo euro e da ordem que é necessária para preservar estes "valores" primordiais para o futuro da fortaleza europa e salvaguarda dos interesses do IV Reich, Franco-Alemão.

A parte da história que selecionei é onde o "V" toma a estação fascista de TV estatal e divulga a sua mensagem de alerta libertário, sem cinismo nem meias palavras, isto acontece emblemáticamente depois de ter rebentado com o parlamento, quee para nada já servia a não ser para manter uma imagem de resto de "democracia", exactamente como o nosso parlamento neste ano da desgraça de 2010.

V for Vendetta, com sabereis significa V de Vingança. mas para mim prefiro o nome primeiro pensado para a história: A de ANARQUIA.

São 7 páginas que devereis ler, estranhar e depois entranhar.

Sem comentários: